21 agosto 2019

jogos didáticos: QuizTÓRIA - 27: “Presidentes do Brasil”

publicado: 21/08/2019  atualizado: 20/09/2019
O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!


27º tema:
Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em pesquisas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos da disciplina de História relacionados com a ‘História do Brasil’, envolvendo, principalmente, seus personagens mais conhecidos, além de fatos e imagens pertinentes.

 
Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

“Brasil: Presidentes.
 

Conforme a linha do tempo da História do Brasil, este jogo apresenta questões sobre 44 personagens que fazem parte dos períodos denominados República Velha (1889-1930), Era Vargas/Estado Novo (1930-1945), República Populista (1946-1964), Regime Militar (1964-1985) e Nova República (desde 1985):


O jogo abrange 38 Presidentes da República, 2 eleitos (não tomaram posse) 4 outros representando juntas provisórias de governo, conforme a relação abaixo, em ordem cronológica:
 
b) CARTAS

São 44 cartas, numeradas de acordo com a ordem em que foi exercido o cargo, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta sobre um dos 44 personagens abrangidos e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.

Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas: 
 
c) APRESENTAÇÃO
arquivos em formato PDF enviados via e-mail

d) CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

 
Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. Poderá também utilizar um sistema de pontuação, de acordo com os emoticons que indicam o nível de dificuldade de cada questão.

 
Fim do jogo
Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

Para adquirir:
















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhqeLy17)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhqeLy17)

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e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
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     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
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2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

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08 agosto 2019

jogos de tabuleiro: GeoTab ‘Fusos Horários'

publicado: 08/08/2019  atualizado: 08/10/2024
lista de jogos / Geografia / GeoTab Fusos Horários



 jogo em arquivo no formato PDF 
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Seguindo a tendência mundial, chegou a vez da temporada dos jogos de tabuleiro aqui no classeinvertida!
E como o nosso foco é o aprendizado, criei uma linha específica para jogos de tabuleiro, denominada GeoTab. E, este, é o ‘post’ de estreia! Mas, quebrando o protocolo dos nossos ‘posts’, não vou discorrer sobre como foi o trabalho ou como surgiu a ideia... vamos direto ao jogo, pois tenho muito o que mostrar!

1) CONTEÚDO DIDÁTICO

GeoTab Fusos Horários abrange o mapa-múndi apresentando a divisão oficial dos fusos horários, tanto na categoria civil quanto os práticos (e os fracionados), com informações baseadas nos dados do IBGE., além da divisão política, com algumas cidades e localidades em destaque, meridianos, paralelos, oceanos, etc.

2) COMPONENTES DO JOGO

a) o tabuleiro
Composto por quatro partes, cada uma do tamanho de uma folha A4, o tabuleiro apresenta as seguintes características:

- Percursos
São quatro percursos a serem percorridos pelos jogadores:

a) roxo: saída pela Ilha Berkner (Antártida), seguindo pelas Ilhas George e Sandwich do Sul, Buenos Aires (Argentina), Brasília, Fernando de Noronha e Manaus (Brasil), Lima (Peru), Ilhas Galápagos, Polinésia Francesa e chegada na Linha Internacional de Data;

b) preto: saída em Nuuk (Groenlândia), seguindo até as Bermudas, Nova Iorque (EUA), Cidade do México, Denver (EUA). Winnipeg (Canadá), Anchorage (Alaska-EUA), Los Angeles e Havaí (EUA) e chegada na Linha Internacional de Data;

c) azul: saída em Oslo (Noruega), seguindo até Madri (Espanha), Bucareste (Romênia), Moscou e Yekaterinburgo (Rússia), Astana (Cazaquistão), Pequim (China), Tóquio (Japão), Ilhas Wake e chegada na Linha Internacional de Data;

d) vermelho: saída na Cidade do Cabo (África do Sul), seguindo até Adis-Abeba (Etiópia), Abuja (Nigéria), Cairo (Egito), Riad (Arábia Saudita), Male (Maldivas), Jacarta (Indonésia), Perth e Sydney (Austrália) e chegada na Linha Internacional de Data.

percurso azul

Há também elos ou setas tracejadas adicionais opcionais (para incremento do jogo) que possibilitam juntar dois ou mais percursos e até fazer uma volta ao mundo! As setas tracejadas de ligação estão localizadas:

- do percurso roxo (nas Ilhas Berkner – Antártida)
   para o percurso vermelho (na Cidade do Cabo – África do Sul);
 - do percurso vermelho (em Sydney – Austrália)
   para o percurso azul (Ilhas Wake);
 - do percurso azul (em Oslo – Noruega)
   para o percurso preto (em Nuuk – Groenlândia);
 - do percurso preto (Havaí – EUA)
   para o percurso roxo (na Polinésia Francesa).

seta tracejada ligando o percurso azul ao preto

- locais para os montes de cartas
As cartas utilizadas durante o jogo ficarão organizadas em montes e colocadas sobre os cinco espaços específicos localizados no tabuleiro, de acordo com as respectivas identificações (veja o item b- as cartas).

