29 julho 2020

Quest/Geografia - Placas Tectônicas

volume 1: a estrutura da Terra
publicado:29/07/2020 atualizado: 03/5/2023
lista de jogos / Geografia / Quest/Geografia - Placas Tectônicas - volume 1

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Continuamos com os nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas. Depois do GeoMemória e do GeoDominóZÃO é a vez do QUEST. Sim, isso mesmo... você não leu errado: dessa vez não é o GeoQuest.

QUEST é a nossa nova linha de jogos do tipo Quiz. Na verdade, ela veio para revitalizar a tradicional e mais querida das linhas, GeoQuest. As novidades ficam por conta do tamanho das cartas (aumentaram) e da inclusão de mais uma alternativa para resposta: agora são quatro.

Como estamos lançando oito jogos com o tema placas tectônicas, e, já lançamos dois, então, segue o terceiro:

linha:
QUEST
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de quiz
tema:
placas tectônicas
volume:
1
subtema:
a estrutura da Terra


a) conteúdo didático (abrange os volumes de 1 a 4)

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, os jogos da linha QUEST , volumes 1 a 4, contemplam os seguintes subtemas:
volume 1 - a estrutura da Terra;
volume 2 - a mobilidade da crosta terrestre;
volume 3 - placas, fenômenos e relevo;
volume 4 - principais placas tectônicas;   

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

arquivo em formato PDF com 11 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 8: cartas (para imprimir)
página 9: molde da caixinha (para imprimir)
página 10: verso das peças (para imprimir – opcional)
página 11: como jogar (para imprimir – opcional)


c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)  componentes do jogo:

 
     1)  Cartas (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 63 cartas, numeradas, com perguntas e quatro alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as cartas:

f)  como jogar:

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco.

Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta.

Se ele acertar, ele fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele.

O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.


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