09 maio 2018
01 maio 2018
GeoQuest “População”
publicado: 01/05/2018 atualizado: 25/04/2023
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(somente mensagens)
“Chamada oral... prova surpresa...
organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões,
questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário:
todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias
para jogos e dinâmicas.
Assim, depois de muito, mas muito
trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração,
design, finalmente ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para
chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”
Essa
é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos 10 jogos-tema da linha GeoQuest,
ano passado. Com certeza, também cabe aplica-la aqui também, no lançamento do
11º tema:
Assim como os demais jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio. Por isso, usei várias publicações como fonte e referencial teórico, entre as quais destaco:
- Vontade de Saber, de Neiva Torrezani, Editora FTD:
- Geografia Homem e Espaço, de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco, Editora Saraiva;
- Geografia – Coleção Integralis, de Helio Garcia e Paulo Roberto Moraes;
E o meu favorito,
- Expedições Geográficas, de Melhem e Sergio Adas, Editora Moderna.
Componentes do jogo
a) CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso
específico deste jogo, o tema é:
“População”.
O tema inclui: dinâmica demográfica, características da população
(perfil etário, crescimento vegetativo, etc.), fluxos migratórios, índices
estatísticos, etc.
b) CARTAS
São 50 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta.
Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para
resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um
exemplo detalhado de uma das cartas:
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d)
CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
22 abril 2018
GeoBingo Coordenadas Geográficas: Brasil
publicado: 22/04/2018 atualizado: 10/05/2023
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(somente mensagens)
De volta aos
GeoBingos, agora com um tema bem interessante e que há muito é sugerido e solicitado pelos
professores: coordenadas geográficas.
Coordenadas
geográficas, na maioria dos casos, não é um conteúdo de fácil compreensão e
entendimento. Alguns professores de Geografia tentam encontrar uma maneira do
aluno assimilar o conteúdo. O jogo didático é uma das atividades que motivam e
promovem a interação entre os estudantes. Assim, os docentes, para fixar o
conteúdo de geografia que enfoca a capacidade de localização no globo
terrestre, com os conceitos de coordenadas geográficas envolvendo paralelos e
meridianos, utilizam o jogo Batalha Naval na sala de aula. Esse jogo consiste
em deduzir onde estão as figuras do oponente, dizendo o endereço, exemplo, linha
‘2’ coluna ‘h’, linha 9 coluna ‘b’ e assim por diante. O término do jogo é
quando um dos oponentes acerta todos os alvos do outro. Nesse caso, a ligação entre o jogo e as
coordenadas geográficas é que as linhas representam os paralelos e as colunas
os meridianos. Os códigos comparam-se às coordenadas geográficas inseridas nos
mapas (por exemplo 16°S e 48°O).
Não estou aqui
desqualificando, nem descartando Batalha Naval como atividade em sala de aula,
muito pelo contrário, tenho um projeto, na minha oficina de jogos, para o
desenvolvimento de uma adaptação que, em breve, estarei lançando por aqui.
Por enquanto,
apresento uma nova proposta para auxiliar no entendimento das coordenadas
geográficas:
GeoBingo Coordenadas Geográficas: Brasil
Como sempre escrevo
nos ‘posts’ dos GeoBingos, não é novidade que existe uma grande variedade de
regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades
de vitória.
Este jogo de bingo, ou melhor, GeoBingo, é um jogo didático,
voltado exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de
conhecimento sobre Geografia.
Assim, desenvolvi
este jogo abrangendo o tema coordenadas geográficas e envolvendo o território
brasileiro. Ideal para as turmas do 4º ao 7º ano, e para os alunos do 8º e 9º
como revisão de matéria.
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
- Localização
de um ponto no mapa do Brasil através da identificação da latitude e da longitude;
- Identificação
da latitude e da longitude de uma determinada área (Estado, Região, etc.) no mapa
do Brasil;
-
Questões diversas sobre coordenadas geográficas (Pontos Cardeais, meridianos, paralelos,
etc.)
b)
CARTELAS
O jogo é composto por 40 cartelas contendo, cada uma, 12
informações aleatórias sobre coordenadas geográficas que envolvem a localização,
no mapa do Brasil, dos Estados, do Distrito Federal e das 5 Regiões. Algumas
dessas informações envolvem latitude, longitude, pontos numéricos, bandeiras,
mapas e figuras temáticas.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:
c) FICHAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS
Além disso, traz também 40 fichas com perguntas direcionadas
ao tema, tais como as do exemplo abaixo:
Note que, agora, cada ficha de pergunta contém também a sua
respectiva resposta. Resolvi incluir essa informação como um auxílio paras o
professor. Afinal, as informações envolvem muitos números e combinações. Com as
respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem
sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos
alunos.
d)
MAPA DO BRASIL COM MARCAÇÕES E SIGLAS
Não deixa de ser um componente um tanto estranho para um jogo
de bingo, mas, como o nosso trata-se de um jogo didático, o mapa do Brasil com
marcações e siglas é fundamental para o desenrolar do jogo, possibilitando aos
estudantes que façam consultas e observações antes de marcar os quadros nas cartelas:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as
cartelas, as fichas e o mapa:
Regras
(sugestões)
As regras para se
jogar o GeoBingo Coordenadas Geográficas: Brasil, são muito simples:
- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros
aleatórios em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos e cada grupo fica com
um exemplar do mapa do Brasil.
- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo
professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela, podendo,
inclusive, consultar o mapa. Por exemplo: Se a pergunta sorteada for "
A área de qual Estado
localiza-se nas coordenadas: LAT 5°S, LONG 55°O?", o estudante deverá consultar
o mapa e depois verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do
Estado onde está escrito “Pará”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação
sobre o quadro onde se encontra esse mapa.
- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às
perguntas sorteadas.
- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a
cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor.
Seguindo as regras, o
aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas,
diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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