publicado:29/07/2020 atualizado: 03/5/2023
lista de jogos / Geografia / Quest/Geografia - Placas Tectônicas - volume 1
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Continuamos com os
nossos lançamentos da linha sobre placas tectônicas. Depois do GeoMemória e do GeoDominóZÃO é a vez do QUEST. Sim, isso mesmo... você não leu errado: dessa vez não é o GeoQuest.
QUEST é a nossa nova linha de jogos do tipo Quiz. Na verdade, ela
veio para revitalizar a tradicional e mais querida das linhas, GeoQuest. As novidades ficam por conta do tamanho
das cartas (aumentaram) e da inclusão de mais uma alternativa para resposta: agora
são quatro.
Como estamos lançando oito
jogos com o tema placas tectônicas, e, já lançamos dois, então, segue o
terceiro:
QUEST
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo de quiz
tema:
placas tectônicas
volume:
1
subtema:
a estrutura da Terra
a)
conteúdo didático (abrange os volumes de 1 a
4)
UNIDADE TEMÁTICA
Geografia
– 6º ano: Conexões
e escalas
Ciências
– 6º ano: Terra
e Universo
Ciências
– 7º ano: Terra
e Universo
OBJETOS
DE CONHECIMENTO
Geografia
– 6º ano: Relações
entre os componentes físico-naturais
Ciências
– 6º ano: Forma,
estrutura e movimentos da Terra
Ciências
– 7º ano: Fenômenos
naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva
continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação
com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o
planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais
características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões,
terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no
Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e
africana com base na teoria da deriva dos continentes.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e
para o 7º ano de Ciências, os jogos da linha QUEST , volumes 1 a 4, contemplam os seguintes subtemas:
volume
1 - a estrutura da Terra;
volume
2 - a mobilidade da crosta terrestre;
volume
3 - placas, fenômenos e relevo;
volume
4 - principais placas tectônicas;
Todas
as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros
didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema
principal:” Placas Tectônicas”.
b)
apresentação
arquivo
em formato PDF com 11 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 8: cartas (para imprimir)
página
9: molde da caixinha (para imprimir)
página
10: verso das peças (para imprimir – opcional)
página
11: como jogar (para imprimir – opcional)
c)
distribuição e envio do jogo
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além
da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) componentes do jogo:
1) Cartas (para imprimir e
recortar)
O
jogo é composto por 63 cartas, numeradas, com perguntas e quatro alternativas
para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.
Abaixo,
um modelo com as características e a dimensão:
2) Caixinha (molde para
imprimir, recortar e montar)
Para
guardar as cartas:
f) como jogar:
Dividir
os alunos em grupos de quatro ou cinco.
Todas
as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em
seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.
O
vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela
registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este
não veja a resposta.
Se
ele acertar, ele fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte,
devendo ser colocada ao final dele.
O
jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e
faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o
jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele
que acertou mais.