22 outubro 2018

GeoMemória Oceania

módulo 2 - médio
bandeiras X mapas/capitais
publicado: 22/10/2018  🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória Oceania - módulo 2

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Realmente, foi um grande sucesso o lançamento da linha ‘GeoMemória Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’, sobretudo no segmento de continentes e países. Além dos inúmeros pedidos e entregas, recebi também várias sugestões de novos módulos. Assim, atendendo aos muitos pedidos e solicitações, continuarei anunciando, nesse mesmo segmento, o lançamento de 5 jogos. Depois do GeoMemória América, do GeoMemória Europa, do GeoMemória Ásia e do GeoMemória África Módulo 2 – médio: bandeiras X mapas/capitais, e para completar esta nova linha:

GeoMemória Oceania
Módulo 2 – médio: bandeiras X mapas/capitais



Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente.

Clique aqui e conheça o ‘GeoMemória Oceania Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’

Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 27 das 54 cartas, são as bandeiras dos países e territórios do continente da Oceania e, nas outras 27 cartas, estão os mapas com a localização das respectivas capitais.

Módulos e níveis de dificuldade:

Lembrando que, cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:



Componentes do jogo:

a) cartas
O jogo é composto por 54 cartas, sendo 27 estampadas com as bandeiras de 14 países e de 13 territórios da Oceania, a saber:


14 Países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

13 Territórios: Guam, Ilha Norfolk, Ilhas Cook, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Pitcairn, Ilhas Wake, Ilhas Wallis e Futuna, Niue, Nova Caledônia, Ilhas Midway, Samoa Americana, Polinésia Francesa e Toquelau.


As outras 27 cartas estão estampadas com os mapas e respectivas capitais dos países e territórios da Oceania, além de uma miniatura de cada bandeira correspondente, para facilitar na identificação:



b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha



Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os países e territórios da Oceania, suas respectivas bandeiras, mapas e capitais, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar:

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as bandeiras com os mapas/capitais, ou dois quadros, um somente com as bandeiras e outro com os mapas/países. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas das bandeiras voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos mapas/capitais no outro quadro de maneira que não possam ser vistas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa da bandeira de um país, e a outra o seu respectivo mapa/capital (como por exemplo: Nova Zelândia, capital Wellington) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.


E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:
















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