publicado: 08/08/2019 atualizado: 08/10/2024lista de jogos / Geografia / GeoTab Fusos Horários
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Seguindo
a tendência mundial, chegou a vez da temporada dos jogos de tabuleiro aqui no
classeinvertida!
E
como o nosso foco é o aprendizado, criei uma linha específica para jogos de
tabuleiro, denominada GeoTab. E, este, é o ‘post’ de estreia! Mas,
quebrando o protocolo dos nossos ‘posts’, não vou discorrer sobre como foi o
trabalho ou como surgiu a ideia... vamos direto ao jogo, pois tenho muito o que
mostrar!
1)
CONTEÚDO DIDÁTICO
O GeoTab Fusos Horários abrange o mapa-múndi apresentando a divisão
oficial dos fusos horários, tanto na categoria civil quanto os práticos (e os
fracionados), com informações baseadas nos dados do IBGE., além da divisão política, com algumas cidades e
localidades em destaque, meridianos, paralelos, oceanos, etc.
2)
COMPONENTES DO JOGO
a) o tabuleiro
Composto
por quatro partes, cada uma do tamanho de uma folha A4, o tabuleiro apresenta
as seguintes características:
- Percursos
São
quatro percursos a serem percorridos pelos jogadores:
a) roxo: saída pela Ilha Berkner (Antártida), seguindo
pelas Ilhas George e Sandwich do Sul, Buenos Aires (Argentina), Brasília,
Fernando de Noronha e Manaus (Brasil), Lima (Peru), Ilhas Galápagos, Polinésia
Francesa e chegada na Linha Internacional de Data;
b) preto: saída em Nuuk (Groenlândia), seguindo até as Bermudas,
Nova Iorque (EUA), Cidade do México, Denver (EUA). Winnipeg (Canadá), Anchorage
(Alaska-EUA), Los Angeles e Havaí (EUA) e chegada na Linha
Internacional de Data;
c) azul: saída em Oslo (Noruega),
seguindo até Madri (Espanha), Bucareste (Romênia), Moscou e Yekaterinburgo
(Rússia), Astana (Cazaquistão), Pequim (China), Tóquio (Japão), Ilhas Wake e
chegada na Linha Internacional de Data;
d) vermelho: saída na Cidade do Cabo (África do Sul),
seguindo até Adis-Abeba (Etiópia), Abuja (Nigéria), Cairo (Egito), Riad (Arábia
Saudita), Male (Maldivas), Jacarta (Indonésia), Perth e Sydney (Austrália) e
chegada na Linha Internacional de Data.
Há também
elos ou setas tracejadas adicionais opcionais (para incremento do jogo) que
possibilitam juntar dois ou mais percursos e até fazer uma volta ao mundo! As
setas tracejadas de ligação estão localizadas:
- do percurso roxo (nas Ilhas Berkner – Antártida)
para o percurso vermelho (na
Cidade do Cabo – África do Sul);
- do percurso vermelho (em Sydney – Austrália)
para o percurso azul (Ilhas Wake);
- do percurso azul (em Oslo
– Noruega)
para o percurso preto
(em Nuuk – Groenlândia);
- do percurso preto (Havaí – EUA)
para o percurso roxo (na
Polinésia Francesa).
- locais para os montes de
cartas
As cartas
utilizadas durante o jogo ficarão organizadas em montes e colocadas sobre os
cinco espaços específicos localizados no tabuleiro, de acordo com as
respectivas identificações (veja o item b- as cartas).
- tabela informativa dos
bônus
Nos
conjuntos de cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”, cada carta tem um emoticon que
indica o nível de dificuldade de cada questão. Em cada jogada, o participante,
ao visualizar uma carta de cada conjunto (são três cartas), também visualiza os
três emoticons. Dependendo da combinação, conforme descrito nessa
tabela, poderá receber cartas “!” ou “troca UTC”, para
utilizar durante o jogo, a fim de ajudar na obtenção da resposta.
- fusos horários
O mapa apresenta a divisão nos 24
fusos horários (civil e prático), estampados nas margens superior e inferior do
mapa, bem como no centro, próximos à linha do Equador.
- localidades com fusos
horários fracionados
A cor rosa
identifica as localidades nas quais os horários são fracionados (exemplo:
9½, 8¾, etc.)
