08 março 2018

GeoSudoku Brasil: Biomas - Fauna

publicado: 08/03/2018  🌏 atualizado: 14/10/2024
lista de jogos /  Geografia / GeoSudoku "Brasil: Biomas / Fauna


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
Outro dia, passeando em uma loja de brinquedos, deparei-me com um jogo que chamou a minha atenção e despertou o meu interesse. O nome desse jogo era “Sudoku Ilustrado” e, ao invés de números, se jogava com figuras de meios de transportes. Daí, pensei... por que não um sudoku geográfico?
Bem, o sudoku é um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de números. Ele é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru).

Geralmente, o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída de subgrades 3X3 denominadas de regiões. Certas células já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e região contenham os números 1-9 apenas uma vez.

Com essa ideia na mente, parti logo para o laboratório. De cara, pensei nos Biomas Brasileiros, mas, logo apareceu o primeiro obstáculo: os biomas são apenas seis... e o sudoku requer nove números... O jeito foi apelar para o processo de “adaptação”! Ao invés do tradicional 9x9, que tal um inovador 6x6? Calma... vou explicar!

Componentes do jogo


a) FICHAS

Primeiramente, especifiquei o tema “fauna” para identificar os biomas. Pesquisei os animais que compõem cada bioma e decidi escolher seis representantes da sua respectiva fauna. Ficou assim:

Amazônia: Arara-vermelha, Macaco-prego, Harpia, Onça-Pintada, Ariranha e Uirapuru.
Caatinga: Sapo-cururu, Jaguatirica, Cutia, Tatu-bola, Calando e Gambá.
Cerrado: Tamanduá-bandeira, Queixada, Porco-espinho, Paca, Logo-guará e Cervo.
Pantanal: Jacaré-do-pantanal, Tucano, Anta, Quati, Seriema e Iguana.
Pampa: Lontra, Veado-campeiro, Garça, Capivara, Guaxinim e Perdiz.
Mata Atlântica: Tatu-canastra, Bicho-preguiça, Mico-leão-dourado, Periquito, Jabuti e Sagui-da-serra.


Mas, o sudoku não exige conhecimento de Geografia, mas sim o uso da lógica e raciocínio para a sua resolução. Esse era mais um obstáculo. De que adianta um jogo didático que não fosse... didático?

A solução foi incluir alguns, digamos, dificultadores no processo. Sim, algo que levasse o estudante a utilizar, repensar, relembrar e até consultar o conteúdo dessa matéria, passado em sala de aula. Para isso, inclui mais três tipos de biomas, que, claro, não são tipicamente brasileiros:

Tundra: Rena, Raposa e Urso.
Deserto: Dromedário, Escorpião e Feneco.
Taiga: Alce, Marta e Esquilo.

Feito e decidido, comecei a confecção das fichas: 36 com os animais dos Biomas Brasileiros e mais 9 com os animais dos outros biomas, totalizando 45 fichas. Porém, para evitar alguma perda, ou possibilitar mais jogos simultâneos, dobrei o número das fichas (90).

Veja abaixo um modelo de uma fichinha de cada bioma:


 b) GRADE

No sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). No GeoSudoku Biomas Brasileiros Fauna (sim, esse é o nome do nosso jogo), fiz a adaptação para uma grade de 36 casas, pois, como já comentei, ao invés de 9 números, temos 6 biomas!

Essa grade é dividida em 6 subgrades com 6 células (ou casas ou quadrados) cada, conforme mostra a figura abaixo:


Um fato importante é que, junto com o jogo, são disponibilizadas duas grades. Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.

c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:


Regras / forma de jogar

O jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo, com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas regras básicas deverão ser observadas:

1) O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas:


2) O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas dos 6 Biomas Brasileiros, entre Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica (apenas um Bioma Brasileiro em cada casa) de acordo com o seguinte:

a. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada linha (mesmo que o animal seja diferente):



b. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada coluna (mesmo que o animal seja diferente):


c. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra (mesmo que o animal seja diferente):


Em resumo: um Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna ou na subquadra (mesmo que o animal seja diferente).


Notou que eu citei várias vezes a expressão Bioma (Brasileiro)? Sim, foi para deixar bem claro que os biomas Taiga, Deserto e Tundra não podem ser incluídos na grade. Estão presentes no jogo apenas para dificultar um pouco a tarefa do estudante.


