lista de jogos / Geografia / GeoCartas Gentílicos: América - jogo dos pares
O
Classe Invertida está lançando uma série de jogos com o tema “gentílicos”.
O
adjetivo gentílico, também muito conhecido como adjetivo pátrio,
é a palavra que indica o lugar de origem, a nacionalidade ou a procedência
de alguém ou de algo. Ele deriva do nome de países, estados/regiões, cidades
e continentes.
O Jogo dos Pares é um jogo de cartas clássico, divertido e muito simples de aprender, perfeito para jogar com a família e amigos.
Este GeoCartas jogo dos pares gentílicos AMÉRICA tem por objetivo principal formar o maior número de pares de cartas possível e, mais importante, não terminar com a carta da ONU nas mãos.
É composto por 153 cartas, sendo: 76 pares que combinam um GENTÍLICO MASCULINO com um GENTÍLICO FEMININO do mesmo país ou território ou povo.
Dessa forma, este jogo apresenta 76 gentílicos de países, territórios e povos. A carta restante é a da ONU, que não tem par no jogo e por isso é considerada a “carta sem par”.
como jogar:
1. Preparação:
Embaralhe
todas as 153 cartas. Distribua todas elas entre os jogadores (ou as que você escolher para o jogo). Não se preocupe se
alguns jogadores ficarem com mais ou menos cartas, isso é normal.
2. Formando os
pares:
Depois
de receber as cartas, cada jogador deve verificar se já tem algum par em sua
mão. Um par é composto por duas cartas: uma do gentílico masculino e
outra do gentílico feminino (por exemplo “CUBANO” e
“CUBANA”). Se encontrar um par, o jogador deve colocá-lo na
mesa, virado para cima, na sua frente.
3. O jogo continua:
O
jogador mais novo começa (ou um sorteio poderá decidir a ordem de jogar). Ele
deve pegar, aleatoriamente e sem olhar, uma carta da mão do jogador à sua
esquerda. Se a carta que ele pegou formar um par com alguma carta que ele já
tinha na mão, ele deve colocar o novo par na mesa, junto aos outros.
Se
a carta não formar um par, ele simplesmente a mantém na mão.
A
rodada segue para o próximo jogador, no sentido horário, que repete o processo,
pegando uma carta da mão do jogador à sua esquerda.
O Final do Jogo
O
jogo continua assim, com cada jogador formando e baixando pares, até que todas
as cartas pareadas estejam na mesa. No fim, vai sobrar apenas uma carta: a da ONU
(ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS) a única que não tem par correspondente.
O
jogador que terminar com a carta da ONU na mão perde o jogo. Todos os
outros jogadores ganham, e o vencedor "moral" é aquele que conseguiu
formar o maior número de pares.




























