21 dezembro 2017

dinâmicas: GeoLogística Portuária

publicado: 21/12/2017  atualizado: 15/03/2021
JOGOS E DINÂMICAS - Ensino técnico / superior



Minha formação acadêmica, inclui, além de Geografia, Comércio Exterior e Logística. A experiência profissional também. Por isso, resolvi desenvolver alguns jogos na área de logística, mais especificamente, no seu segmento portuário. Há tempos que eu tinha esse projeto em mente e até juntei, com o passar do tempo, muito material sobre o tema, do qual gosto muito.  Agora, tudo isso tornou-se realidade.

O primeiro jogo desta nova série é o GeoLogística Portuária. Trata-se de um jogo de cartas que também pode ser de tabuleiro, ou, seria um jogo de tabuleiro que pode ser de cartas?  Bem, não importa. Na verdade, há mil e uma maneiras de jogar GeoLogística Portuária.


Antes de mais nada, quero explicar a base das informações deste jogo. Elas foram tiradas de uma cartilha da Antaq – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, publicada há alguns anos. Utilizei bastante essa cartilha nas minhas aulas na faculdade e, para facilitar, fiz uma adaptação e montei uma apostila (clique aqui para acessá-la). Retirada da cartilha, a ilustração abaixo demonstra bem o fluxo das prestações de serviços na logística de um porto, bem como os seus respectivos prestadores na movimentação de carga geral e de contêineres:



Em resumo, GeoLogística Portuária é um jogo que aborda, abrange, contempla, enfim, apresenta a organização geral dos serviços portuários, e desafia seus participantes a mostrarem que estão por dentro de tudo o que acontece na logística portuária, seja no mar, no porto, num terminal ou numa empresa do retroporto.

Recomendo o uso deste jogo como complemento prático às aulas ou materiais de leitura, com a proposta de resolução de desafios. É claro que, em todo jogo, existe o fator sorte. Sim, é o caso de GeoLogística Portuária. Mas, não é o fator predominante. O conhecimento prévio e a estratégia são muito mais importantes e decisivos.

O jogo

GeoLogística Portuária é composto por 102 cartas, conforme o quadro abaixo:


Cada carta de prestador de serviço faz par com um único e respectivo serviço prestado. As exceções ficam por conta da Estiva e da Capatazia. Cada uma dessas áreas possui 9 cartas que compõem um conjunto que pertence a um único prestador de serviço.


Embora o jogo possa ser jogado apenas com as cartas, ele também pode conter um tabuleiro, delimitado pelas áreas denominadas mar, porto, terminal e retroporto, como o sugerido na figura abaixo:



Regras

Relembrando o que foi dito na introdução deste ‘post’, GeoLogística Portuária pode ser jogado de mil e uma maneiras. Porém, vou passar a regra básica do jogo. As adaptações, é claro, são permitidas e ficam a critério de cada um. Aliás, não deixa de ser um desafio... traçar novas regras e estratégias... Um viva para a sala de aula invertida!!!



Ôpa! Voltando às regras:

1) Embaralhar todas as cartas (serviços e prestadores)

2) Distribuir 6 cartas a cada participante (o ideal é de 2 a 6 jogadores)



 3) Na mesa, ou no tabuleiro, posicionar, aleatoriamente, 20 cartas com as faces voltadas para cima, à vista de todos.



4) As cartas restantes deverão se posicionadas, num monte e com a faces voltada para baixo, em qualquer lugar da mesa ou do tabuleiro.



  5) Depois de se decidir a ordem dos participantes, o primeiro a jogar deve ‘comprar’ uma carta, ou da mesa/tabuleiro ou do monte. Em seguida, verificar se alguma das cartas que possui, fazem ‘par’. 