Ajuda aos estudantes

As possibilidades:
 O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os biomas que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm mais biomas-pista já dispostos.

Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.


dicas de impressão:

Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
Placas Tectônicas
R$
367GeoSudoku Placas Tectônicas
12,00
Brasil
R$
046GeoSudoku Brasil: Biomas/Fauna
10,00
047GeoSudoku Estados do Brasil: Bandeiras
10,00
048GeoSudoku Estados do Brasil: Mapas
10,00
049GeoSudoku Estados do Brasil: Capitais
10,00
361GeoSudoku Brasil: Clima
10,00
362GeoSudoku Brasil: Vegetação
10,00
363GeoSudoku Brasil: Relevo
10,00
364GeoSudoku Brasil: Hidrografia
11,00
365GeoSudoku Brasil: Bioma
10,00
366GeoSudoku Brasil: Domínio Morfoclimático
10,00
372GeoSudoku Brasil: Produtos Agrícolas
13,00
Brasil: Regiões
R$
356GeoSudoku Região Sul
10,00
357GeoSudoku Região Sudeste
11,00
358GeoSudoku Região Nordeste
12,00
359GeoSudoku Região Norte
12,00
360GeoSudoku Região Centro-Oeste
11,00
A Terra e o Sistema Solar
R$
349GeoSudoku A Terra e o Sistema Solar
14,00
350GeoSudoku Sistema Solar
10,00
351GeoSudoku A Forma da Terra
10,00
352GeoSudoku Solstício e Equinócio
10,00
375GeoSudoku A Formação da Terra
13,00
Cartografia / Orientação e Localização
R$
368GeoSudoku Símbolos Cartográficos
13,00
369GeoSudoku Rosa dos Ventos
12,00
370GeoSudoku Orientação e Localização
14,00
Oceanos, Continentes e Países
R$
050GeoSudoku América
10,00
051GeoSudoku Europa
10,00
052GeoSudoku Ásia
10,00
053GeoSudoku África
10,00
054GeoSudoku Oceania
10,00
353GeoSudoku América do Sul
11,00
354GeoSudoku América Central
12,00
355GeoSudoku América do Norte
10,00
371GeoSudoku Oceanos e Continentes
13,00
Biologia
R$
373GeoSudoku Frutas
15,00
374GeoSudoku Vegetais
15,00
Meio Ambiente (download gratuito)

226GeoSudoku Reciclagem: coleta seletiva - coletores

227GeoSudoku Reciclagem: coleta seletiva - resíduos

pacotes / promoções
R$
U01Coleção completa (38 jogos)
359,00
U02Coleção Brasil + Regiões (16 jogos)
149,00
U03Coleção A Terra e o Sistema Solar (5 jogos)
49,00
U04Coleção Oceanos, Continentes e Países (9 jogos)
89,00
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:







Fontes utilizadas no desenvolvimento: Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina  Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”

26 fevereiro 2018

jogos didáticos: Linha GeoSeleções

publicado: 26/02/2017  atualizado: 15/03/2021

jogos didáticos



Atividades especiais, extracurriculares, interdisciplinares, festivas, comemorativas, de projeto, por causa de eventos importantes... ufa! Quanta coisa pra pensar, fazer, colocar em prática... não é mole não!

Mas, vou direto ao assunto. Andei postando que iria fazer uma edição especial para ajudar a resolver, em parte, o problema de ter que planejar essas atividades ‘meio fora do programa’.

E essa edição especial? Trata-se da nova linha:


São três jogos:
GeoDominó Seleções, GeoBingo Seleções e GeoRanking Seleções.

Afinal, estamos em ano de Copa do Mundo FIFA, que será realizada na Rússia. E como muitas escolas pedem atividades relacionadas com grandes eventos, resolvi dar uma ajudinha nesse sentido.

São jogos ideais para quaisquer turmas e séries, e não só dentro da escola, uma vez que o tema, Copa Mundial de Futebol, é amplamente conhecido por pessoas de todas as idades.

O detalhe é que, além da diversão, o aprendizado também se faz presente, principalmente no que diz respeito ao ensino da Geografia, como poderemos notar nas descrições detalhadas de cada jogo, a seguir.

