publicado: 01/05/2018 atualizado: 25/04/2023
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
“Chamada oral... prova surpresa...
organizar um Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões,
questões e mais questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário:
todas essas indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias
para jogos e dinâmicas.
Assim, depois de muito, mas muito
trabalho mesmo, envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração,
design, finalmente ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para
chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”
Essa
é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos 10 jogos-tema da linha GeoQuest,
ano passado. Com certeza, também cabe aplica-la aqui também, no lançamento do
11º tema:
Assim como os demais jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo triênio. Por isso, usei várias publicações como fonte e referencial teórico, entre as quais destaco:
- Vontade de Saber, de Neiva Torrezani, Editora FTD:
- Geografia Homem e Espaço, de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco, Editora Saraiva;
- Geografia – Coleção Integralis, de Helio Garcia e Paulo Roberto Moraes;
E o meu favorito,
- Expedições Geográficas, de Melhem e Sergio Adas, Editora Moderna.
Componentes do jogo
a) CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso
específico deste jogo, o tema é:
“População”.
O tema inclui: dinâmica demográfica, características da população
(perfil etário, crescimento vegetativo, etc.), fluxos migratórios, índices
estatísticos, etc.
b) CARTAS
São 50 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta.
Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para
resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um
exemplo detalhado de uma das cartas:
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d)
CAIXINHA
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.