deck 1
publicado: 10/09/2025 🔆 atualizado: 10/09/2025
lista de jogos / Geopolítica / GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26 - deck 1
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O
blog do Classe Invertida está lançando uma coleção de jogos didáticos para a
área da Geopolítica. Intitulada “Líderes Mundiais 2025/26”, é composta pelos
seguintes jogos:
GeoCartas – jogo do Mico, MemoGeo – módulo 1: fácil, MemoGeo– módulo 2: médio, GeoBingo, GeoDominoZÃO 2D, GeoJogodaVelha– deck 1, GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
GeoCartas – jogo do Mico, MemoGeo – módulo 1: fácil, MemoGeo– módulo 2: médio, GeoBingo, GeoDominoZÃO 2D, GeoJogodaVelha– deck 1, GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
Neste
’post’ apresentamos o GeoJogodaVelha Líderes Mundiais 2025/26 – deck 1!
Componentes deste jogo:
a) Tabuleiro e fichas (para imprimir e recortar):
b) Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar) e Manual com as regras (para imprimir, recortar e montar):
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo está em um arquivo PDF, formatado para impressão em folha A4 ,contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 e 4: tabuleiro (frente e verso) para imprimir e recortar
- páginas 5 a 8: fichas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 11: manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)
O
Jogo da Velha tradicional tem regras extremamente simples, estas, porém, foram
adaptadas ao GeoJogodaVelha LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”.
É composto por:
- 1 tabuleiro
- 32 fichas com questões (16 estampadas com figura “O” e 16 estampadas com a figura “X”)
- 4 fichas ‘curinga’ (2 estampadas com figura “O” e 2 estampadas com a figura “X”)
1) Participantes: 2
Um
dos participantes jogará com as fichas estampadas com a figura “O” e
outro com as fichas estampadas com a figura “X”
É composto por:
- 1 tabuleiro
- 32 fichas com questões (16 estampadas com figura “O” e 16 estampadas com a figura “X”)
- 4 fichas ‘curinga’ (2 estampadas com figura “O” e 2 estampadas com a figura “X”)
1) Participantes: 2
2) Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.
3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que a) um dos jogadores vença ou b) até que o tabuleiro esteja completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional, quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.
4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas não ficarão em poder de cada jogador. Elas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em dois montes (um para “X” e outro para “O”) ao lado do tabuleiro.
Em seguida, deve-se proceder a um sorteio para decidir quem será o primeiro a jogar. Este, por sua vez, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário e faz a pergunta para o outro participante.
Por exemplo: se o participante com as fichas “X” for o primeiro a jogar, ele deverá retirar uma ficha “O” e fazer a respectiva pergunta para o participante com as fichas “O”, tendo o cuidado de não o deixar ver a resposta.
Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta. Este, por sua vez, deverá colocar essa ficha em qualquer posição no tabuleiro (seguindo ainda o exemplo dado, uma ficha “O”) desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
Depois, é a vez do outro jogador. No nosso exemplo, o jogador que tem em seu poder as fichas “O”, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário (fichas “X”) e lhe faz a questão ali registrada. Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro. Por outro lado, uma ficha ‘curinga’ possibilita ao participante fazer a marcação no tabuleiro sem a necessidade de responder quaisquer questões.
A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro.
Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.
De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, neste GeoJogodaVelha “LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.
3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que a) um dos jogadores vença ou b) até que o tabuleiro esteja completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional, quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.
4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas não ficarão em poder de cada jogador. Elas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em dois montes (um para “X” e outro para “O”) ao lado do tabuleiro.
Em seguida, deve-se proceder a um sorteio para decidir quem será o primeiro a jogar. Este, por sua vez, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário e faz a pergunta para o outro participante.
Por exemplo: se o participante com as fichas “X” for o primeiro a jogar, ele deverá retirar uma ficha “O” e fazer a respectiva pergunta para o participante com as fichas “O”, tendo o cuidado de não o deixar ver a resposta.
Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta. Este, por sua vez, deverá colocar essa ficha em qualquer posição no tabuleiro (seguindo ainda o exemplo dado, uma ficha “O”) desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
Depois, é a vez do outro jogador. No nosso exemplo, o jogador que tem em seu poder as fichas “O”, pega a primeira ficha do monte relacionado ao símbolo do adversário (fichas “X”) e lhe faz a questão ali registrada. Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas).
Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro. Por outro lado, uma ficha ‘curinga’ possibilita ao participante fazer a marcação no tabuleiro sem a necessidade de responder quaisquer questões.
A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro.
Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.
De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, neste GeoJogodaVelha “LÍDERES MUNDIAIS 2025/26”, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.