08 março 2018

jogos didáticos: GeoSudoku Biomas Brasileiros - Fauna

publicado: 08/03/2018  atualizado: 29/09/2019



Outro dia, passeando em uma loja de brinquedos, deparei-me com um jogo que chamou a minha atenção e despertou o meu interesse. O nome desse jogo era “Sudoku Ilustrado” e, ao invés de números, se jogava com figuras de meios de transportes. Daí, pensei... por que não um sudoku geográfico?
Bem, o sudoku é um tipo de quebra-cabeça que se baseia na concordância racional de números. Ele é proveniente de um acrônimo da expressão “Os números devem ser únicos” (em japonês: Suuji wa dokushin ni kagiru).

Geralmente, o jogo é composto por uma grade 9X9 constituída de subgrades 3X3 denominadas de regiões. Certas células já contêm números, chamados de dados. A finalidade do jogo é preencher as células vazias, com um número em cada célula, de forma que cada coluna, linha e região contenham os números 1-9 apenas uma vez.

Com essa ideia na mente, parti logo para o laboratório. De cara, pensei nos Biomas Brasileiros, mas, logo apareceu o primeiro obstáculo: os biomas são apenas seis... e o sudoku requer nove números... O jeito foi apelar para o processo de “adaptação”! Ao invés do tradicional 9x9, que tal um inovador 6x6? Calma... vou explicar!

Componentes do jogo

a) FICHAS

Primeiramente, especifiquei o tema “fauna” para identificar os biomas. Pesquisei os animais que compõem cada bioma e decidi escolher seis representantes da sua respectiva fauna. Ficou assim:

Amazônia: Arara-vermelha, Macaco-prego, Harpia, Onça-Pintada, Ariranha e Uirapuru.
Caatinga: Sapo-cururu, Jaguatirica, Cutia, Tatu-bola, Calando e Gambá.
Cerrado: Tamanduá-bandeira, Queixada, Porco-espinho, Paca, Logo-guará e Cervo.
Pantanal: Jacaré-do-pantanal, Tucano, Anta, Quati, Seriema e Iguana.
Pampa: Lontra, Veado-campeiro, Garça, Capivara, Guaxinim e Perdiz.
Mata Atlântica: Tatu-canastra, Bicho-preguiça, Mico-leão-dourado, Periquito, Jabuti e Sagui-da-serra.


Mas, o sudoku não exige conhecimento de Geografia, mas sim o uso da lógica e raciocínio para a sua resolução. Esse era mais um obstáculo. De que adianta um jogo didático que não fosse... didático?

A solução foi incluir alguns, digamos, dificultadores no processo. Sim, algo que levasse o estudante a utilizar, repensar, relembrar e até consultar o conteúdo dessa matéria, passado em sala de aula. Para isso, inclui mais três tipos de biomas, que, claro, não são tipicamente brasileiros:

Tundra: Rena, Raposa e Urso.
Deserto: Dromedário, Escorpião e Feneco.
Taiga: Alce, Marta e Esquilo.

Feito e decidido, comecei a confecção das fichas: 36 com os animais dos Biomas Brasileiros e mais 9 com os animais dos outros biomas, totalizando 45 fichas. Porém, para evitar alguma perda, ou possibilitar mais jogos simultâneos, dobrei o número das fichas (90).

Veja abaixo um modelo de uma fichinha de cada bioma:


 b) GRADE

No sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos quadrados menores (de 9 células). No GeoSudoku Biomas Brasileiros Fauna (sim, esse é o nome do nosso jogo), fiz a adaptação para uma grade de 36 casas, pois, como já comentei, ao invés de 9 números, temos 6 biomas!

Essa grade é dividida em 6 subgrades com 6 células (ou casas ou quadrados) cada, conforme mostra a figura abaixo:


Um fato importante é que, junto com o jogo, são disponibilizadas duas grades. Mas, nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha, ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.

c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:


Regras / forma de jogar

O jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo, com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas regras básicas deverão ser observadas:

1) O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas fichas:


2) O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas dos 6 Biomas Brasileiros, entre Amazônia, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa e Mata Atlântica (apenas um Bioma Brasileiro em cada casa) de acordo com o seguinte:

a. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada linha (mesmo que o animal seja diferente):



b. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada coluna (mesmo que o animal seja diferente):


c. O Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra (mesmo que o animal seja diferente):


Em resumo: um Bioma (Brasileiro) pode aparecer apenas uma vez na linha, na coluna ou na subquadra (mesmo que o animal seja diferente).


Notou que eu citei várias vezes a expressão Bioma (Brasileiro)? Sim, foi para deixar bem claro que os biomas Taiga, Deserto e Tundra não podem ser incluídos na grade. Estão presentes no jogo apenas para dificultar um pouco a tarefa do estudante.


Ajuda aos estudantes

As possibilidades:
 O primeiro passo é analisar cada linha, coluna e célula e encontrar os biomas que poderiam ser colocados ali – ou seja, aqueles que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante a começar sempre pelos grupos que têm mais biomas-pista já dispostos.

Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.


Para adquirir:
















Preço:

R$ 6,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7Vh4J8XEs)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7Vh4J8XEs)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)



     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.