A Feira de TCC da Etec de Praia Grande nem havia começado e eu já tinha uma ideia pra uma nova dinâmica!
09 dezembro 2017
04 dezembro 2017
photodinâmica
012.
Participação na Feira Cultural da Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, em Praia Grande (flagrantes da Sala de Geografia) - 01/12/2017
Participação na Feira Cultural da Escola Municipal Domingos Soares de Oliveira, em Praia Grande (flagrantes da Sala de Geografia) - 01/12/2017
Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e locação de imóveis
Transações Imobiliárias
Dinâmica de Operações Imobiliárias:
Captação, divulgação e locação de imóveis – 28/11/2017 – 19 às 22:50
Depois
da sensacional “megadinâmica” imobiliária realizada na Etec de Praia Grande, no
dia 21 de novembro, reunimos mais uma vez todas as três turmas (1º, 2º e 3º
semestres), do Curso Técnico em Transações Imobiliárias para um novo evento nos
mesmos moldes.
Os
professores Gabriel, Leandro e Naíá lá estavam, mais uma vez prontos e
dispostos para aplicar mais uma dinâmica (ôpa... eu também estava presente).
Dessa
vez, optamos por uma sala de aula ao invés do laboratório de administração,
utilizado na dinâmica anterior. Ficou mais compacto, mas nem tão menos
produtivo.
Ah!
E os banners promocionais também, mais uma vez, foram utilizados para deixar o ambiente
mais apropriado, como se pode notar nas fotos.
Novamente,
selecionamos quatro representantes, um de cada turma, para formarem suas
equipes. E como já era de praxe, equipes escolhidas e formadas, passamos a
todos as instruções. Cada equipe deveria simular uma transação de locação de um
ou mais imóveisl. Alguns parâmetros, no entanto, deveriam ser seguidos:
1º PERSONAGENS:
LOCADORES: Casal
jovem, casal idoso e solteiro (sugestões)
LOCATÁRIOS: Construtor,
Casal idoso e investidor (sugestões)
IMOBILIÁRIAS: Administrador,
corretores, secretária, vistoriador, etc. (sugestões)
BANCO: Caixa
Econômica, etc. (sugestões)
2º PROCEDIMENTOS
3º AVALIAÇÃO
BANCA DE PROFESSORES
Em
seguida, reunidas a parte, cada equipe traçou suas estratégias de apresentação,
afinal o tempo disponível para tanto era somente de vinte minutos. O
resultado? Sensacional.
Mais
uma vez, os alunos superaram todas as expectativas. Com a experiência adquirida
na dinâmica anterior, todas as equipes mostraram-se criativas e sintonizadas
com o ambiente profissional do mercado imobiliário. Nas fotos aqui postadas,
pode-se perceber como foi a realização dessa “megadinâmica”.
Com
certeza, todos apreciaram participar da dinâmica, mas, a aventura, infelizmente
acaba aqui, pelo menos, para este ano, afinal o semestre está chegando ao fim.
O importante é que, nós, professores e alunos, estabelecemos, por que não, um
excelente precedente para as turmas dos próximos anos.
É
isso!!
Clique aqui e confira como foi a Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e venda de imóveis.
02 dezembro 2017
Diário de Classe
capítulo 2 - Capacitação Design Thinking
No
dia 30 de setembro, fui convidado a participar do Workshop “Competências
Empreendedoras na Escola” (Design
Thinking, Design Sprint, Canvas e outras metodologias), a cargo
da empresa Ideias do Futuro, que promoveu o projeto Startup In School nas unidades
da Etec, inclusive na de Praia Grande.
O Startup in School
é um programa de iniciação em Empreendedorismo Tecnológico. Uma competição de 2
dias, em que os alunos criam uma startup baseada em aplicativo mobile, seu
protótipo e modelo de negócios. São trabalhados conceitos de programação e
competências empreendedoras. Até o primeiro semestre de 2017, mais de 600 alunos já participaram
do programa, que mantém altas avaliações.
Essa
capacitação foi direcionada aos docentes que ministram as disciplinas PTCC (Planejamento
do Trabalho de Conclusão de Curso), DTCC (Desenvolvimento do
Trabalho de Conclusão de Curso) e Coordenadores de Curso e de
Laboratório da Unidade Escolar local.
A
temática principal do curso foi em torno da questão: “por que desenvolver competências empreendedoras na escola?” e abordou diversas metodologias de
projetos e fomento ao empreendedorismo.
Um
dos pontos altos foi o aprendizado do Design Thinking - uma metodologia que aplica ferramentas do
design para solucionar problemas complexos. Propõe o equilíbrio entre o raciocínio
indutivo/ associativo, que alavanca a inovação, e a redução de riscos.
Posiciona as pessoas no centro do processo, compreendendo a fundo suas
necessidades.
