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Estou em plena produção de
jogos da linha GeoSudoku. Semana passada, no post de lançamento do
primeiro jogo dessa linha, o GeoSudokuBiomas Brasileiros – Fauna, escrevi sobre um pouco da história do
jogo que serviu de inspiração, o famoso sudoku, um tipo de quebra-cabeça
que se baseia na concordância racional de números. Ele é proveniente de um
acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos” (em japonês: Suuji
wa dokushin ni kagiru).
Se quiser ler ou reler o
referido ‘post’, clique aqui.
Bem, falando em lançamento... eis aqui mais
um jogo:
o GeoSudokuEstados Brasileiros – Bandeiras.
Neste caso, não tive que enfrentar o mesmo obstáculo do GeoSudokuBiomas (lembra? ...os biomas são
apenas seis... e o sudoku requer nove números...). Resolvi disponibilizar todas
a bandeiras dos Estados (26) e do Distrito Federal. Assim, na hora de jogar,
bastar definir 9 bandeiras, se quiser utilizar a grade 9x9 ou 6 bandeiras, se
for jogar com a grade 6x6 (sim... são 2 tipos de grades!).
Componentes
do jogo
a)
FICHAS
Como
o tema é “Estados Brasileiros”, especificando bandeiras, não foi necessário
fazer uma pesquisa apurada e não houve dificuldade alguma para reunir o
material, uma vez que são 26 Estados e mais o Distrito Federal. Além disso,
inclui também a bandeira do Brasil.
Feito
e decidido, comecei a confecção das fichas: 28 com as bandeiras, multiplicadas
por 9, totalizando 252 peças.
Veja
abaixo alguns modelos das fichinhas:
b)
GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). No GeoSudokuEstados Brasileiros – Bandeiras, disponibilizei a grade do jogo tradicional (9x9) e
fiz uma adaptação para uma grade de 36 casas (6x6), conforme mostram as figuras
abaixo:
grade 6x6
grade 9x9
É
importante citar, junto com o jogo, são disponibilizadas uma grade de cada
modelo. Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite
comum e distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da
caixinha, ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há
também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras
/ forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
a) Quadra 9x9
1)
Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, das 28 bandeiras disponíveis.
Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Por exemplo, escolher as
bandeiras dos 9 Estados da Região Nordeste, etc.
2)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas
fichas:
3)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas das 9 bandeiras
escolhidas (apenas uma bandeira em cada casa) de acordo com o seguinte:
a.
A bandeira de um determinado Estado pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
b. A
bandeira de um determinado Estado pode aparecer apenas uma vez em
cada coluna:
c.
A bandeira de um determinado Estado pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra:
Em
resumo: uma bandeira de um determinado Estado pode aparecer apenas uma vez na
linha, na coluna ou na subquadra.
b) Quadra 6x6
Veja
o ‘post’ sobre GeoSudokuBiomas Brasileiros – Fauna, clicando
aqui.
Ajuda
aos estudantes
As
possibilidades:
O primeiro passo é analisar cada linha, coluna
e célula e encontrar as bandeiras que poderiam ser colocadas ali – ou seja,
aquelas que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante
a começar sempre pelos grupos que têm mais bandeiras-pista já dispostos.
Nas
casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele
deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na
mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até
preencher toda a grade.
dicas de impressão:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
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Outro
dia, passeando em uma loja de brinquedos, deparei-me com um jogo que chamou a
minha atenção e despertou o meu interesse. O nome desse jogo era “Sudoku Ilustrado” e, ao invés de
números, se jogava com figuras de meios de transportes. Daí, pensei... por que
não um sudoku geográfico?
Bem,
o sudoku é um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de
números. Ele é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser
únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni
kagiru).
Geralmente, o jogo é composto por uma
grade 9X9 constituída de subgrades 3X3 denominadas de regiões. Certas células
já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as
células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e
região contenham os números 1-9 apenas uma vez.
