publicado: 20/05/2018 atualizado: 25/04/2023
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“Chamada oral... prova surpresa... organizar um
Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais
questões.... Não... não estou reclamando não! Pelo contrário: todas essas
indagações, ou melhor, reclamações, acabaram me dando mais ideias para jogos e
dinâmicas.
Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo,
envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente
ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova,
ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!”
Essa é a introdução dos ‘posts’ de lançamento dos 10 jogos-tema da linha
GeoQuest, ano passado. E foi também a introdução aos outros dois lançamentos
anteriores: o tema 11, GeoQuest População e o tema 12, GeoQuest Reciclagem. Assim, como é
tradição no meu blog, vou aplicá-la ao lançamento do 13º tema:
GeoQuest Migrações.
Lembrando que, assim como os demais jogos dessa linha, todas as questões
foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao
9º), daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as
instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo
triênio (veja o ‘post’ de lançamento
do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso
específico deste jogo, o tema é:
“Migrações”.
O tema inclui: Tipos de migrações (internas, externas, temporárias,
pendulares, etc.), fluxos migratórios, imigração, deportação, refugiados, etc.
b)
CARTAS
São 50 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta.
Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para
resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
Bem, por enquanto, é isso!!!