módulo 1 - fácil
figuras X figuras
publicado: 14/06/2019 🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Espaço Geográfico: Orientação e Localização - módulo 1 - fácil
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Espaço Geográfico: Orientação e Localização - módulo 1 - fácil
jogo em arquivo no formato PDF
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Novo jogo saindo da oficina! O tema é bem interessante, além de já
ter sido abordado em dois jogos, um da linha GeoQuest, o de número 4 - “Orientação e
Localização no Espaço Geográfico”, com os
seguintes tópicos Orientação pelos astros,
pontos cardeais, colaterais e subcolaterais, bússola, norte magnético, rosa dos
ventos, paralelos, meridianos, latitude e longitude, altitude e muito mais. (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
O outro jogo é o GeoDominó “Espaço Geográfico: Orientação
e Localização com 40 peças, tendo cada
uma, um símbolo cartográfico estampado de um lado e o nome de um outro símbolo,
estampado de outro lado (Clique aqui para
acessar o post desse jogo).
E, logo mais... no próximo ‘post’ aqui do blog, mais uma novidade
nesse mesmo tema: é o jogo... bem, depois falaremos dele... vamos,
primeiramente, ao que interessa no momento!
Isso! Como eu estava dizendo, temos um novo jogo... mais um GeoMemória!
Gosto sempre de lembrar citações que fiz em ‘posts’
de lançamento do primeiro jogo de cada série. No caso da linha GeoMemória, foi esta: “Quem
não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da
memória”? E, permita-me mais uma pergunta: por que não o adaptar ao ensino de
Geografia? Foi pensando nisso, que nós, aqui do ClasseInvertida elaboramos um
projeto que, ficou por um tempinho parado, mas que agora, finalmente saiu da
prancheta e foi direto para a oficina. E já está de saída da oficina, pronto
para conhecermos, experimentarmos e inovarmos!”

Módulos
e níveis de dificuldade:
Cada
jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:

Componentes do jogo:
1 - Conteúdo didático
Não é novidade que o jogo da memória contém
várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se
repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas nas 100
cartas são relacionadas
aos seguintes conceitos:
-
Espaço natural, espaço geográfico, paisagem e lugar;
-
Forças sociais e forças naturais;
-
Pontos Cardeais: Norte, Sul, Leste e Oeste;
-
Pontos Colaterais: Nordeste, Sudeste, Sudoeste e Noroeste;
-
Pontos Subcolaterais: Norte-nordeste, Leste-nordeste, Leste-sudeste,
Sul-sudeste,
Oeste- sudoeste, Oeste-Noroeste, Norte-noroeste e Sul-sudoeste;
-
Ocidente e Oriente, nascente e poente;
-
Setentrional e Meridional, boreal e austral;
-
Constelações, GPS, bússola e rosa dos ventos;
-
paralelos, hemisférios e meridianos;
-
Latitude, longitude e altitude;
-
etc.

Percurso 1 – Espaço e paisagem
Percurso 2 – Orientação no espaço geográfico
Percurso 3 – Paralelos e meridianos
Percurso 4 – Latitude e longitude
2
- Componentes do jogo
A
- Cartas
Acima,
exemplo detalhado de algumas cartas.
B
– Caixinha
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartas e da caixinha, enviado por
e-mail após a confirmação do pagamento.
Regras
(sugestões)
Objetivo:
O
jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das
imagens, neste caso os símbolos cartográficos e sua devida identificação
nominal, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os
participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na
mesa.
como
jogar


O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares, , não deixando sobrar nenhuma carta na mesa
Fim
do jogo:

O jogo prossegue com os jogadores tentando encontrar e formar os pares das cartas, até o momento em que o último par é retirado e não fica nenhuma carta sobre a mesa. O participante que possuir mais pares formados, é o vencedor!

Para adquirir:
jogo em arquivo no formato PDF
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
dicas de impressão: