módulo 1 - fácil: figuras X figuras
publicado:29/07/2020 atualizado: 29/07/2020jogos didáticos
Novo jogo de memória na
área! Hum... acho que o tema também é novo por aqui, ou melhor, não estava
sendo muito, digamos, abrangido pelos nossos jogos. Na verdade, temos um jogo
com esse tema: é o QuebraMinó Placas Tectônicas,
distribuído gratuitamente até então.
A novidade mesmo, é que
vamos lançar não um, mas oito jogos com esse tema... e isso de uma só vez! Mas,
vamos por partes. Como eu estava dizendo, este é o primeiro:
GeoMemória
disciplina:
Geografia
tipo:
jogo da memória
tema:
placas tectônicas
módulo:
1 –
fácil: figuras X figuras
a)
conteúdo didático
UNIDADE TEMÁTICA
Geografia
– 6º ano: Conexões
e escalas
Ciências
– 6º ano: Terra
e Universo
Ciências
– 7º ano: Terra
e Universo
OBJETOS
DE CONHECIMENTO
Geografia
– 6º ano: Relações
entre os componentes físico-naturais
Ciências
– 6º ano: Forma,
estrutura e movimentos da Terra
Ciências
– 7º ano: Fenômenos
naturais (vulcões, terremotos e tsunamis) e Placas tectônicas e deriva
continental
HABILIDADES
(EF06GE03) Descrever os movimentos do planeta e sua relação
com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões
climáticos.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o
planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais
características.
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões,
terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no
Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
(EF07CI16) Justificar o formato das costas brasileira e
africana com base na teoria da deriva dos continentes.
TEMÁTICA
Dentro
das temáticas enunciadas na BNCC para o 6º ano de Geografia e de Ciências e
para o 7º ano de Ciências, este jogo, contempla os seguintes subtemas:
-
a estrutura da Terra;
-
a mobilidade da crosta terrestre;
-
placas, fenômenos e relevo;
-
principais placas tectônicas;
Todas
as questões deste jogo foram baseadas em obras, compêndios e coleções de livros
didáticos das disciplinas de Geografia e Ciências, relacionados com o tema
principal:” Placas Tectônicas”.
b)
apresentação
arquivo
em formato PDF com 7 páginas:
página
1: capa
páginas
2 a 4: cartas (para imprimir)
página
5: molde da caixinha (para imprimir)
página
6: verso das cartas (para imprimir – opcional)
página
7: como jogar (para imprimir – opcional)
c)
distribuição e envio do jogo
Arquivo
em formato PDF, contendo as estampas das cartas e dos respectivos versos, além
da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) módulos e níveis de dificuldade:
Cada
jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade,
conforme a legenda abaixo:
Este
jogo é classificado com o nível fácil, ou seja, combinando figuras iguais.
e) componentes do jogo:
1) Cartas (para imprimir e
recortar)
O
jogo é composto por 68 cartas, sendo 34 pares, estampadas com figuras
representativas dos temas “a estrutura da
Terra”, “a mobilidade da crosta terrestre”, “placas, fenômenos e relevo” e “principais
placas tectônicas”.
Abaixo,
um modelo com as características e a dimensão:
2) Caixinha (molde para
imprimir, recortar e montar)
Para
guardar as cartas:
f) como jogar:
A
regra tradicional é simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em
uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e
distribuir 4 ou 5 conjuntos deste jogo.
Para
iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as figuras voltadas para baixo, de
maneira que os participantes não possam ver as estampas.
Depois de escolhido qual o participante será o primeiro a jogar, este, por sua vez, deverá escolher e virar duas cartas e deixar que os demais participantes, além dele, vejam que figuras estão estampadas em cada carta.
Se as cartas que foram viradas tiverem estampas iguais, ou seja, tenham a mesma figura, o participante retira as cartas, colocando-as num monte e ganha o direito de jogar novamente. Se as cartas viradas tiverem estampas diferentes deverão voltar a ficar com a face estampada para baixo e o participante seguinte continuará o jogo, fazendo a mesma operação, e, assim, sucessivamente, até não sobrar carta alguma sobre a mesa.
Quando isso acontecer, será declarado vencedor o participante que possuir mais pares formados.
Para adquirir:
Preço:
R$ 5,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
c) Banco Itaú
agência: 6640 - conta: 00565-5
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
e-mail:
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
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