Com
essa ideia na mente, parti logo para o laboratório. De cara, pensei nos Biomas
Brasileiros, mas, logo apareceu o primeiro obstáculo: os biomas são apenas
seis... e o sudoku requer nove números... O jeito foi apelar para o processo de
“adaptação”! Ao invés do tradicional 9x9, que tal um inovador 6x6? Calma... vou
explicar!
Componentes do jogo
a) FICHAS
Primeiramente,
especifiquei o tema “fauna” para identificar os biomas. Pesquisei os animais
que compõem cada bioma e decidi escolher seis representantes da sua respectiva
fauna. Ficou assim:
Amazônia: Arara-vermelha, Macaco-prego, Harpia,
Onça-Pintada, Ariranha e Uirapuru.
Caatinga: Sapo-cururu, Jaguatirica, Cutia, Tatu-bola,
Calando e Gambá.
Cerrado: Tamanduá-bandeira, Queixada, Porco-espinho, Paca,
Logo-guará e Cervo.
Pantanal: Jacaré-do-pantanal, Tucano, Anta,
Quati, Seriema e Iguana.
Pampa:
Lontra, Veado-campeiro, Garça, Capivara, Guaxinim e Perdiz.
Mata Atlântica: Tatu-canastra, Bicho-preguiça, Mico-leão-dourado,
Periquito, Jabuti e Sagui-da-serra.
Mas,
o sudoku não exige conhecimento de Geografia, mas sim o uso da lógica e
raciocínio para a sua resolução. Esse era mais um obstáculo. De que adianta um
jogo didático que não fosse... didático?
A
solução foi incluir alguns, digamos, dificultadores no processo. Sim, algo que
levasse o estudante a utilizar, repensar, relembrar e até consultar o conteúdo
dessa matéria, passado em sala de aula. Para isso, inclui mais três tipos de
biomas, que, claro, não são tipicamente brasileiros:
Tundra: Rena, Raposa e Urso.
Deserto:
Dromedário, Escorpião e Feneco.
Taiga: Alce, Marta e Esquilo.
Feito
e decidido, comecei a confecção das fichas: 36 com os animais dos Biomas
Brasileiros e mais 9 com os animais dos outros biomas, totalizando 45 fichas. Porém,
para evitar alguma perda, ou possibilitar mais jogos simultâneos, dobrei o
número das fichas (90).
Veja
abaixo um modelo de uma fichinha de cada bioma:
b) GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). No GeoSudokuBiomas
Brasileiros– Fauna (sim, esse é o nome do
nosso jogo), fiz a adaptação para uma grade de 36 casas, pois, como já
comentei, ao invés de 9 números, temos 6 biomas!
Essa
grade é dividida em 6 subgrades com 6 células (ou casas ou quadrados) cada,
conforme mostra a figura abaixo:
Um
fato importante é que, junto com o jogo, são disponibilizadas duas grades. Mas,
nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas
aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir,
poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há também a
caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras / forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
1)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas:
2)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas dos 6 Biomas
Brasileiros, entre Amazônia, Caatinga,
Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica(apenas um Bioma Brasileiro em cada casa)
de acordo com o seguinte:
a.
O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada linha (mesmo que o animal seja diferente):
b.
O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada coluna (mesmo que o animal seja diferente):
c. O
Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra (mesmo
que o animal seja diferente):
Em resumo: um Bioma (Brasileiro) pode
aparecer apenas uma vez na linha, na
coluna ou na subquadra(mesmo que o animal seja diferente).
Notou que eu citei várias vezes a expressão
Bioma (Brasileiro)? Sim, foi para deixar bem claro que os
biomas Taiga, Deserto e Tundranão podem ser
incluídos na grade. Estão presentes no jogo apenas para dificultar um pouco a
tarefa do estudante.
Ajuda aos estudantes
As possibilidades:
O
primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os biomas que
poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma
dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm
mais biomas-pista já dispostos.
Nas casas em que só há uma possibilidade, o
aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e
exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve
repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.
dicas de impressão:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
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Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”