publicado: 14/06/2019 atualizado: 28/09/2019
Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já
ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e
Localização no Espaço Geográfico”, com os
seguintes tópicos Orientação pelos astros,
pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos
ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
O outro jogo é o GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação
e Localização com 40 peças, tendo cada
uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo,
estampado de outro lado (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
E, logo mais... no próximo ‘post’ aqui do blog, mais uma novidade
nesse mesmo tema: é o jogo... bem, depois falaremos dele... vamos,
primeiramente, ao que interessa no momento!
Isso! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo... mais um GeoMemória!
Gosto sempre de lembrar citações que fiz em ‘posts’
de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi esta: “Quem
não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da
memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de
Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um
projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da
prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto
para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!”
Módulos
e níveis de dificuldade:
Cada
jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:
1 - Conteúdo didático
Não é novidade que o jogo da memória contém
várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se
repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas nas 100
cartas são relacionadas
aos seguintes conceitos:
-
Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
-
Forças sociais e forças naturais;
-
Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
-
Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
-
Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste,
Sul-sudeste,
Oeste- sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Sul-sudoeste;
-
Ocidente e Oriente, nascente e poente;
-
Setentrional e Meridional, boreal e austral;
-
Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
-
paralelos, hemisférios e meridianos;
-
Latitude, longitude e altitude;
-
etc.
A base para a ideia e o conteúdo dos jogos com o tema abordado, foi tirada
de várias coleções de livros de Geografia para o
ensino fundamental II, entre elas, a minha favorita (e com direito a autógrafo
dos autores): “Expedições Geográficas” de Melhem e Sergio Adas. do volume para o 6º ano. Li,
estudei e analisei a unidade 1, “Orientação e localização no espaço
geográfico”, que está dividida em quatro percursos, a saber:
Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude
2
- Componentes do jogo
A
- Cartas
Acima,
exemplo detalhado de algumas cartas.
B
– Caixinha
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por
e-mail após a confirmação do pagamento.
Regras
(sugestões)
Objetivo:
O
jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das
imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação
nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os
participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na
mesa.
como
jogar
A
regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é
interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com
o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por
Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.
Para
iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas para baixo, de maneira
que os alunos não possam ver. O jogo começa quando cada participante deve virar
duas cartas e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que
foram viradas forem iguais, ou seja, tenham a mesma estampa, por exemplo, uma
bússola, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem
diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o
jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes.
O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa
O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa
Fim
do jogo:
O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!
Para adquirir:
Preço:
R$ 5,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
e-mail:
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.