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QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um
quebra-cabeças com um jogo de dominó. A ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e dados em
aula, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é
bem mais importante que a agilidade e a força física, porém obedecendo às
regras básicas de um jogo de dominó.
São 27 peças que formam um mapa-múndi destacando o tema “América Central: países, territórios e capitais”, além de um tabuleiro para auxiliar na composição do quadro, versos das peças para impressão (opcional), folha e cartão de regras e o molde da caixinha, para guardar as peças.
Componentes deste jogo:
Sugestão de como jogar
As
regras, basicamente, são as mesmas de um jogo de dominó... e, também, de
um tradicional quebra-cabeças!
O
ideal é formar grupos de 4 participantes, no mínimo, ou 6, no máximo. Assim,
logo após as cartas serem embaralhadas e colocadas com a face para baixo, cada
participante receberá 5 PEÇAS. As que sobrarem ficarão disponíveis para
“compras”.
Cada
um, na sua vez de jogar, somente poderá baixar uma PEÇA se esta for sequencial
a alguma que já está na mesa. Caso não tenha, poderá 'comprar’ se existirem
PEÇAS disponíveis para isso no monte de compras. Uma vez que não conseguiu
baixar uma PEÇA, passará a vez para o jogador seguinte.
Se
estiverem usando o tabuleiro/mapa, cada PEÇA deverá ser baixada sobre a
localização específica no mapa.
O
vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma PEÇA na mão para ser
baixada.
Experimente
com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras.
Apresentação e distribuição do jogo:
O jogo QuebraMinó“América Central: Países, Territórios e Capitais” está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 5: peças para imprimir e recortar
- página 6: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 7 a 9: tabuleiro de apoio para a montagem do quadro para imprimir e recortar
- página 10: caixinha - molde para imprimir, recortar e montar
- páginas 11 e 12: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional) e folha com as regras.
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
nossas redes sociais:
Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”
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Gosto muito de ler a revista Superinteressante. Uma das seções que eu mais gosto de ler é o “Oráculo” (...O senhor de todas as respostas. Invocado por curiosos, interpretado pela Agência Fronteira e revelado aos mortais por Tiago Jokura...) Recentemente me deparei ali com a seguinte questão, formulada pelo leitor Pedro Felipe Caconde de São Paulo, SP:
- Por que o jogo da velha tem esse nome?
Bem, reproduzo abaixo, em parte, a resposta dada pelo etimologista da Universidade Estácio de Sá, Deonísio da Silva:
[...Os primórdios do jogo remontam à Antiguidade, embora esse não fosse o nome usado naquela época. A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”. Mas também pode chamar de cerquilha, jogo do galo ou tic-tac-toe.]
Essa leitura, em especial, me chamou muito a atenção. Sempre estou buscando novas ideias e formatos para os meus jogos. Para a disciplina de Geografia, por exemplo, já criei e adaptei vários jogos "da velha" (clique aqui para acessar a nossa lista de jogos). Então, por que não continuar desenvolvendo jogos como o ‘Jogo da Velha’ para a disciplina de História?
O ClasseInvertida está lançando uma coleção de jogos com tema Renascimento, que aborda o movimento que surgiu na Europa, tendo como centro irradiador o norte da Itália. No Renascimento, os valores greco-romanos inspiraram o individualismo, o antropocentrismo, o humanismo, o hedonismo e o naturalismo, reforçando a capacidade de criação do indivíduo. Os burgueses mecenas patrocinaram artistas como Giotto di Bondone, Leonardo da Vinci, Michelangelo e Sandro Boticelli, entre outros. Além das artes e ciências, o Renascimento se estende à Geografia e à cartografia, ligando a vontade de investigar o planeta às Grandes Navegações e ao descobrimento do Novo Mundo. Nesse período, há um impulso significativo para o progresso técnico e conceitual, além de questionamentos filosóficos que abrem caminho para as Reformas Religiosas.
Este é o 3º jogo da linha Jogo da Velha de História: Renascimento: Personagens
Componentes do jogo:
- 60 fichas(para imprimir, recortar e colar), com
questões (30 estampadas, no verso, com imagens (não repetidas) de personagens
estampadas na cor “marrom” e outras30 estampadas, no verso, na cor “azul”, conforme os modelos abaixo:
- 1 tabuleiro(para imprimir e recortar)
- 1 caixinha(para imprimir, recortar e montar)
- 1 cartão com as regras/sugestões(para imprimir e recortar)
- folha com as regras/sugestões(para imprimir e recortar)
dicas de impressão:
vídeos interessantes:
conheça os outros jogos sobre:
História da Europa
clique no tema para acessar a lista de jogos ou, se preferir: clique aqui para acessar a lista de temas em ordem alfabética
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O Classe Invertida está
em pleno lançamento de uma nova linha de jogos do tipo “bingo”, denominada BingoGeo. Na
prática, trata-se de uma evolução dos nossos atuais GeoBingo. A característica principal que incrementa
e diferencia esta nova linha é a forma de apresentação do conteúdo das
cartelas. Ao invés de conter, para marcação, apenas campos quadrados ou
retangulares com figuras ou palavras, de acordo com sorteio, foram incluídos
mapas e setas indicando a localização de um país, estado, capital, região, bandeira, continente, oceano, paralelos, meridianos, hemisférios
etc.
Neste novo jogo, BingoGeoAmérica Central:
territórios e capitais, cada cartela contém um mapa com a divisão política da América Central e seis campos retangulares de marcação contendo, aleatoriamente, a bandeira de um território ou uma capital.
(Você também poderá gostar da versão com países e capitais. Clique aqui para conhecê-la!)
Componentes do jogo:
1) 54 cartelas(moldes para imprimir e recortar) numeradas contendo, cada uma, 6 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema, conforme modelo abaixo:
2) 2) 34 Fichas com perguntas e respostas(molde para imprimir e recortar). Trata-se de perguntas (ou descrições) relacionadas com cada uma das 34 figuras (17 bandeiras dos territórios e 17 capitais dos territórios), e direcionadas ao tema. Cada ficha de pergunta (ou descrição) contém também a sua respectiva resposta, isto é, com a imagem que o aluno deverá encontrar em sua cartela. Resolvi incluir essa informação como um auxílio para o professor. Afinal, com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos. Abaixo, um modelo:
3) 1 ficha de controle(molde para imprimir em formato A4, recortar e montar)Trata-se de uma ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo. Abaixo, segue um modelo:
4) 1 caixinha(molde para imprimir, recortar e montar):
5) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar
frente e verso para guardar na caixinha – opcional).
Apresentação:
Este jogo está em um arquivo no formato PDF, formatado para impressão em folha A4, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 16: cartelas para imprimir e recortar
- página 17: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 18 a 20: fichas de perguntas para imprimir e recortar
- página 21: versos das fichas de perguntas para imprimir e recortar (opcional)
- página 22: ficha de controle para imprimir e recortar
- página 23: verso da ficha de controle para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 24 e 25: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 26: 1 manual com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional).