24 julho 2018

GeoJogo#daVelha – Estados e Capitais do Brasil

publicado: 24/07/2018  atualizado: 02/07/2024

lista de jogos / Geografia / GeoJogodaVelha - GeoJogo#daVelha - Estados e Capitais do Brasil

Importante:
Tendo em vista o lançamento de 9 jogos da linha GeoJogodaVelha, em 20/04/2022, a partir dessa data, este jogo passa a ser denominado:

GeoJogo#daVelha – Estados e Capitais do Brasil - edição 2018





 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Gosto muito de ler a revista Superinteressante. Uma das seções que eu mais gosto de ler é o “Oráculo” (...O senhor de todas as respostas. Invocado por curiosos, interpretado pela Agência Fronteira e revelado aos mortais por Tiago Jokura...) Recentemente me deparei ali com a seguinte questão, formulada pelo leitor Pedro Felipe Caconde de São Paulo, SP:
- Por que o jogo da velha tem esse nome?
Bem, reproduzo abaixo, em parte, a resposta dada pelo etimologista da Universidade Estácio de Sá, Deonísio da Silva:

[...Os primórdios do jogo remontam à Antiguidade, embora esse não fosse o nome usado naquela época. A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”. Mas também pode chamar de cerquilha, jogo do galo ou tic-tac-toe.]
Fonte: aqui

Essa leitura, em especial, me chamou muito a atenção. Sempre estou buscando novas ideias e formatos para os meus jogos. Por que não experimentar algo com o ‘Jogo da Velha’?


Mãos à obra! Não demorou muito e... ficou pronto:

GeoJogo#daVelhaEstados e Capitais do Brasil - edição 2018




Temática do jogo:
São 27 perguntas sobre os Estados do Brasil acerca de suas respectivas Capitais. Inclui também o Distrito Federal e Brasília.

Apresentação:
Arquivo em formato PDF enviado por e-mail

Componentes do jogo:

a) Tabuleiro (ou cartela)
O tabuleiro tradicional do ‘Jogo da Velha’ é uma tabela composta de três linhas por três colunas, conforme a figura abaixo:


Disponibilizei uma folha matriz com 6 tabuleiros a fim de facilitar a impressão de acordo com o número de alunos.

b) Fichas
No total, são 70 fichinhas. Cada uma, estampa, de um lado, uma questão sobre a Capital de um determinado Estado do Brasil. Do outro lado, poder estar impressa a figura com um “0” ou a figura com um “X”. 


Estão distribuídas em três combinações ou possibilidades de jogo:
  

Jogo 1


a) Com um “X” azul estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM, RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília;



b) Com um “O” vinho estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados SC, SP, MG, MS, AC, RO, TO, AL, PE, CE, PI, RN, GO e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.



Jogo 2


c) Com um “O” verde estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM, RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília;



d) Com um “X” vermelho estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados SC, SP, MG, MS, AC, RO, TO, AL, PE, CE, PI, RN, GO e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.



Jogo 3


e) Com um “O” azul claro estampado de um lado, tendo, do outro lado, 6 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM;




f) Com um “X” preto estampado de um lado, tendo, do outro lado, 6 perguntas sobre as Capitais dos Estados RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.


c) Apresentação


d) Caixa

Regras (ou sugestão)

O Jogo da Velha tradicional tem regras extremamente simples, porém, foram adaptadas ao GeoJogo#daVelha

1) Participantes:
2
Um dos participantes jogará com as fichas cuja estampa é a figura “O” e outro com as fichas cuja estampa é a figura “X”

2) Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.

3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que um dos jogadores vença, ou até o tabuleiro estar completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.

4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas que ficarão em poder de cada jogador serão contrárias àquelas escolhidas por ele para jogar. Por exemplo, caso eu vá jogar com as fichas “X”, terei em meu poder, no início do jogo, todas as fichas “O”.

Por isso, ao contrário do jogo tradicional, no GeoJogo#daVelha, o jogador que iniciará a partida é o que utilizará o símbolo “O”.

As fichas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em um monte (um para “X” e outro para “O”, conforme mostra a figura 1.


Na figura 2, o jogador que tem as fichas “O” pega a primeira ficha do monte e faz a pergunta para o outro participante. 


Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta (figura 3). Este, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas), conforme exemplificado na figura 4.


Em seguida, o jogador que tem em seu poder as fichas “X”, pega a primeira ficha do seu monte e faz a pergunta para o adversário (figura 5). Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas) – figuras 6 e 7.

Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro.


A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a figura 8.

Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.

De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, no GeoJogo#daVelha, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.










O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento 

montagem das peças:

sobre o jogo da velha:

dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoJogodaVelha - GeoJogo#daVelha - Estados e Capitais do Brasil

13 julho 2018

jogos didáticos: GeoMemória Brasil

módulo 2 - médio: bandeiras X mapas

publicado: 13/07/2018  atualizado: 29/09/2019



Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!










GeoMemória Brasil – bandeiras e mapas dos Estados e Distrito Federal
Módulo 2 - Médio

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, porém, como as figuras estampadas são as bandeiras e os mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal, o que vale é a combinação de informações, ou seja, bandeiras x mapas.

Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo:

a) cartas

O jogo é composto por 54 cartas, sendo 26 cartas estampadas com as bandeiras do 26 Estados brasileiros e 1 estampada com a do Distrito Federal. As outras 27 cartas estão estampadas com os respectivos mapas.

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.

b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os Estados e o Distrito Federal e os seus respectivos mapas, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa. Vale salientar que, neste módulo, a combinação será entre bandeira e mapa e não entre duas estampas iguais.

Regras:

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas das bandeiras e dos mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem, ou seja, o mapa e a bandeira do mesmo Estado, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas não combinarem serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.























E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpLxDzn)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpLxDzn)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

jogos didáticos: GeoMemória Brasil - mapas

módulo 1- fácil: mapas X mapas 

publicado: 13/07/2018  atualizado: 29/09/2019



Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!










GeoMemória Brasil – mapas dos Estados e Distrito Federal
Módulo 1 - Fácil

Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas são os mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal.

Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo:

a) cartas

O jogo é composto por 54 cartas, sendo 26 pares, estampadas com os 26 Estados brasileiros e 1 par, estampada com Distrito Federal:

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Alagoas e Sergipe.
.




b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha


Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os Estados e o Distrito Federal e os seus respectivos mapas, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras:

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas dos mapas dos Estados brasileiros e do Distrito Federal voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenha a mesma estampa da bandeira de um Estado ou do DF, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.

























E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:















Preço:

R$ 5,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpJPGur)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpJPGur)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.