Clima, Relevo, Vegetação,
Bacias Hidrográficas, Biomas
e Domínios Morfoclimáticos.
Bacias Hidrográficas, Biomas
e Domínios Morfoclimáticos.
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No post anterior, lançamos o GeoDominó 4D, ou seja, com 4 direções. Assim, ao jogar,
você passa a ter quatro opções de combinações de peças em quatro extremidades (clique aqui para saber mais sobre esse lançamento).
Isso
é possível graças à chamada “peça de início”, projetada para estabelecer
as quatro direções e suas respectivas extremidades, aumentando as chances de
encaixe para as peças que estão em jogo. Veja os detalhes neste post.Antes...
um pouquinho de história:
No dia 23 de abril de 2017, o Classe Invertida lançou o GeoDominó Mix Brasil, com o objetivo de propor dinâmicas de Geografia para alunos dos 5º e 6º anos, abrangendo um MIX de informações tais como relevo, clima, vegetação e regiões do Brasil. O objetivo do jogo é combinar cada mapa do Brasil com a sua respectiva indicação de aspecto físico ou regional. Para ajudar na empreitada, foi incluído abaixo de cada mapa a referência a ser buscada (clima, vegetação, relevo e região). Para conhecê-lo, clique aqui e veja o post desse jogo.
No dia 23 de abril de 2017, o Classe Invertida lançou o GeoDominó Mix Brasil, com o objetivo de propor dinâmicas de Geografia para alunos dos 5º e 6º anos, abrangendo um MIX de informações tais como relevo, clima, vegetação e regiões do Brasil. O objetivo do jogo é combinar cada mapa do Brasil com a sua respectiva indicação de aspecto físico ou regional. Para ajudar na empreitada, foi incluído abaixo de cada mapa a referência a ser buscada (clima, vegetação, relevo e região). Para conhecê-lo, clique aqui e veja o post desse jogo.
Esse
é o terceiro da lista a participar do processo de ‘reformulação’ de alguns dos
nossos jogos didáticos, ao qual denominamos, como já citado acima, de ‘reworked’ (clique aqui e saiba mais sobre o ‘reworked’).
1) conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
GEOGRAFIA – 4º ANO
UNIDADE TEMÁTICA
Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Conservação e degradação da natureza
HABILIDADES
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
GEOGRAFIA – 6º ANO
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Relações entre os componentes físico-naturais
HABILIDADES
(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
hidrográficas
e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
GEOGRAFIA – 7º ANO
UNIDADE TEMÁTICA
Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Biodiversidade brasileira
HABILIDADES
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º e o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente, contempla identificar e distinguir os aspectos físicos do território brasileiro, abrangendo relevo, vegetação, hidrografia, clima, biomas e domínios morfoclimáticos.
FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas.
ASPECTOS ABRANGIDOS PELO JOGO
Clima:
Equatorial, Tropical, Semiárido, Tropical Atlântico, Tropical de Altitude e Subtropical.
Relevo:
Planalto das Guianas, Planalto Central, Planalto Meridional, Planalto Nordestino, Serra e Planalto do Leste e Sudeste, Planalto do Maranhão-Piauí, Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense, Planícies e Terras Baixas Amazônicas, Planícies e Terras Baixas Costeiras e Planície do Pantanal.
Vegetação:
Floresta Amazônica, Mata de Cocais, Cerrado, Caatinga, Restingas de Mangues, Pantanal, Mata Atlântica, Mata de Araucária e Campos Gerais.
Bacias Hidrográficas:
Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins-Araguaia, Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia do Parnaíba, Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai, Bacia do Uruguai e Bacia do Atlântico Sul.
Biomas:
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Domínios Morfoclimáticos:
Araucárias, Pradarias, Mares de Morros, Cerrado, Amazônico, Caatinga e Faixas de Transição.
2) Componentes do jogo e alterações/inclusões efetuadas:
a) 56 peças (moldes para imprimir e recortar), contendo mapas do Brasil estampados com os aspectos físicos (relevo, vegetação, hidrografia, clima, domínios morfoclimáticos e biomas) a serem combinados, conforme modelo abaixo:
Alterações: mudança no layout, na quantidade e na ordem de combinação das peças;
Exclusões: estampas das regiões, bandeiras dos
estados e figuras simbólicas dos aspectos físicos;
Inclusões: biomas, domínios
morfoclimáticos, versos
das peças (moldes para imprimir e recortar) e “peça de início”, projetada para
estabelecer as quatro direções e suas respectivas extremidades:
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
GEOGRAFIA – 4º ANO
UNIDADE TEMÁTICA
Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Conservação e degradação da natureza
HABILIDADES
(EF04GE11) Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.
GEOGRAFIA – 6º ANO
UNIDADE TEMÁTICA
Conexões e escalas
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Relações entre os componentes físico-naturais
HABILIDADES
(EF06GE04) Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes
(EF06GE05) Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais.
UNIDADE TEMÁTICA
Natureza, ambientes e qualidade de vida
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Biodiversidade brasileira
HABILIDADES
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Matas de Araucária).
TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano, 6º e o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente, contempla identificar e distinguir os aspectos físicos do território brasileiro, abrangendo relevo, vegetação, hidrografia, clima, biomas e domínios morfoclimáticos.
FONTES DE PESQUISA
Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com as unidades temáticas.
ASPECTOS ABRANGIDOS PELO JOGO
Clima:
Equatorial, Tropical, Semiárido, Tropical Atlântico, Tropical de Altitude e Subtropical.
Relevo:
Planalto das Guianas, Planalto Central, Planalto Meridional, Planalto Nordestino, Serra e Planalto do Leste e Sudeste, Planalto do Maranhão-Piauí, Planalto Uruguaio-Sul-Rio-Grandense, Planícies e Terras Baixas Amazônicas, Planícies e Terras Baixas Costeiras e Planície do Pantanal.
Vegetação:
Floresta Amazônica, Mata de Cocais, Cerrado, Caatinga, Restingas de Mangues, Pantanal, Mata Atlântica, Mata de Araucária e Campos Gerais.
Bacias Hidrográficas:
Bacia Amazônica, Bacia do Tocantins-Araguaia, Bacia do Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia do Parnaíba, Bacia do Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Paraná, Bacia do Paraguai, Bacia do Uruguai e Bacia do Atlântico Sul.
Biomas:
Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.
Domínios Morfoclimáticos:
Araucárias, Pradarias, Mares de Morros, Cerrado, Amazônico, Caatinga e Faixas de Transição.
2) Componentes do jogo e alterações/inclusões efetuadas:
a) 56 peças (moldes para imprimir e recortar), contendo mapas do Brasil estampados com os aspectos físicos (relevo, vegetação, hidrografia, clima, domínios morfoclimáticos e biomas) a serem combinados, conforme modelo abaixo:
Alterações: mudança no layout, na quantidade e na ordem de combinação das peças;
b) Alteração
no layout
da caixinha (molde para imprimir, recortar e montar).
c) Inclusões: folha com as regras e esquema de montagem do jogo.
3) Apresentação
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- páginas 2 a 4: peças para imprimir e recortar
- página 5: versos das peças (impressão opcional)
- página 6: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 7: regras (ou sugestões)
- páginas 8 e 9: esquema de montagem
c) Inclusões: folha com as regras e esquema de montagem do jogo.
3) Apresentação
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- páginas 2 a 4: peças para imprimir e recortar
- página 5: versos das peças (impressão opcional)
- página 6: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 7: regras (ou sugestões)
- páginas 8 e 9: esquema de montagem
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