- localidades
No mapa, há localidades (cidades,
países, ilhas, arquipélagos, etc.) que fazem parte dos percursos e outras que
apenas estão indicadas para facilitar sua localização quando forem solicitadas.
b) as cartas
São 5 conjuntos
de cartas, compostos da seguinte forma:
- 40 cartas “SE”,
indicando uma localização de origem, sendo 20 cartas com a inscrição “no
seu local atual”, 4 cartas “em Greenwich” e 16 cartas com
cidades e localidades da América, África, Ásia, Oceania e Europa, que não fazem
parte dos percursos. Cada carta contém um emoticon que
indica o nível de dificuldade de cada questão;
- 40 cartas “SÃO”, informando um determinado horário, sendo 24
cartas com horas exatas (exemplo: 01:00, 02:00, etc.), 4 cartas com hora e 15
minutos, 4 cartas com hora e 30 minutos, 4 cartas com hora e 40 minutos e 4
cartas com hora e 45 minutos. Cada carta contém um emoticon que
indica o nível de dificuldade de cada questão;
- 40 cartas “QUE”,
questionando “que horas são, simultaneamente, em” 40 cidades ou localidades da Antártida,
América, África, Ásia, Oceania e Europa, que fazem parte dos percursos. Cada
carta contém um emoticon que indica o nível de
dificuldade de cada questão;
- 20 cartas “!”, com a descrição “vale
uma consulta à tabela”. Essas são cartas-bônus;
- 20 cartas “troca UTC”,
sendo 9 cartas indicando fusos horários com sinal positivo, 9 cartas indicando
fusos horários com sinal negativo e 2 cartas com o número zero;
c) a tabela
Para
facilitar os cálculos, o jogo traz uma tabela denominada “FUSOS
HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS”, com os
24 fusos horários e com 13 dos horários fracionados, abrangendo todas as 40
horas diferentes delineadas nas cartas “SÃO” (vide
acima). Essa tabela fica em poder do conferente. Os demais jogadores só terão
acesso mediante uma carta “!”.
d) caixinhas
São 3
caixinhas pequenas para guardar os conjuntos das cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”, 1
caixinha para guardar simultaneamente os conjuntos das cartas “!” e “troca UTC” e, por último, a caixa
para guardar todo o jogo.
e) marcadores
Acompanham
o jogo, 4 peças redondas representando cada jogador no decorrer do respectivo
percurso pelo tabuleiro.
3)
APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO JOGO
Todos os componentes do jogo detalhados acima
(tabuleiro, cartas, tabela, caixinhas e marcadores) estão em arquivos no
formato PDF e são enviados via e-mail após o processo de aquisição, para
impressão e montagem.
4)
REGRAS
O
jogo, apesar de sua aparência um tanto complexa, é fácil de jogar e bem
flexível, inclusive na implantação e adaptação de novas regras.
Método básico
Regras
para 4 jogadores e 1 conferente
-
preparação:
Com o tabuleiro já disposto sobre uma
base firme (chão, mesa, etc.), embaralhar cada conjunto de cartas separadamente
e colocá-las, organizadas em forma de monte, sobre os respectivos locais
específicos delineados no tabuleiro. Os participantes decidem entre si quem
serão os 4 jogadores (que percorrerão os percursos) e quem será o conferente
(detentor da tabela de “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS”). Um
sorteio poderá definir quem será o primeiro a jogar, o segundo e assim
sucessivamente, bem como qual percurso cada um irá percorrer. São 4 percursos,
identificados por cores diferentes (preto, azul, vermelho
e roxo) e destinos diferentes.
Dica/opção: dependendo da quantidade de alunos na
sala de aula, cada percurso poderá ser percorrido por uma dupla, assim como a
designação de conferente ser efetuada por dois alunos.
-
objetivo:
Percorrer o percurso designado,
respondendo corretamente ao questionamento sobre o horário de determinada
localidade partindo da informação de um ponto de origem, utilizando os fusos
horários. Cada resposta certa permite um avanço em cada localidade marcada no
percurso. O primeiro a chegar na Linha Internacional
de Data vence o jogo.
-
o jogo
O primeiro jogador posiciona o seu
marcador na seta onde está a descrição ‘SAIDA’ do seu percurso designado.
Para exemplificar, utilizaremos o
percurso “preto”.
Em seguida, retira uma carta do monte cartas “SE”, uma carta do monte de cartas “SÃO” e uma carta do monte de cartas “QUE” e as coloca, nessa ordem, à vista de
todos. Supondo que as cartas retiradas foram as seguintes:
Assim,
para responder corretamente à questão, são necessários os seguintes
procedimentos por parte do jogador:
Antes, é
bom salientar que a premissa básica com relação à tabela de “FUSOS
HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS”, e que
ela só poderá ser consultada pelo conferente.