locais para os montes das cartas


- tabela informativa dos bônus
Nos conjuntos de cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”, cada carta tem um emoticon que indica o nível de dificuldade de cada questão. Em cada jogada, o participante, ao visualizar uma carta de cada conjunto (são três cartas), também visualiza os três emoticons. Dependendo da combinação, conforme descrito nessa tabela, poderá receber cartas !” ou “troca UTC”, para utilizar durante o jogo, a fim de ajudar na obtenção da resposta.

localização da tabela informativa dos bônus

- fusos horários
O mapa apresenta a divisão nos 24 fusos horários (civil e prático), estampados nas margens superior e inferior do mapa, bem como no centro, próximos à linha do Equador. 
divisão em fusos horários e algumas das localidades com fusos horários fracionados

- localidades com fusos horários fracionados
A cor rosa identifica as localidades nas quais os horários são fracionados (exemplo: 9½, 8¾, etc.)

- localidades
No mapa, há localidades (cidades, países, ilhas, arquipélagos, etc.) que fazem parte dos percursos e outras que apenas estão indicadas para facilitar sua localização quando forem solicitadas.
localidades

b) as cartas


São 5 conjuntos de cartas, compostos da seguinte forma:

- 40 cartas “SE”, indicando uma localização de origem, sendo 20 cartas com a inscrição no seu local atual, 4 cartas em Greenwich e 16 cartas com cidades e localidades da América, África, Ásia, Oceania e Europa, que não fazem parte dos percursos. Cada carta contém um emoticon que indica o nível de dificuldade de cada questão;


- 40 cartas “SÃO”, informando um determinado horário, sendo 24 cartas com horas exatas (exemplo: 01:00, 02:00, etc.), 4 cartas com hora e 15 minutos, 4 cartas com hora e 30 minutos, 4 cartas com hora e 40 minutos e 4 cartas com hora e 45 minutos. Cada carta contém um emoticon que indica o nível de dificuldade de cada questão;

 - 40 cartas “QUE”, questionando “que horas são, simultaneamente, em” 40 cidades ou localidades da Antártida, América, África, Ásia, Oceania e Europa, que fazem parte dos percursos. Cada carta contém um emoticon que indica o nível de dificuldade de cada questão;

 - 20 cartas “!”, com a descrição “vale uma consulta à tabela”. Essas são cartas-bônus;

 - 20 cartas “troca UTC”, sendo 9 cartas indicando fusos horários com sinal positivo, 9 cartas indicando fusos horários com sinal negativo e 2 cartas com o número zero;

c) a tabela
Para facilitar os cálculos, o jogo traz uma tabela denominada “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS, com os 24 fusos horários e com 13 dos horários fracionados, abrangendo todas as 40 horas diferentes delineadas nas cartas “SÃO” (vide acima). Essa tabela fica em poder do conferente. Os demais jogadores só terão acesso mediante uma carta !”.


d) caixinhas
São 3 caixinhas pequenas para guardar os conjuntos das cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”, 1 caixinha para guardar simultaneamente os conjuntos das cartas !” e “troca UTC” e, por último, a caixa para guardar todo o jogo.

e) marcadores
Acompanham o jogo, 4 peças redondas representando cada jogador no decorrer do respectivo percurso pelo tabuleiro.

3) APRESENTAÇÃO E ENTREGA DO JOGO
Todos os componentes do jogo detalhados acima (tabuleiro, cartas, tabela, caixinhas e marcadores) estão em arquivos no formato PDF e são enviados via e-mail após o processo de aquisição, para impressão e montagem.

 


4) REGRAS
O jogo, apesar de sua aparência um tanto complexa, é fácil de jogar e bem flexível, inclusive na implantação e adaptação de novas regras.

Método básico
Regras para 4 jogadores e 1 conferente

- preparação:
Com o tabuleiro já disposto sobre uma base firme (chão, mesa, etc.), embaralhar cada conjunto de cartas separadamente e colocá-las, organizadas em forma de monte, sobre os respectivos locais específicos delineados no tabuleiro. Os participantes decidem entre si quem serão os 4 jogadores (que percorrerão os percursos) e quem será o conferente (detentor da tabela de FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS). Um sorteio poderá definir quem será o primeiro a jogar, o segundo e assim sucessivamente, bem como qual percurso cada um irá percorrer. São 4 percursos, identificados por cores diferentes (preto, azul, vermelho e roxo) e destinos diferentes.

Dica/opção: dependendo da quantidade de alunos na sala de aula, cada percurso poderá ser percorrido por uma dupla, assim como a designação de conferente ser efetuada por dois alunos.

- objetivo:
Percorrer o percurso designado, respondendo corretamente ao questionamento sobre o horário de determinada localidade partindo da informação de um ponto de origem, utilizando os fusos horários. Cada resposta certa permite um avanço em cada localidade marcada no percurso. O primeiro a chegar na Linha Internacional de Data vence o jogo.