E o foco principal
era a inovação na educação, principalmente nas seguintes abordagens:
Em práticas e estilo de ensino
No uso de materiais complementares nas salas de aula
No uso de materiais complementares nas salas de aula
No uso de dispositivos eletrônicos e internet na sala de aula
Na organização da classe
Nos métodos de avaliação utilizados nas salas de aula
Na organização da classe
Nos métodos de avaliação utilizados nas salas de aula
No fornecimento de educação complementar nas escolas
No âmbito da colaboração de professores nas escolas
Em mecanismos de feedback nas escolas
Nas relações externas das escolas
No âmbito da colaboração de professores nas escolas
Em mecanismos de feedback nas escolas
Nas relações externas das escolas
Nos métodos de gestão
Bem,
a capacitação transcorreu de forma dinâmica. Fomos divididos em grupos e nossa
tarefa era desenvolver um projeto educacional utilizando as ferramentas
abordadas. A equipe da qual fiz parte, propôs um projeto de capacitação de
professores na metodologia sala de aula invertida. O projeto ficou realmente
muito interessante e recebeu elogios de todos.
Realmente
foi sensacional poder participar desse evento.
Em breve, aqui no blog, vou
começar a postar artigos e dinâmicas utilizando Design Thinking.
01 dezembro 2017
Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e venda de imóveis
Transações Imobiliárias
Dinâmica de Operações
Imobiliárias: Captação, divulgação e venda de imóveis – 21/11/2017 – 19 às
22:50
No dia 21 de novembro, os
professores do Curso Técnico em Transações Imobiliárias reuniram todas as três
turmas (1º, 2º e 3º semestres, respectivamente) para uma “megadinâmica”
imobiliária! Os professores Gabriel, Leandro, e Naíá, aos quais me juntei, estavam
motivadíssimos com o evento e os alunos, é claro, não muito menos ansiosos.
No terceiro
andar do prédio da Etec Guilhermina encontra-se o laboratório de administração,
palco da realização da dinâmica. Horas antes, consegui alguns banners
promocionais junto a Tecnocasa, uma famosa imobiliária aqui de Praia Grande, o
que deixou o local mais apropriado.
Selecionamos três
representantes, um de cada turma, para formarem suas equipes. Enquanto isso, em
uma breve reunião, acertamos os detalhes finais.
Equipes escolhidas e
formadas, passamos a todos as instruções. Cada equipe deveria simular uma
transação de venda e compra de um imóvel. Alguns parâmetros, no entanto,
deveriam ser seguidos:
1º PERSONAGENS:
COMPRADORES: Casal jovem, casal idoso e solteiro (sugestões)
VENDEDORES: Construtor, Casal idoso e investidor (sugestões)
IMOBILIÁRIAS: Administrador, corretores, secretária, vistoriador, etc. (sugestões)
BANCO: Caixa Econômica, etc. (sugestões)
1º CAPTAÇÃO
Captação
Ativa ou Passiva – IMOBILIÁRIAS X
VENDEDORES
2º
DIVULGAÇÃO DO IMÓVEL
Sites,
placas, portais de anúncios, etc.
3º ATENDIMENTO
Atendimento
via telefone, online ou presencial – IMOBILIÁRIAS X COMPRADORES
4º VISITA
Visita
ao imóvel. Parecer do cliente – IMOBILIÁRIAS X COMPRADORES
5º PROPOSTA
e CONTRA-PROPOSTA
Negociação
e follow-up – COMPRADORES X IMOBILIÁRIAS X VENDEDORES
6º
ASSINATURA DO CONTRATO DE COMPRA E VENDA – BANCO X COMPRADORES X IMOBILIÁRIAS X VENDEDORES
7º
RECEBIMENTO DA COMISSÃO DA IMOBILIÁRIA - IMOBILIÁRIAS X VENDEDORES
BANCA DE
PROFESSORES
Em seguida, reunidas a parte, cada equipe
traçou suas estratégias de apresentação, afinal o tempo disponível para tanto
era somente de vinte minutos. O resultado?
Sensacional.
Todos mostraram dedicação e competência nessa simulação para
profissionais de transações imobiliárias. Uma das equipes, por exemplo, mostrou
uma dinâmica muito interessante na evolução do processo de compra e venda de um
imóvel. Já outra equipe utilizou mais termos técnicos. No conjunto, nós,
professores, consideramos a realização da atividade como satisfatória.
No caso específico do futuro profissional de
transações imobiliárias, seja qual for o seu ramo de atuação a ser alcançado
(corretor, avaliador, perito, administrador, etc.), as atividades práticas e
dinâmicas são indispensáveis à sua formação, uma vez que, formados, estarão prontos
para atuar no mercado imobiliário.
Todos apreciaram participar da dinâmica, mas,
a aventura não acaba aí... A próxima, referente à locação de imóveis, já está
marcada. Em breve, postarei. É isso!!
Clique aqui e confira como foi a Dinâmica de Operações Imobiliárias - captação, divulgação e locação de imóveis.
19 novembro 2017
photodinâmica
011.
Prévias das apresentações dos projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso das turmas do Curso Técnico em Transações Imobiliárias da Etec - Praia Grande ´- 10/10/2017
Prévias das apresentações dos projetos dos Trabalhos de Conclusão de Curso das turmas do Curso Técnico em Transações Imobiliárias da Etec - Praia Grande ´- 10/10/2017
17 novembro 2017
Garimpando Geografia...
...no logo dos Programas de Intercâmbio do Centro Universitário FEI (ficou sensacional o Globo com as bandeiras):
Assinar:
Postagens (Atom)