publicado: 20/05/2018 atualizado: 25/04/2023
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Em todos os jogos da Linha GeoQuest incluo a seguinte introdução:
[“Chamada oral... prova surpresa... organizar um
Quiz... recapitulação... questões para o simulado... questões, questões e mais
questões....]
[...É um jogo de cartas, ou também pode ser uma
prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas
possibilidades!”]
Assim, depois de 14 temas (veja a relação ao final deste ‘post’),
resolvi lançar este, digamos, ‘mega tema’:
GeoQuest GeoPolítica.
Antes de falarmos a respeito do jogo, gosto de lembrar que, assim como
os demais jogos dessa linha, todas as questões foram baseadas em várias
coleções de livros didáticos de Geografia (do 6º ao 9º e também do Ensino Médio),
daquelas que as editoras costumam ofertar para que os professores e as
instituições de ensino escolham qual será o livro da disciplina para o próximo
triênio (veja o ‘post’ de lançamento
do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e veja alguns dos livros utilizados)
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso
específico deste jogo, o tema é:
“GeoPolítica”.
O tema principal está dividido em sete subtemas:
1) O mundo antes da
Primeira Guerra Mundial
2) Primeira Guerra
Mundial
3) Revolução Russa
4) O mundo antes da
Segunda Guerra Mundial
5) Segunda Guerra
Mundial
6) Pós-Guerra
7) Guerra Fria
b)
CARTAS
São 90 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
Regras (sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para
resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre
outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras
palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema.