31 julho 2025

GeoQuest Sistema Solar

publicado: 31/07/2025 🔅 atualizado: 31/07/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoQuest Sistema Solar
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

nosso horário de atendimento e envio de jogos:
das 8h às 22h

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
"Chamada oral... prova surpresa... organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais questões...."

Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e dinâmicas. Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração e design, consegui desenvolver um jogo que é  maior sucesso do blog desde 2018!

GeoQuest é um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!  Cada GeoQuest é um conjunto de cartas com um tema principal. No caso específico deste jogo, o tema é:  “Sistema Solar”



Componentes deste jogo:

1) 27 cartas (moldes para imprimir e recortar), numeradas de 01 a 27,  contendo questões e quatro alternativas para resposta, além da informação da resposta correta, conforme modelo abaixo:

2) Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
3) Manual de regras (molde para imprimir e recortar)

Regras (ou sugestões para jogar)

sugestão 1

a) Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco.

b) Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

c) O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta que nela está registrada, para o participante ao seu lado direito, tomando todo o cuidado para que ele não veja a resposta. Se ele acertar, ele fica com essa carta e formará um monte pessoal que ficará em seu poder (não poderá usá-la). Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele.

d) O jogo continua: o participante que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

e) O jogo termina quando não houver mais nenhuma carta no monte sobre a mesa. O participante que tiver com mais cartas em seu poder será declarado vencedor.

sugestão 2

a) Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco.

b) Distribuir 3 cartas para cada participante, deixando as restantes sobre a mesa, num monte só, chamado de monte central, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

c) O vencedor do sorteio escolhe uma das cartas que está na sua mão e faz a pergunta que nela está registrada, para o participante ao seu lado direito, tomando todo o cuidado para que ele não veja a resposta. Se ele acertar, ele ficará com essa carta e formará um monte pessoal que ficará em seu poder (não poderá usá-la). O participante que fez a pergunta, deverá retirar uma carta do monte central, para completar 3 cartas em sua mão. (Caso o participante errar a resposta, a carta deverá ser colocada no monte central, ao final dele e o participante que fez a pergunta, nesse caso, também deverá retirar uma carta do monte central, para completar 3 cartas em sua mão)

d) O jogo continua: o participante que acabou de responder, escolhe uma das cartas que está na sua mão e faz a pergunta que nela está registrada, para o participante ao seu lado direito e, assim por diante.

e) O jogo termina quando não houver mais nenhuma carta no monte sobre a mesa ou nas mãos dos participantes. O participante que tiver com mais cartas em seu poder (monte pessoal) será declarado vencedor.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas a serem utilizadas – subtemas, ou marcação de tempo) entre outros.

Apresentação e distribuição do jogo:

O jogo GeoQuest Sistema Solar” está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 4 a 5: cartas para imprimir e recortar
- página 6: versos das cartas para imprimir e recortar (opcional)
- página 7: caixinha - molde para imprimir, recortar e montar
- página 8: folha com as regras (sugestões para jogar)
- página 9: manual com as regras (sugestões para jogar) - para imprimir e recortar

dicas de impressão:

Conheça outros jogos com temas similares:
Clique no tema para acessar a respectiva página com a lista de jogos


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:

Fontes utlizadas no desenvolvimento: Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina  Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”

24 julho 2025

DominoZÃO 4D da Reciclagem

coleta seletiva

publicado: 24/07/2025 ❎ atualizado: 24/07/2025
lista de jogos /  Geografia / DominóZÃO 4D da Reciclagem: coleta seletiva


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Mas, por que 4D? Bom, no jogo de dominó tradicional, cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincidam com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. Neste DominóZÃO 4D, a dinâmica é a mesma, o que varia é a forma de combinação: figura com figura ou metade de uma figura com a sua outra metade, descrição X figura ou pergunta X figura com a resposta, etc.

