módulo 1 - fácil
figuras X figuras
publicado: 10/09/2025 🔆 atualizado: 10/09/2025
lista de jogos / Geopolítica / MemoGeo Líderes Mundiais 2025/26 - módulo 1
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O
blog do Classe Invertida está lançando uma coleção de jogos didáticos para a
área da Geopolítica. Intitulada “Líderes Mundiais 2025/26”, é composta pelos
seguintes jogos:
GeoCartas – jogo do Mico, MemoGeo – módulo 1: fácil, MemoGeo– módulo 2: médio, GeoBingo, GeoDominoZÃO 2D, GeoJogodaVelha– deck 1, GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
GeoCartas – jogo do Mico, MemoGeo – módulo 1: fácil, MemoGeo– módulo 2: médio, GeoBingo, GeoDominoZÃO 2D, GeoJogodaVelha– deck 1, GeoJogodaVelha – deck 2 e GeoQuest (ao clicar no nome do jogo, acessará a página desse jogo com todas as informações).
Líderes Mundiais 2025/26 apresenta 32 governantes (entre presidentes, primeiros-ministros, chefes de estado, líderes supremos etc.) que estão em cumprimento do seu mandato quando do lançamento dos jogos, além dos seus respectivos países.
Neste
’post’ apresentamos o MemoGeo Líderes Mundiais 2025/26 – módulo 1!
Componentes deste jogo:
a) Cartas (para imprimir e recortar):
b) Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar) e Manual com as regras (para imprimir e recortar e montar):
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo está em um arquivo PDF, formatado para impressão em folha A4 ,contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 7: cartas com os líderes para imprimir e recortar
- página 8: versos das cartas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 11: manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional)
O
jogo é composto por 64 cartas, ou seja 32 pares diferentes de figuras
(presidentes, primeiros-ministros e líderes governantes) relacionados aos tema
“Líderes Mundiais 2025/26”. Além disso, também fazem parte: moldes para
impressão da caixinha e versos das cartas.
Sugestões para jogar:
a)Na sala de aula, é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e
distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o
processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes ou limitação de tempo.
b) Dependendo do planejamento da aula, talvez não seja necessário disponibilizar todas as cartas para compor o jogo;
c) Preparação: Antes de iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as faces voltadas para baixo, de maneira que os participantes não possam ver as imagens impressas em cada uma; e, além disso, devem estar organizadas em linhas e colunas;
d) O jogo começa: cada participante, na sua vez, deve virar duas cartas, escolhidas aleatoriamente, e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas estiverem relacionadas, ou seja, a estampa (figura) de uma seja exatamente igual à estampa (figura) da outra carta, o participante retira essas cartas da mesa, e joga novamente;
e) Se as cartas não tiverem ambas a mesma estampa (figura) serão viradas novamente, no mesmo lugar que estavam antes, e o participante seguinte continua o jogo;
f) O jogo termina quando não houver mais nenhuma carta na mesa e o vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares
b) Dependendo do planejamento da aula, talvez não seja necessário disponibilizar todas as cartas para compor o jogo;
c) Preparação: Antes de iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as faces voltadas para baixo, de maneira que os participantes não possam ver as imagens impressas em cada uma; e, além disso, devem estar organizadas em linhas e colunas;
d) O jogo começa: cada participante, na sua vez, deve virar duas cartas, escolhidas aleatoriamente, e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas estiverem relacionadas, ou seja, a estampa (figura) de uma seja exatamente igual à estampa (figura) da outra carta, o participante retira essas cartas da mesa, e joga novamente;
e) Se as cartas não tiverem ambas a mesma estampa (figura) serão viradas novamente, no mesmo lugar que estavam antes, e o participante seguinte continua o jogo;
f) O jogo termina quando não houver mais nenhuma carta na mesa e o vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares
dicas de impressão:
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