29 julho 2020

Quest/Geografia - Placas Tectônicas

volume 1: a estrutura da Terra
publicado:29/07/2020 atualizado: 03/5/2023
lista de jogos / Geografia / Quest/Geografia - Placas Tectônicas - volume 1

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Continuamos com os nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas. Depois do GeoMemória e do GeoDominóZÃO é a vez do QUEST. Sim, isso mesmo... você não leu errado: dessa vez não é o GeoQuest.

QUEST é a nossa nova linha de jogos do tipo Quiz. Na verdade, ela veio para revitalizar a tradicional e mais querida das linhas, GeoQuest. As novidades ficam por conta do tamanho das cartas (aumentaram) e da inclusão de mais uma alternativa para resposta: agora são quatro.

Como estamos lançando oito jogos com o tema placas tectônicas, e, já lançamos dois, então, segue o terceiro:

linha:
QUEST
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de quiz
tema:
placas tectônicas
volume:
1
subtema:
a estrutura da Terra


a) conteúdo didático (abrange os volumes de 1 a 4)

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, os jogos da linha QUEST , volumes 1 a 4, contemplam os seguintes subtemas:
volume 1 - a estrutura da Terra;
volume 2 - a mobilidade da crosta terrestre;
volume 3 - placas, fenômenos e relevo;
volume 4 - principais placas tectônicas;   

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

arquivo em formato PDF com 11 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 8: cartas (para imprimir)
página 9: molde da caixinha (para imprimir)
página 10: verso das peças (para imprimir – opcional)
página 11: como jogar (para imprimir – opcional)


c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)  componentes do jogo:

 
     1)  Cartas (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 63 cartas, numeradas, com perguntas e quatro alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as cartas:

f)  como jogar:

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco.

Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta.

Se ele acertar, ele fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele.

O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
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GeoDominóZÃO Placas Tectônicas

publicado: 29/07/2020 atualizado: 29/07/2020
jogos didáticos


Seguindo com os nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas, chegamos ao GeoDominóZÃO! Sim, com certeza você já experimentou o nosso jogo de dominó geográfico num formato maior do que os nossos primeiros lançamentos. Hum... caso ainda não tenha experimentado, é só clicar aqui e conhecer a linha Brasil.

Lembrando que, foi no último post, no lançamento do GeoMemória placas tectônicas, que contei a novidade: estamos lançando oito jogos com esse tema... e isso de uma só vez! Mas, vamos por partes: este ainda é só o segundo:


linha:
GeoDominóZÃO
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de dominó
tema:
placas tectônicas
módulo/nível:
único



a) conteúdo didático

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, este jogo, contempla os seguintes subtemas:
- a estrutura da Terra;
- a mobilidade da crosta terrestre;
- placas, fenômenos e relevo;
- principais placas tectônicas;       

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

arquivo em formato PDF com 8 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 4: cartas (para imprimir)
página 5: molde da caixinha (para imprimir)
página 6: verso das peças (para imprimir – opcional)
página 7: como jogar (para imprimir – opcional)
página 8: estrutura de montagem

c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das peças e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)  componentes do jogo:

 

     1)  Peças (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 32 peças, , estampadas com figuras representativas dos temas “a estrutura da Terra”, “a mobilidade da crosta terrestre”, “placas, fenômenos e relevo” e “principais placas tectônicas”.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as peças:

 
f)  como jogar:

As regras do GeoDominóZÃO  são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são as estampas e a maneira de combiná-las.

O ideal é formar grupos de 4 participantes. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada participante receberá 5 peças. As que sobrarem (neste caso, 12 peças) ficarão disponíveis para “compras”.

Um sorteio decidirá a ordem de cada participante, ou seja, a sua vez de jogar.

O primeiro a jogar escolherá, a seu critério, qualquer uma das peças que estão em sua mão e a colocará sobre a mesa.

O jogador seguinte (e, daí, cada jogador, na sua vez) deverá encaixar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, ou seja, em um dos dois lados da peça que está sobre a mesa, de forma que a figura estampada em um dos lados da peça, coincida ou complete a figura estampada no lado de outra peça, ou, vice-e-versa.

Quando o jogador coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte.

Caso um jogador não tenha na mão uma peça que se encaixe em uma das duas peças que estão nas extremidades do jogo, sobre a mesa, deverá “comprar” junto ao monte de peças reservado para esse fim, tantas peças quanto forem necessárias. Quando não houver mais peças disponíveis para comprar, passará a vez ao próximo jogador.

Quando um jogador colocar sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele vence o jogo.




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              1 – BOLETO
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2 – CARTÃO DE CRÉDITO
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
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a) Bradesco: agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil: agência: 1412-5 - conta: 41707-6
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Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

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2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

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