Inicialmente idealizado e lançado para a disciplina de Geografia, o GeoDominó 4D, , ou seja, com 4 direções, ao jogar, você passa a ter quatro opções de combinações de peças em quatro extremidades. Recentemente, iniciamos o mesmo processo com os jogos da disciplina de Históriaonde já temos 4 jogos da linha dominó de História tipo 4D. Depois, em abril de 2020, atendendo aos muitos pedidos e solicitações, considerando as inúmeras sugestões recebidas e, finalmente, transformando em realidade um antigo projeto, resolvemos aumentar, isso mesmo, aumentar o tamanho das nossas peças de GeoDominó. Daí, eis que surgiu, à época, essa  nova linha GeoDominóZÃO.

Neste primeiro DominóZÃO 4D a ideia é a de transformar um jogo de dominó tradicional, em um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado e fixação de conhecimento sobre Reciclagem: coleta seletiva. 

Este DominóZÃO 4D é composto por 70 peças (a peça de início do jogo vale por 2), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo.




CONTEÚDO DIDÁTICO

O jogo apresenta as 10 lixeiras (ou coletores) da coleta seletiva com a padronização de cores para os tipos de resíduos mais comuns. As informações são baseadas na resolução CONAMA mais recente e de acordo com padrões internacionalmente aceitos:

Amarelo - Metal em geral
Azul - Papel; papelão
Branco - Resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
Cinza - Resíduo geral não reciclável ou misto, ou contaminado não passível de separação
Laranja - Resíduos perigosos
Marrom - Resíduos orgânicos
Preto - Madeira
Roxo - Resíduos radioativos
Verde - Vidro
Vermelho – Plástico

Além disso, mostra, também, 70 tipos diferentes de resíduos, tais como latinha de refrigerante, garrafas PET, caixas de papelão, etc.

Componentes do jogo:

 
70 peças (moldes para imprimir e recortar), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo, conforme modelo abaixo:




“peça de início” (equivalente à 2 peças) projetada para estabelecer as quatro direções e suas respectivas extremidades:

também contém:

 


Regras (sugestão): 

O jogo é composto por 70 peças (a peça de início do jogo vale por 2), estampando, cada uma, de um lado uma lixeira da coleta seletiva com uma determinada cor e, do outro lado, um tipo de resíduo. Neste tipo 4D, os coletores utilizados são 10, a saber: vermelho, verde, azul, amarelo, marrom, cinza, roxo, laranja, branco e preto e os resíduos, por sua vez, respectivamente: plástico, vidro, papel, metal, orgânicos, não recicláveis, radioativos, perigosos, serviços de saúde e madeira.

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. Neste jogo, o que muda, além da estampas e a forma de combiná-las, fica por conta das extremidades, ou pontas, abertas para combinar as peças: ao invés de 2, serão 4 pontas.

 O ideal é envolver de 4 a 6 e até 8 participantes, uma vez que a dinâmica do jogo e quantidade de peças (64) permite tal incremento. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante recebe de 5 a 8 peças. As que sobrarem ficarão disponíveis, num monte, para “compras”.

A peça de início não faz parte da distribuição e deverá ser colocada no centro da mesa. O primeiro jogador escolhe uma de suas peças e a coloca sobre a mesa, com a face voltada para cima. em uma das 4 extremidades abertas, de forma que a figura do resíduo, de um dos lados coincida com cor do coletor do outro lado onde está sendo colocada.  Veja o exemplo na figura abaixo:

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte. Se um jogador, na sua vez de jogar, não tiver nenhuma peça que combine com as que estão nas extremidades do jogo sobre a mesa, deverá “comprar”, do monte de compras, tantas peças quanto forem necessárias. Caso acabem as peças do monte de compras, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo. 

Apresentação:
 
Este jogo está em um arquivo no formato PDF, formatado para impressão em folha A4, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 8: peças para imprimir e recortar
- página 9: peça de início para imprimir e recortar
- página 10: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 11 e 12: molde da caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 13: folha com as regras/sugestões
- página 14: manual com as regras (para imprimir, recortar e guardar na caixinha)
- páginas 15 e 16: esquema de montagem/sugestão
 

dicas de impressão:

Clique na figura abaixo e conheça todos os jogos sobre Reciclagem:


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: