02 dezembro 2017

Diário de Classe


capítulo 2 - Capacitação Design Thinking


No dia 30 de setembro, fui convidado a participar do WorkshopCompetências Empreendedoras na Escola” (Design Thinking, Design Sprint, Canvas e outras metodologias), a cargo da empresa Ideias do Futuro, que promoveu o projeto Startup In School nas unidades da Etec, inclusive na de Praia Grande.

O Startup in School é um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico. Uma competição de 2 dias, em que os alunos criam uma startup baseada em aplicativo mobile, seu protótipo e modelo de negócios. São trabalhados conceitos de programação e competências empreendedoras. Até o primeiro semestre de 2017, mais de 600 alunos já participaram do programa, que mantém altas avaliações.
Essa capacitação foi direcionada aos docentes que ministram as disciplinas PTCC (Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso), DTCC (Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso) e Coordenadores de Curso e de Laboratório da Unidade Escolar local.

A temática principal do curso foi em torno da questão: “por que desenvolver competências empreendedoras na escola?”  e abordou diversas metodologias de projetos e fomento ao empreendedorismo.



Um dos pontos altos foi o aprendizado do Design Thinking -  uma metodologia que aplica ferramentas do design para solucionar problemas complexos. Propõe o equilíbrio entre o raciocínio indutivo/ associativo, que alavanca a inovação, e a redução de riscos. Posiciona as pessoas no centro do processo, compreendendo a fundo suas necessidades.


E o foco principal era a inovação na educação, principalmente nas seguintes abordagens:

Em práticas e estilo de ensino
No uso de materiais complementares nas salas de aula
No uso de dispositivos eletrônicos e internet na sala de aula
Na organização da classe
Nos métodos de avaliação utilizados nas salas de aula
No fornecimento de educação complementar nas escolas
No âmbito da colaboração de professores nas escolas
Em mecanismos de feedback nas escolas
Nas relações externas das escolas
Nos métodos de gestão


Bem, a capacitação transcorreu de forma dinâmica. Fomos divididos em grupos e nossa tarefa era desenvolver um projeto educacional utilizando as ferramentas abordadas. A equipe da qual fiz parte, propôs um projeto de capacitação de professores na metodologia sala de aula invertida. O projeto ficou realmente muito interessante e recebeu elogios de todos.



Realmente foi sensacional poder participar desse evento. 

Em breve, aqui no blog, vou começar a postar artigos e dinâmicas utilizando Design Thinking.

01 dezembro 2017

Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e venda de imóveis

Transações Imobiliárias
Dinâmica de Operações Imobiliárias: Captação, divulgação e venda de imóveis – 21/11/2017 – 19 às 22:50

No dia 21 de novembro, os professores do Curso Técnico em Transações Imobiliárias reuniram todas as três turmas (1º, 2º e 3º semestres, respectivamente) para uma “megadinâmica” imobiliária! Os professores Gabriel, Leandro, e Naíá, aos quais me juntei, estavam motivadíssimos com o evento e os alunos, é claro, não muito menos ansiosos.

No terceiro andar do prédio da Etec Guilhermina encontra-se o laboratório de administração, palco da realização da dinâmica. Horas antes, consegui alguns banners promocionais junto a Tecnocasa, uma famosa imobiliária aqui de Praia Grande, o que deixou o local mais apropriado.

Selecionamos três representantes, um de cada turma, para formarem suas equipes. Enquanto isso, em uma breve reunião, acertamos os detalhes finais.



Equipes escolhidas e formadas, passamos a todos as instruções. Cada equipe deveria simular uma transação de venda e compra de um imóvel. Alguns parâmetros, no entanto, deveriam ser seguidos:

1º PERSONAGENS:

COMPRADORES: Casal jovem, casal idoso e solteiro (sugestões)
VENDEDORES: Construtor, Casal idoso e investidor (sugestões)
IMOBILIÁRIAS: Administrador, corretores, secretária, vistoriador, etc. (sugestões)
BANCO: Caixa Econômica, etc. (sugestões)



2º PROCEDIMENTOS

1º CAPTAÇÃO
Captação Ativa ou Passiva – IMOBILIÁRIAS  X  VENDEDORES
2º DIVULGAÇÃO DO IMÓVEL
Sites, placas, portais de anúncios, etc.
3º ATENDIMENTO
Atendimento via telefone, online ou presencial – IMOBILIÁRIAS  X  COMPRADORES
4º VISITA
Visita ao imóvel. Parecer do cliente – IMOBILIÁRIAS  X  COMPRADORES
5º PROPOSTA e CONTRA-PROPOSTA
Negociação e follow-up – COMPRADORES  X IMOBILIÁRIAS  X  VENDEDORES
6º ASSINATURA DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA – BANCO X COMPRADORES X IMOBILIÁRIAS X VENDEDORES
7º RECEBIMENTO DA COMISSÃO DA IMOBILIÁRIA - IMOBILIÁRIAS X VENDEDORES



1º 3º AVALIAÇÃO

BANCA DE PROFESSORES


Em seguida, reunidas a parte, cada equipe traçou suas estratégias de apresentação, afinal o tempo disponível para tanto era somente de vinte minutos. O resultado? Sensacional. 



Todos mostraram dedicação e competência nessa simulação para profissionais de transações imobiliárias. Uma das equipes, por exemplo, mostrou uma dinâmica muito interessante na evolução do processo de compra e venda de um imóvel. Já outra equipe utilizou mais termos técnicos. No conjunto, nós, professores, consideramos a realização da atividade como satisfatória.



No caso específico do futuro profissional de transações imobiliárias, seja qual for o seu ramo de atuação a ser alcançado (corretor, avaliador, perito, administrador, etc.), as atividades práticas e dinâmicas são indispensáveis à sua formação, uma vez que, formados, estarão prontos para atuar no mercado imobiliário.

Todos apreciaram participar da dinâmica, mas, a aventura não acaba aí... A próxima, referente à locação de imóveis, já está marcada. Em breve, postarei. É isso!!












Clique aqui  e confira como foi a Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e locação de imóveis.

19 novembro 2017

photodinâmica

011.
Prévias das apresentações dos projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso das turmas do Curso Técnico em Transações Imobiliárias da Etec - Praia Grande ´- 10/10/2017