24 julho 2018

GeoJogo#daVelha – Estados e Capitais do Brasil

publicado: 24/07/2018  atualizado: 02/07/2024

lista de jogos / Geografia / GeoJogodaVelha - GeoJogo#daVelha - Estados e Capitais do Brasil

Importante:
Tendo em vista o lançamento de 9 jogos da linha GeoJogodaVelha, em 20/04/2022, a partir dessa data, este jogo passa a ser denominado:

GeoJogo#daVelha – Estados e Capitais do Brasil - edição 2018





 jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Gosto muito de ler a revista Superinteressante. Uma das seções que eu mais gosto de ler é o “Oráculo” (...O senhor de todas as respostas. Invocado por curiosos, interpretado pela Agência Fronteira e revelado aos mortais por Tiago Jokura...) Recentemente me deparei ali com a seguinte questão, formulada pelo leitor Pedro Felipe Caconde de São Paulo, SP:
- Por que o jogo da velha tem esse nome?
Bem, reproduzo abaixo, em parte, a resposta dada pelo etimologista da Universidade Estácio de Sá, Deonísio da Silva:

[...Os primórdios do jogo remontam à Antiguidade, embora esse não fosse o nome usado naquela época. A expressão brasileira deriva de um costume de idosas britânicas. No século 19, era comum as senhoras se reunirem para jogar noughts and crosses (zeros e cruzes) enquanto bordavam e conversavam. Foi assim que o passatempo virou “jogo das velhas” e depois simplificado para “jogo da velha”. Mas também pode chamar de cerquilha, jogo do galo ou tic-tac-toe.]
Fonte: aqui

Essa leitura, em especial, me chamou muito a atenção. Sempre estou buscando novas ideias e formatos para os meus jogos. Por que não experimentar algo com o ‘Jogo da Velha’?


Mãos à obra! Não demorou muito e... ficou pronto:

GeoJogo#daVelhaEstados e Capitais do Brasil - edição 2018




Temática do jogo:
São 27 perguntas sobre os Estados do Brasil acerca de suas respectivas Capitais. Inclui também o Distrito Federal e Brasília.

Apresentação:
Arquivo em formato PDF enviado por e-mail

Componentes do jogo:

a) Tabuleiro (ou cartela)
O tabuleiro tradicional do ‘Jogo da Velha’ é uma tabela composta de três linhas por três colunas, conforme a figura abaixo:


Disponibilizei uma folha matriz com 6 tabuleiros a fim de facilitar a impressão de acordo com o número de alunos.

b) Fichas
No total, são 70 fichinhas. Cada uma, estampa, de um lado, uma questão sobre a Capital de um determinado Estado do Brasil. Do outro lado, poder estar impressa a figura com um “0” ou a figura com um “X”. 


Estão distribuídas em três combinações ou possibilidades de jogo:
  

Jogo 1


a) Com um “X” azul estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM, RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília;



b) Com um “O” vinho estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados SC, SP, MG, MS, AC, RO, TO, AL, PE, CE, PI, RN, GO e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.



Jogo 2


c) Com um “O” verde estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM, RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília;



d) Com um “X” vermelho estampado de um lado, tendo, do outro lado, 12 perguntas sobre as Capitais dos Estados SC, SP, MG, MS, AC, RO, TO, AL, PE, CE, PI, RN, GO e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.



Jogo 3


e) Com um “O” azul claro estampado de um lado, tendo, do outro lado, 6 perguntas sobre as Capitais dos Estados RS, PR, RJ, ES, MT, MA, AM;




f) Com um “X” preto estampado de um lado, tendo, do outro lado, 6 perguntas sobre as Capitais dos Estados RR, AP, PA, BA, SE, PB e 1 pergunta sobre o DF/Brasília.


c) Apresentação


d) Caixa

Regras (ou sugestão)

O Jogo da Velha tradicional tem regras extremamente simples, porém, foram adaptadas ao GeoJogo#daVelha

1) Participantes:
2
Um dos participantes jogará com as fichas cuja estampa é a figura “O” e outro com as fichas cuja estampa é a figura “X”

2) Objetivo do Jogo
Ser o primeiro a fazer uma sequência de três símbolos iguais, seja em uma linha, coluna ou diagonal no tabuleiro 3X3.

3) Instruções preliminares
Cada jogador é livre para colocar uma ficha em qualquer posição na sua vez de jogar, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas). Ao colocar uma ficha no tabuleiro, a jogada passa para o próximo jogador, e o processo vai sendo repetido até que um dos jogadores vença, ou até o tabuleiro estar completamente preenchido, situação na qual ocorre empate. No jogo tradicional Quando um jogador conquista o objetivo, costuma-se riscar os três símbolos. Quando há empate costuma-se dizer que o jogo “deu velha”.

4) Regras
Em primeiro lugar, deve-se sortear os símbolos, ou seja, qual participante jogará com as fichas “X” e qual participante jogará com as fichas “O”. Porém, as fichas que ficarão em poder de cada jogador serão contrárias àquelas escolhidas por ele para jogar. Por exemplo, caso eu vá jogar com as fichas “X”, terei em meu poder, no início do jogo, todas as fichas “O”.

Por isso, ao contrário do jogo tradicional, no GeoJogo#daVelha, o jogador que iniciará a partida é o que utilizará o símbolo “O”.

As fichas deverão ficar com o respectivo lado onde consta a pergunta voltado para baixo, organizadas em um monte (um para “X” e outro para “O”, conforme mostra a figura 1.


Na figura 2, o jogador que tem as fichas “O” pega a primeira ficha do monte e faz a pergunta para o outro participante. 


Se a resposta estiver correta, o que fez a pergunta entrega a ficha para o que deu a resposta correta (figura 3). Este, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas), conforme exemplificado na figura 4.


Em seguida, o jogador que tem em seu poder as fichas “X”, pega a primeira ficha do seu monte e faz a pergunta para o adversário (figura 5). Se a resposta estiver correta, ele entrega a ficha ao adversário, que, por sua vez, coloca a ficha em qualquer posição no tabuleiro, desde que a posição escolhida esteja vazia (sem fichas) – figuras 6 e 7.

Obs.: Caso a resposta esteja errada, o jogador passa a vez para o outro e não coloca a sua ficha no tabuleiro.


A vitória acontece quando um dos jogadores conseguir colocar três símbolos em sequência, seja em linha, coluna ou na diagonal principal do tabuleiro, de acordo com a figura 8.

Porém, quando o tabuleiro estiver completamente preenchido e nenhum jogador conseguir colocar as três marcas em linha, acontece o empate.

De acordo com especialistas, no jogo tradicional, se os dois jogadores jogarem sempre da melhor forma, o jogo terminará sempre em empate. A lógica do jogo é muito simples, de modo que não é difícil deduzir ou decorar todas as possibilidades para efetuar a melhor jogada, apesar do número total de possibilidades ser muito grande. Porém, no GeoJogo#daVelha, além dos fatores ‘estratégia’, ‘sorte’ e ‘experiência’, o diferencial é o conhecimento de Geografia. Além disso, o professor também poderá estabelecer ou adaptar outras regras.










O arquivo será enviado via e-mail tão logo seja confirmado o pagamento 

montagem das peças:

sobre o jogo da velha:

dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoJogodaVelha - GeoJogo#daVelha - Estados e Capitais do Brasil