GeoDominó Seleções

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Para ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.
O jogo é composto de 35 peças, representando 32 países, (os classificados para o evento na Rússia/2018):
- da América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Peru;
- da América Central: Panamá e Costa Rica;
- da América do Norte: México;
- da Oceania: Austrália;
- da África: Egito, Tunísia, Marrocos, Senegal e Nigéria;
- da Ásia: Japão, Coreia do Sul, Irã e Arábia Saudita;
- da Europa: Alemanha, Rússia, Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Suíça, Suécia, Islândia, Croácia, Sérvia, Polônia, Bélgica e Dinamarca.

Veja um exemplo detalhado de uma das peças:




Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:





GeoBingo Seleções




Composto por 40 cartelas contendo, cada uma, 12 quadros com informações aleatórias tais como a bandeira de um dos 32 países (os mesmos relacionados no GeoDominó Seleções ou o desenho de uma bola ou um jogador.

Veja um exemplo detalhado de uma das cartelas:


Além disso, apresenta também 34 fichas com as imagens das bandeiras e figuras.

Há também a caixinha com o tradicional design especial, para guardar as cartelas e as fichas:
GeoRanking Seleções


Composto por 36 cartas contendo, cada uma, informações estatísticas sobre os países classificados para a Copa do Mundo FIFA, tais como: área (km2), população estimada, densidade demográfica (hab./ km2), PIB (US$), IDH, expectativa de vida e gastos com educação. 

Veja a seguir uma dessas cartas, de forma detalhada:


Há também a caixinha com design especial, para guardar as cartas:

Regras
As regras para se jogar o GeoDominó Seleções, o GeoBingo Seleções e o GeoRanking Seleções, são as mesmas dos nossos outros jogos (GeoDominós, GeoBingos e GeoRankings) publicadas em posts anteriores (veja o menu jogos didáticos aqui do blog).

Para adquirir:

GeoDominó Seleções


GeoBingo Seleções


GeoRanking Seleções

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato



GeoBingo Oceania

publicado: 26/02/2017  atualizado: 10/05/2023

lista de jogos / Geografia / GoeBingo Oceania




 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


opa! De novo?
Começo de ano, finalzinho das férias, início do ano letivo, feriados, e a oficina de jogos do Classe Invertida a ‘pleno vapor’! Muito trabalho e, por que não, diversão!
Depois do sucesso do GeoBingo Brasil Estados e Capitais e do GeoBingo América, resolvi, de uma vez por todas completar essa linha de jogos e, de quebra, fazer também uma edição especial”.

O resultado? Sete novos jogos!!! O primeiro da ‘fornada’ foi o GeoBingo Europa. o Segundo? GeoBingo Ásia. O terceiro foi o GeoBingo África. E agora, fechando a série...:

GeoBingo Oceania

Acho que já disse isso antes... não é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. Pois bem, o nosso bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia. Seguindo a linha didática, desenvolvi este quinto jogo, agora contemplando os países da Oceania. Assim como o GeoBingo Europa, o GeoBingo Ásia, e o GeoBingo África, este GeoBingo Oceania também é ideal para as turmas do 9º ano e para os alunos do ensino médio, além das turmas de cursos técnicos e superiores, tais como Comércio Exterior e Logística.

APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 


Material
Contrastando com os demais já citados, devido ao menor número de países, este jogo é composto por 40 cartelas contendo, cada uma, 12 quadros com informações aleatórias tais como a bandeira de um dos 14 países e 13 territórios (sim, eu os incluí também), ou sobre a localização de uma capital, além de aspectos do relevo e limites da Oceania, e até de locais famosos.

Veja um exemplo detalhado de uma das cartelas:


Além disso, apresenta também 33 fichas com sendo 6 perguntas direcionadas ao tema, ou seja, Oceania, tais como as do exemplo abaixo, e as restantes 27 com as bandeiras dos países do continente: 


Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:




Regras
As regras para se jogar o GeoBingo Oceania são muito simples:
- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma.
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "Qual é o povo nativo da Austrália?", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do país onde está escrito “Aborígenes”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra esse texto.
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.


O jogo
Seguindo as regras, o estudante deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso exista informações falsas ou incorretas.
O jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a forma designada pelo professor.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GoeBingo Oceania