publicado: 11/10/2018 ⌛ atualizado: 10/01/2025
lista de jogos / História / QuizTÓRIA Reformas Religiosas
jogos didáticos: QuizTÓRIA - 17: “Reformas
Religiosas”
O que é QuizTÓRIA? Será
um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas...
Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de
muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões....
Sim... QuizTÓRIA é
isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para
chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!

QuizTÓRIA Reformas Religiosas
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Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Todas
as questões foram baseadas em coleções de livros didáticos de História (do 6º
ao 9º e do Ensino Médio).
Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Reformas Religiosas”.
O tema inclui 4 subtemas:
Cartas 01 a 18 - “Uma nova visão”;
Cartas 19 a 29 - “A arte renascentista”;
Cartas 30 a 50 - “A reforma protestante”;
Cartas 51 a 60 – “A contrarreforma”.
b)
CARTAS
São 60 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta.
Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para
resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um
exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com um formato e design especial, para guardar as
cartas:
E o design
foi obra do meu filho:

Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
Bem, por enquanto, é isso!!!
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