Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
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Nova
linha de jogos didáticos chegando no blog! Ou será apenas uma evolução no
tradicional GeoDominó? Talvez... as duas coisas, afinal, o
nosso objetivo é incrementar e ampliar a dinâmica desse jogo.
Vamos
por partes: a nova linha é esta:
Mas,
por que 4D? Bom, no jogo de dominó tradicional, cada jogador, na sua
vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de
forma que os pontos de um dos lados coincidam com os pontos da extremidade onde
está sendo colocada. Nos nossos atuais 30 GeoDominó,
bem como nos também atuais 11 GeoDominóZÃO e no dominóde História,
a dinâmica é a mesma, o que varia é a forma de combinação: figura com figura ou
metade de uma figura com a sua outra metade, descrição X figura ou pergunta X
figura com a resposta, etc.
Como
estamos em pleno processo de ‘reworked’, nossos renovados jogos GeoDominó passaram a ser denominados GeoDominó 2D, ou seja, com 2 direções, pois, ao
jogar, você só tem duas opções de combinação de peças, ou duas extremidades,
conforme mostra a figura abaixo:
Com
o lançamento do GeoDominó 4D, ou seja, com 4 direções, ao jogar,
você passa a ter quatro opções de combinações de peças em quatro extremidades.
Note a figura abaixo:
Isso
é possível graças à chamada “peça de início”, projetada para estabelecer
as quatro direções e suas respectivas extremidades, aumentando as chances de
encaixe para as peças que estão em jogo:
E este primeiro jogo dessa nova linha foi baseado no GeoDominóBrasil: Estados (lançado originalmente em 26 de fevereiro de 2017), e que, por sua vez, foi o primeiro a participar do processo de ‘reformulação’ de alguns dos
nossos jogos didáticos, ao qual denominamos, como já citado acima, de ‘reworked’ (clique aqui e saiba mais sobre o ‘reworked’). Para conhecer e baixar gratuitamente o GeoDominóBrasil: Estados original, clique aqui e, para conhecer o GeoDominó 2D BRASILESTADOS/DF
- SIGLAS, BANDEIRAS, MAPAS e também fazer o download gratuito clique aqui.
1) conteúdo didático
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
UNIDADE TEMÁTICA a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas. b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas. OBJETOS DE CONHECIMENTO a) Unidades político-administrativas do Brasil. b) Formação territorial do Brasil HABILIDADES a) (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas.
TEMÁTICA Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir as Unidades da Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas respectivas bandeiras, siglas, mapas e nomes. FONTES DE PESQUISA Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com a unidade temática:” Conexões e escalas”.
2) Componentes do jogo e alterações/inclusões efetuadas: a)28 peças(moldes para imprimir e recortar), contendo siglas, mapas, bandeiras e nome dos Estados/DF a serem combinados, e destas, são 26 conforme modelo abaixo:
Além dessas, há mais duas peças que, juntas, representam a “peça
de início”, projetada para estabelecer as quatro direções e suas respectivas
extremidades conforme a figura abaixo:
b)caixinha para guardar as peças (molde para imprimir, recortar e montar). c)folha com as regras e esquema de montagem do jogo. 3) Apresentação O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo: - página 1: capa - páginas 2 e 3: peças para imprimir e recortar - página 4: versos das peças (impressão opcional) - página 5: caixinha para imprimir, recortar e montar - página 6: regras (ou sugestões) e esquema de montagem
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
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Chegou mais uma opção de GeoDominó abrangendo os Estados e Capitais do Brasil.GeoDominóé um projeto que tem por objetivotransformar um jogo de dominó, tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Geografia.
O objetivo desse jogo é combinar a bandeira e a sigla do Estado com a sua Capital e a respectiva localização no mapa do Brasil.
1) conteúdo didático BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR UNIDADE TEMÁTICA a) Geografia – 4º ano - Conexões e escalas. b) Geografia – 7º ano - Conexões e escalas.
OBJETOS DE CONHECIMENTO a) Unidades político-administrativas do Brasil. b) Formação territorial do Brasil HABILIDADES a) (EF04GE05) Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência. b) (EF07GE02) Analisar a influência dos fluxos econômicos e populacionais na formação socioeconômica e territorial do Brasil, compreendendo os conflitos e as tensões históricas e contemporâneas. TEMÁTICA Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 4º ano e para o 7º ano, na disciplina de Geografia, este jogo, especificamente contempla identificar e distinguir as Unidades da Federação (26 Estados brasileiros e o Distrito Federal) através das suas respectivas bandeiras, siglas, mapas e nomes. FONTES DE PESQUISA Todas as informações contidas neste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de Geografia relacionados com a unidade temática:” Conexões e escalas”. 2) Componentes do jogo e alterações/inclusões efetuadas: a)30 peças(moldes para imprimir e recortar), contendo capitais, mapas, bandeiras e nome dos Estados/DF a serem combinados, conforme modelo abaixo:
Alterações: mudança no layout, na quantidade e na ordem de combinação das peças;
Substituição: na localização das capitais: troca do mapa do Brasil pelo mapa de cada estado; Inclusões: versos das peças (moldes para imprimir e recortar). b)Alteração no layout da caixinha (molde para imprimir, recortar e montar). c)inclusões: folha com as regras e esquema de montagem do jogo. 3) Apresentação O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo: - página 1: capa - páginas 2 e 3: peças para imprimir e recortar - página 4: versos das peças (impressão opcional) - página 5: caixinha para imprimir, recortar e montar - página 6: regras (ou sugestões) - página 7: esquema de montagem
4) Distribuição / Entrega
O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento (veja mais informações ao final deste post)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
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Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”