01 dezembro 2019

QuizTÓRIA “A História e o Tempo”

publicado: 01/12/2019  ⌛ atualizado: 10/01/2025
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dicas de impressão:


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!



 
28º tema:


 a) conteúdo didático

 UNIDADE TEMÁTICA
História: tempo, espaço e formas de registros

OBJETOS DE CONHECIMENTO
- A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias;
- Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

HABILIDADES
(EF06HI01) Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas);
(EF06HI02) Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano, este jogo, especificamente contempla uma reflexão sobre a História, o papel do historiador, o tempo e suas formas de registro e o conceito de tempo histórico em seus diferentes ritmos e durações.

FONTES DE PESQUISA
Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a unidade temática: História: tempo, espaço e formas de registros”.

b) apresentação e entrega
c) cartas

São 100 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Os moldes, para imprimir e cortar, no arquivo em formato PDF, estão distribuídos em 6 páginas. Cada carta contém uma pergunta e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.

 O tema principal, “A História e o Tempo” está dividido em oito subtemas:

cartas de 01 a 04 - O trabalho do historiador;
cartas de 05 a 16 - Fontes históricas;
cartas de 17 a 25 - Nova visão sobre a História;
cartas de 26 a 31 - O controle do tempo;
cartas de 32 a 64 - Instrumentos para medir o tempo;
cartas de 65 a 72 - Unidades de tempo mais longo;
cartas de 73 a 89 - Tempo dividido em longos períodos;
cartas de 90 a 100 - Qual é o século?

Abaixo, o exemplo detalhado, incluindo as medidas, de uma das cartas:

d) caixinha

Junto com o molde das cartas para imprimir e montar, segue também, para imprimir e montar, o molde da caixinha, para guardá-las.


e) regras (sugestão)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. 
Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. 
O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. 
Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema e também estabelecer as suas próprias regras.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

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Fontes: Araribá mais : história : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editora responsável Ana Claudia Fernandes. -- 1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Fernandes, Ana Claudia. Braick, Patrícia Ramos - Estudar história : das origens do homem à era digital : manual do professor / Patrícia Ramos Braick, Anna Barreto. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6ao 9ano. Componente curricular: História. Bibliografia. 1. História (Ensino fundamental) I. Barreto, Anna. II. Título. Boulos Júnior, Alfredo História sociedade & cidadania : 7ano : ensino fundamental : anos finais / Alfredo Boulos Júnior. -- 1. ed. -- São Paulo : FTD, 2022. Componente curricular: História. ISBN 978-85-96-03551-4 (aluno) ISBN 978-85-96-03552-1 (professor) 1. História (Ensino fundamental) I. Título. 22-115042 CDD-372.89. Dicionário de História do Mundo – Edmund Wright e Jonathan Law – Editora Autêntica; Almanaque Abril – Editora Abril e várias outras obras. 

27 outubro 2019

GeoDominó América Central - Países e Territórios

publicado: 27/10/2019  🌏 atualizado: 20/01/2025
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Após um longo inverno, eis que estamos de volta! E com novidade na linha de Continentes e Países no GeoDominó: finalizando a apresentação da regionalização do continente americano, depois do GeoDominó América do Sul e GeoDominó América do Norte, chegou a vez do:

 O que é GeoDominó? Bem, a ideia é transformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.

O objetivo com este tipo específico de jogo e com o seu conteúdo didático pertinente, é que atenda primeiramente à demanda das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental. Além disso, será de grande ajuda também nas demais séries, inclusive a título de revisão.  

Conhecendo o jogo:



1 - Conteúdo didático

Seguindo as características, em termos de conteúdo, apresentadas em todos os nossos jogos, GeoDominó América Central foi desenvolvido com base em pesquisas nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º. O conteúdo deste jogo contempla informações visuais sobre os 20 países e os 14 territórios que compõem a América do Norte, com suas respectivas bandeiras, capitais, mapas, localização, além de informações sobre clima, hidrografia, relevo, vegetação etc. do ‘subcontinente’ centro-americano.


 2 - Componentes do jogo

A - Peças

Num jogo tradicional, cada peça de dominó é composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Neste GeoDominó, ao invés de números, estão estampadas figuras, tais como mapas, bandeiras etc.


 Este jogo conta com 64 peças. Em cada uma delas, uma das pontas tem estampada a metade de uma figura (bandeira, mapa, relevo etc.) e, na outra ponta, a metade de outra figura (bandeira, mapa, relevo etc., mas diferente da primeira). 

Abaixo, exemplo detalhado de algumas peças:

 

Composição das peças:
- 34 com as bandeiras dos países e territórios;
- 20 com os mapas dos países com as suas respectivas capitais;
- 1 sobre o relevo da América Central;
- 1 sobre a vegetação da Central;
- 1 sobre o clima da América Central;
- 2 com localidades e pontos turísticos da América Central;
- 5 com mapas temáticos sobre a América do Norte e conjunto de bandeiras.

B - Caixinha


3 - Apresentação
 
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e da caixinha, enviado por e-mail.

Regras (sugestões)

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas e a forma de combinar as peças.

- Peças e encaixe:

Num jogo de dominó tradicional, uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum (exemplo: 2-5 encaixa com 5-6). Neste GeoDominó, uma peça é colocada ao lado de outra quando as metades estampadas (bandeira, mapa, etc.) formam a figura completa (exemplo: metade da bandeira de Cuba encaixa com a outra metade da mesma bandeira, formando a bandeira completa).

- Quantos podem jogar?

Quando aplico o GeoDominó em minhas aulas, costumo dividir a turma em grupos de 4 ou 5 alunos, ideal para a dinâmica do jogo. Dependendo da necessidade ou situações especiais, permito duplas de alunos.

- Qual é o objetivo do jogo?

É o do participante colocar todas as suas peças na mesa antes dos adversários.


- Como jogar?

Preparação:

a) No início, todas as 64 peças devem ser embaralhadas e colocadas na mesa com a face para baixo.
b) Em seguida, cada participante retira uma quantidade de peças definida pelo(a) professor(a). As que 'sobrarem' na mesa, devem ser organizadas num monte único, que ficará à disposição para as 'compras'.
c) um sorteio indicará o participante que começará o jogo.  O participante à direita dele será o segundo e assim por diante.

Desenvolvimento do jogo:

d) o primeiro jogador deverá colocar qualquer uma das suas peças sobre o centro da mesa.
e) em seguida, cada jogador deve tentar encaixar uma das peças que estão em seu poder na(s) peça(s) que está (ão) na(s) extremidade(s) do jogo.
f) caso consiga, a vez de jogar é passada para o próximo participante.
g) caso não tenha qualquer peça que encaixe nas extremidades das peças que estão no jogo sobre a mesa, o jogador poderá retirar peça(s) do monte de compras (caso ainda tenha peças disponíveis) até que encontre alguma que possa ser utilizada.
h) e, finalmente, caso não tenha nenhuma peça para o encaixe, mesmo após eventuais compras, deverá passar a vez para o próximo jogador.


Fim do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores colocando suas pedras sobre a mesa, até o momento em que um dos jogadores seja o primeiro a colocar a sua última peça na mesa. Essa ação é chamada de 'bater'. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.



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