1º Identificar em qual fuso horário está localizada a cidade de Bogotá
(Colômbia)
Observando
o mapa, identificamos sua localização no fuso UTC-5. Este será o fuso de
origem.
2º Identificar em qual fuso horário está localizado o arquipélago de
Fernando de Noronha (Brasil).
Novamente,
observando o mapa, identificamos sua localização no fuso UTC-1. Este será o
fuso de destino
3º Calcular a diferença entre o fuso de destino e o de origem:
-1 – (-5)
ou -1+5, o que resulta em +4 horas.
4º Resolver:
Se em Bogotá,
na Colômbia (UTC-5), são 05:00h, que horas são, simultaneamente em Fernando de
Noronha, no Brasil (UTC-1)?
Cálculo:
5:00h + 4:00h = 9:00h
Resposta:
São exatamente 9:00h.
5º Validação da resposta por parte do conferente, que consultará a
tabela de “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS”, para verificar se a resposta está correta.
Caso esteja correta, o jogador poderá avançar uma
casa (no nosso exemplo, o marcador sairá da seta onde está escrito “SAÍDA” e
passa a ocupar o círculo sobre a cidade de Nuuk, na Groenlândia. Caso a
resposta dada esteja errada, o marcador permanecerá no local em que iniciou a
jogada, ou seja, sem se movimentar.
As cartas utilizadas são devolvidas aos
respectivos montes, nos locais demarcados no tabuleiro, sendo colocadas por
baixo de todas as outras. Os jogadores não podem reter as cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”.
Obs.: Em nosso exemplo acima das três cartas
retiradas, nota-se que os emoticons impressos em cada uma delas
são iguais... o três são do grau “fácil”. Segundo a tabela informativa
dos bônus, estampada no tabuleiro, graças a essa combinação, o jogador
tem direito a receber uma carta “!”, a qual lhe
permitirá consultar a tabela de “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS”, antes de dar a sua resposta. Ele
entrega a carta “!”
ao conferente e este, permitirá a consulta a tabela apenas nesta jogada. Depois,
o conferente devolverá a carta “!” ao respectivo monte, no local demarcado no tabuleiro,
colocando-a por baixo de todas as outras.
Por
outro lado, caso a combinação de emoticons
o habilite a receber uma carta “troca UTC”, o jogador poderá substituir o UTC tanto
da origem quanto do destino. Supondo que o cálculo envolva uma localidade com horário fracionado, o que por sua vez, torna
mais difícil a resposta, o jogador poderá trocar essa localidade pela carta “troca UTC” e considerá-la
no cálculo.
O
jogo prossegue com o próximo jogador e, assim por diante, até que um dos
participantes seja o primeiro a cruzar a Linha
Internacional de Data.
Resumindo...
1 - Cada jogador percorre um percurso, movendo-se
pelas localidades à medida que acerta as questões sobre fusos e horários;
2 - Em cada jogada, retira uma carta de cada um dos
montes de cartas sobre o tabuleiro (“SE”, “SÃO” e “QUE”);
3 - Caso tenha uma combinação de emoticons que
esteja de acordo com a tabela informativa dos bônus, e, dependendo dessa
combinação, receberá carta(s) “!” e “troca UTC” que poderão
ser utilizadas no decorrer do jogo;
4 – O jogador, após dar a resposta, estando
certa, avança no percurso, do contrário, permanece onde está. As cartas são devolvidas
aos respectivos montes, colocadas sob as demais;
5 – O conferente, com base na tabela “FUSOS
HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS” é quem
confirmará se a resposta está ou não correta;
6 – Cada carta “!”
permite ao jogador fazer uma consulta na tabela Fusos Horários e Horários Fracionados. Depois de utilizada,
retorna ao seu respectivo monte de cartas, sendo colocada sob as demais cartas.
7 – Cada carta ““troca
UTC” permite ao jogador trocá-la pela carta de origem (“SE”) ou a carta de destino (“QUE”), facilitando assim o cálculo do
fuso/horário solicitado. Depois de utilizada, retorna ao seu respectivo monte
de cartas, sendo colocada sob as demais cartas.
8 – Vence o jogo quem, após percorrer todo o
percurso designado, cruzar primeiro a Linha Internacional de Data.
Há várias formas e maneiras de incrementar o jogo. Mas... esse é um assunto para um outro 'post'.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras.
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