22 outubro 2018

GeoMemória África

módulo 2 - médio
bandeiras X mapas/capitais
publicado: 22/10/2018  🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória África - módulo 2

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Realmente, foi um grande sucesso o lançamento da linha ‘GeoMemória Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’, sobretudo no segmento de continentes e países. Além dos inúmeros pedidos e entregas, recebi também várias sugestões de novos módulos. Assim, atendendo aos muitos pedidos e solicitações, continuarei anunciando, nesse mesmo segmento, o lançamento de 5 jogos. Depois do GeoMemória América, do GeoMemória Europa e do GeoMemória Ásia, Módulo 2 – médio: bandeiras X mapas/capitais, chegou a vez do:

GeoMemória África
Módulo 2 – médio: bandeiras X mapas/capitais


Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente.

Clique aqui e conheça o ‘GeoMemória África Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’

Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 54 das 106 cartas, são as bandeiras dos países do continente africano e, nas outras 54 cartas, estão os mapas com a localização das respectivas capitais.


Módulos e níveis de dificuldade:

Lembrando que, cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 

Componentes do jogo:

a) cartas
O jogo é composto por 106 cartas, sendo 54 estampadas com as bandeiras de 54 países do continente africano, a saber:

África do Sul, Angola, Argélia, Benin, Botsuana, Burkina Fasso, Burundi, Cabo Verde, Camarões, Chade, Comores, Congo, Costa do Marfim, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Lesoto, Libéria, Líbia, Madagascar, Malauí, Mali, Marrocos, Maurício, Mauritânia, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Quênia, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Seicheles, Senegal, Serra Leoa, Somália, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul, Tanzânia, Togo, Tunísia, Uganda, Zâmbia e Zimbábue.


As outras 54 cartas estão estampadas com os mapas e respectivas capitais de 54 países da África, além de uma miniatura de cada bandeira correspondente, para facilitar na identificação:



b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha



Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os países do continente africano, suas respectivas bandeiras, mapas e capitais, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar:

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as bandeiras com os mapas/capitais, ou dois quadros, um somente com as bandeiras e outro com os mapas/países. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas das bandeiras voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos mapas/capitais no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa da bandeira de um país, e a outra o seu respectivo mapa/capital (como por exemplo: Argélia, capital Argel) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:
















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