  Em outras palavras, ele deve verificar se possui a carta de um serviço portuário e a carta do prestador desse serviço. Para ajudar nessa identificação, os números do serviço e do prestador são iguais. Em caso afirmativo, ele pode descartar, esse e os demais pares que possui na mão, colocando cada par em sua respectiva área (mar, porto, terminal e retroporto) no tabuleiro. Ao final de sua jogada, deverá, obrigatoriamente, descartar uma carta de sua escolha. E assim sucessivamente, entre todos os participantes.

6) O vencedor será aquele que, primeiro, ficar sem nenhuma carta na mão.

Bem, esta é uma regra básica. Algumas variações, tais como, definição de objetivos, sequências dos serviços, etc. com certeza tornarão o jogo mais desafiador e interessante.

Em breve apresentarei outras maneiras de jogar GeoLogística Portuária, postando cartas, cartões e complementos.




Porém, este jogo ainda não está disponível para venda nem distribuição. Ele faz parte de um projeto de oficina e workshop, que logo, logo divulgarei.


É isso!!!

Para adquirir:


Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato


15 comentários:

  1. Boa tarde amei seu trabalho com jogos!Gostaria de adquirir o dominó estados brasileiros para trabalhar com meus alunos! obrigada fico no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Obrigado pelo contato.
      Você pode fazer o download gratuito do modelo da caixinha para montar (e do jogo também)...
      é só participar do nosso grupo no Facebook:
      https://www.facebook.com/groups/classeinvertida/

      Atenciosamente,
      Professor Marcos Bonanato

      Excluir
  2. Anônimo6/3/18 21:49

    Como comprarlos desde Argentina. Gracias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu contato. Por gentileza, informe o seu e-mail, que eu lhe enviarei os arquivos em PDF desse jogo, para que você possa imprimir e jogar.
      Atenciosamente,

      Excluir
  3. Estou ministrando disciplinas de logística empresarial. Adorei os jogos. Gostaria de adquirir. Como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.
      Os jogos de Logística são gratuitos. Por gentileza informe o seu e-mail ou envie uma mensagem para professorbonanato@gmail.com, para que, assim, eu possa lhe enviar os arquivos em formato PDF.
      Atenciosamente

      Excluir
  4. Boa noite professor Marcos Bonanato, excelente iniciativa, sobre o jogo de Logística, sou professor na área e noto a carência de jogos para serem usados em sala de aula, tenho interesse no jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.
      Os jogos de Logística são gratuitos. Por gentileza informe o seu e-mail ou envie uma mensagem para professorbonanato@gmail.com, para que, assim, eu possa lhe enviar os arquivos em formato PDF.
      Atenciosamente

      Excluir
    2. jogos enviados para o seu e-mail.
      Atenciosamente

      Excluir
  5. Boa tarde.
    Gostaria de obter todos os jogos de logística.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo contato.
      Os jogos de Logística são gratuitos. Por gentileza informe o seu e-mail ou envie uma mensagem para professorbonanato@gmail.com, para que, assim, eu possa lhe enviar os arquivos em formato PDF.
      Atenciosamente

      Excluir
  6. Bom dia! Estou cursando tec. Logistica e achei seu jogos interessantes, um deles não está disponivel p venda, o q tem tabuleiro e cartas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde. Obrigado pelo contato.
      Temos em nosso catálogo 3 jogos de Logística que estão disponíveis para serem baixados, gratuitamente. Logo no começo deste post, você encontrará um botão na cor azul, com a inscrição download.
      Assim como todos os nossos jogos, este também está em arquivo no formato PDF. O tabuleiro na foto é apenas sugestão, não consta no arquivo do jogo.
      Quaisquer dúvidas, estamos à disposição.

      Excluir
  7. Anônimo5/5/21 19:46

    Olá professor. Muito obrigada pelos jogos. Nesse jogo em questão, ao fazer o download, vem o jogo do dominó.

    O sr. teria algum jogo para controle de estoque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Obrigado pelo contato. São 3 jogos de logística portuária que estão disponíveis em nossa página de downloads: esse, que é uma dinâmica, o de dominó e o quiz. Infelizmente não temos jogo para controle de estoques.
      Atenciosamente

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.