29 julho 2020

GeoMemória Placas Tectônicas


módulo 1 - fácil: figuras X figuras
publicado:29/07/2020 atualizado: 07/10/2024
jogos didáticos






















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Novo jogo de memória na área! Hum... acho que o tema também é novo por aqui, ou melhor, não estava sendo muito, digamos, abrangido pelos nossos jogos. Na verdade, temos um jogo com esse tema: é o QuebraMinó Placas Tectônicas, distribuído gratuitamente até então.

A novidade mesmo, é que vamos lançar não um, mas oito jogos com esse tema... e isso de uma só vez! Mas, vamos por partes. Como eu estava dizendo, este é o primeiro:


linha:
GeoMemória
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo da memória
tema:
placas tectônicas
módulo:
1 – fácil: figuras X figuras



a) conteúdo didático

UNIDADE TEMÁTICA
Geografia – 6º ano: Conexões e escalas
Ciências – 6º ano: Terra e Universo
Ciências – 7º ano: Terra e Universo

OBJETOS DE CONHECIMENTO
Geografia – 6º ano: Relações entre os componentes físico-naturais
Ciências – 6º ano: Forma, estrutura e movimentos da Terra
Ciências – 7º ano: Fenômenos naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes.

TEMÁTICA
Dentro das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e para o 7º ano de Ciências, este jogo, contempla os seguintes subtemas:
- a estrutura da Terra;
- a mobilidade da crosta terrestre;
- placas, fenômenos e relevo;
- principais placas tectônicas;       

Todas as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema principal:” Placas Tectônicas”.

b) apresentação

 
arquivo em formato PDF com 7 páginas:
página 1: capa
páginas 2 a 4: cartas (para imprimir)
página 5: molde da caixinha (para imprimir)
página 6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página 7: como jogar (para imprimir – opcional)



c) distribuição e envio do jogo

Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.



d)  módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
 
Este jogo é classificado com o nível fácil, ou seja, combinando figuras iguais.

e)  componentes do jogo:


     1)  Cartas (para imprimir e recortar)

O jogo é composto por 68 cartas, sendo 34 pares, estampadas com figuras representativas dos temas “a estrutura da Terra”, “a mobilidade da crosta terrestre”, “placas, fenômenos e relevo” e “principais placas tectônicas”.
Abaixo, um modelo com as características e a dimensão:

     2)  Caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)

Para guardar as cartas:

 
f)  como jogar:

A regra tradicional é simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 conjuntos deste jogo.

Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as figuras voltadas para baixo, de maneira que os participantes não possam ver as estampas.

Depois de escolhido qual o participante será o primeiro a jogar, este, por sua vez, deverá escolher e virar duas cartas e deixar que os demais participantes, além dele, vejam que figuras estão estampadas em cada carta.                                                                                      

Se as cartas que foram viradas tiverem estampas iguais, ou seja, tenham a mesma figura, o participante retira as cartas, colocando-as num monte e ganha o direito de jogar novamente. Se as cartas viradas tiverem estampas diferentes deverão voltar a ficar com a face estampada para baixo e o participante seguinte continuará o jogo, fazendo a mesma operação, e, assim, sucessivamente, até não sobrar carta alguma sobre a mesa.                                                                                                                 
Quando isso acontecer, será declarado vencedor o participante que possuir mais pares formados.  

Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. .


dicas de impressão:

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