- o jogo
O primeiro jogador posiciona o seu marcador na seta onde está a descrição ‘SAIDA’ do seu percurso designado.
Para exemplificar, utilizaremos o percurso “preto”.


 Em seguida, retira uma carta do monte cartas “SE”, uma carta do monte de cartas “SÃO” e uma carta do monte de cartas “QUE” e as coloca, nessa ordem, à vista de todos. Supondo que as cartas retiradas foram as seguintes:


Assim, para responder corretamente à questão, são necessários os seguintes procedimentos por parte do jogador:

Antes, é bom salientar que a premissa básica com relação à tabela de “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS, e que ela só poderá ser consultada pelo conferente.

1º Identificar em qual fuso horário está localizada a cidade de Bogotá (Colômbia)
Observando o mapa, identificamos sua localização no fuso UTC-5. Este será o fuso de origem.

2º Identificar em qual fuso horário está localizado o arquipélago de Fernando de Noronha (Brasil).
Novamente, observando o mapa, identificamos sua localização no fuso UTC-1. Este será o fuso de destino

3º Calcular a diferença entre o fuso de destino e o de origem:

-1 – (-5) ou -1+5, o que resulta em +4 horas.

4º Resolver:
Se em Bogotá, na Colômbia (UTC-5), são 05:00h, que horas são, simultaneamente em Fernando de Noronha, no Brasil (UTC-1)?      
Cálculo: 5:00h + 4:00h = 9:00h
Resposta: São exatamente 9:00h.

5º Validação da resposta por parte do conferente, que consultará a tabela de “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS, para verificar se a resposta está correta.

Caso esteja correta, o jogador poderá avançar uma casa (no nosso exemplo, o marcador sairá da seta onde está escrito “SAÍDA” e passa a ocupar o círculo sobre a cidade de Nuuk, na Groenlândia. Caso a resposta dada esteja errada, o marcador permanecerá no local em que iniciou a jogada, ou seja, sem se movimentar.

As cartas utilizadas são devolvidas aos respectivos montes, nos locais demarcados no tabuleiro, sendo colocadas por baixo de todas as outras. Os jogadores não podem reter as cartas “SE”, “SÃO” e “QUE”.

Obs.: Em nosso exemplo acima das três cartas retiradas, nota-se que os emoticons impressos em cada uma delas são iguais... o três são do grau “fácil”. Segundo a tabela informativa dos bônus, estampada no tabuleiro, graças a essa combinação, o jogador tem direito a receber uma carta !”, a qual lhe permitirá consultar a tabela de FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOS, antes de dar a sua resposta. Ele entrega a carta “!” ao conferente e este, permitirá a consulta a tabela apenas nesta jogada. Depois, o conferente devolverá a carta “!” ao respectivo monte, no local demarcado no tabuleiro, colocando-a por baixo de todas as outras.


Por outro lado, caso a combinação de emoticons o habilite a receber uma carta “troca UTC”, o jogador poderá substituir o UTC tanto da origem quanto do destino. Supondo que o cálculo envolva uma localidade com horário fracionado, o que por sua vez, torna mais difícil a resposta, o jogador poderá trocar essa localidade pela carta “troca UTC” e considerá-la no cálculo.


O jogo prossegue com o próximo jogador e, assim por diante, até que um dos participantes seja o primeiro a cruzar a Linha Internacional de Data.


Resumindo...

1 - Cada jogador percorre um percurso, movendo-se pelas localidades à medida que acerta as questões sobre fusos e horários;

2 - Em cada jogada, retira uma carta de cada um dos montes de cartas sobre o tabuleiro (“SE”, “SÃO” e “QUE”);

3 - Caso tenha uma combinação de emoticons que esteja de acordo com a tabela informativa dos bônus, e, dependendo dessa combinação, receberá carta(s) !” e “troca UTC” que poderão ser utilizadas no decorrer do jogo;

4 – O jogador, após dar a resposta, estando certa, avança no percurso, do contrário, permanece onde está. As cartas são devolvidas aos respectivos montes, colocadas sob as demais;

5 – O conferente, com base na tabela “FUSOS HORÁRIOS e HORÁRIOS FRACIONADOSé quem confirmará se a resposta está ou não correta;

6 – Cada carta !” permite ao jogador fazer uma consulta na tabela Fusos Horários e Horários Fracionados. Depois de utilizada, retorna ao seu respectivo monte de cartas, sendo colocada sob as demais cartas.

7 – Cada carta ““troca UTC” permite ao jogador trocá-la pela carta de origem (“SE”) ou a carta de destino (“QUE”), facilitando assim o cálculo do fuso/horário solicitado. Depois de utilizada, retorna ao seu respectivo monte de cartas, sendo colocada sob as demais cartas.


8 – Vence o jogo quem, após percorrer todo o percurso designado, cruzar primeiro a Linha Internacional de Data.

Há várias formas e maneiras de incrementar o jogo. Mas... esse é um assunto para um outro 'post'.

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. 

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