módulo 2 - médiotemas X mapaspublicado: 18/02/2020 🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Região Sudeste - módulo 2 - médio
lista de jogos / Geografia / GeoMemória Região Sudeste - módulo 2 - médio

jogo em arquivo no formato PDF
PIX - chave:
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)
Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
(solicite-nos o link)
Quem
não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da
memória”?

Certamente
você conhece o nosso GeoMemória, uma
adaptação do tradicional “jogo da memória” ao ensino de Geografia. Até o final
de 2019, nós, do ClasseInvertida lançamos
18 jogos nessa linha. E não paramos por aí, não! Começamos 2020 lançando, de
uma vez só... 64 jogos!!! (saiba quais são, clicando aqui).
Um
desses novos jogos é este:
módulo 2 - médio: temas X mapas
Componentes do jogo:
a) Conteúdo
didático*
Contempla informações e dados sobre os aspectos físico,
econômico e demográfico, além das demais características da Região Sudeste, a saber:
Bandeiras,
capitais e siglas dos estados; adjetivos gentílicos, localização, lugares e
características, fauna da região, produtos agrícolas, mapa da região,
população, área (extensão), densidade demográfica, número de municípios,
PIB/ano, PIB per capita, IDH, divisas regionais, clima, vegetação, relevo,
hidrografia, fusos horários, biomas e domínios morfoclimáticos.
*Fonte: IBGE e livros didáticos
Obs.: Não é novidade que o jogo da memória tradicional contém
várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se
repete em uma carta diferente. Neste módulo, porém, o jogo apresenta outra
característica, contemplando a combinação de uma figura com um texto identificador para
cada tema listado acima.
b) Módulos
e níveis de dificuldade:
Cada jogo da linha GeoMemória
está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:

Este jogo está classificado como sendo
de nível médio, ou seja, combinação de palavras (ou texto identificador) com as
figuras correspondentes.
c)
Componentes do jogo:
1) Cartas
O jogo é composto por 48 cartas.
Destas, 24 estão estampadas com figuras representativas dos temas
listados no item a. As outras 24 cartas, estão estampadas com palavras
relacionadas, ou texto identificador de cada tema listado no item a.
Abaixo, um modelo com as
características e a dimensão:
2) Caixinha
Para guardar as cartas:
d) Apresentação
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas,
dos versos das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação
do pagamento.

e) Objetivo
O jogo, como complemento da matéria teórica, tem, como um de
seus objetivos, a identificação e memorização das figuras (este caso os aspectos
físicos, econômicos, demográficos e demais características da Região Sudeste) de forma prática e rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o
raciocínio, além de criar relações entre as imagens e a sequência disposta na
mesa, ao identificar os respectivos temas. Vale salientar que, neste módulo, a
combinação será um texto identificador e sua respectiva figura.
f)
Como jogar
A regra tradicional é simples. Não há limite máximo de
participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em
grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 conjuntos deste jogo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas
para baixo, de maneira que os participantes não possam ver as estampas. Depois
de escolhido qual o participante será o primeiro a jogar, este, por sua vez, deverá
escolher e virar duas cartas e deixar
que os demais participantes, além dele, vejam que figuras estão estampadas em
cada carta. Se as cartas que foram viradas tiverem estampas relacionadas, ou
seja, uma das cartas tenha, por exemplo, o mapa com a localização da Região, e
a outra carta tenha o texto “localização”, o aluno retira as cartas,
colocando-as num monte e ganha o direito de jogar novamente. Se as cartas
viradas tiverem figuras e textos que não se relacionam, deverão voltar a ficar
com a face estampada para baixo e o participante seguinte continuará o jogo,
fazendo a mesma operação, e, assim, sucessivamente, até não sobrar nenhuma
carta sobre a mesa. Quando isso acontecer, será declarado vencedor o
participante que possuir mais pares formados.
Para adquirir:
jogo em arquivo no formato PDF
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dicas de impressão: