19 setembro 2018

jogos didáticos: GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista

publicado: 19/09/2018  atualizado: 15/03/2021


É o nosso 99º jogo!!!!

Ele faz parte de uma edição especial, uma homenagem à nossa região, onde o classeinvertida começou e está sediado: a Região Metropolitana da Baixada Santista!



GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista

Há uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória.

Nossos jogos de bingo, ou melhor, GeoBingo, são jogos didáticos, voltados exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia. Nesse ponto de vista, este jogo, por sua vez, não foge à regra, embora possa ser utilizado por quaisquer disciplinas, idades, séries, ambientes (escola/empresarial), etc.

Os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.

Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Em resumo, o jogo abrange as seguintes informações sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios:

a) a bandeira de cada município;
b) a localização de cada município no mapa da RMBS;
c) a localização da RMBS no mapa do Estado de São Paulo;
d) a população total da RMBS;
e) a área, em km2, da RMBS.


b) CARTELAS

O jogo é composto por 40 cartelas contendo, cada uma, 9 informações aleatórias sobre uma bandeira ou um mapa da RMBS com a localização de um dos seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, além da área ou a população da RMBS.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:

c) FICHAS COM PERGUNTAS E RESPOSTAS

Além disso, traz também 21 fichas com perguntas direcionadas ao tema, tais como as do exemplo abaixo:

 

Cada ficha de pergunta contém também a sua respectiva resposta. Resolvi incluir essa informação como um auxílio paras o professor. Com as respostas estampadas nas fichas, fica mais fácil conferir as questões que forem sendo sorteadas relacionando-as com as marcações feitas nas cartelas pelos alunos.

d) CAIXINHA

Há também uma caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso cada município da Região Metropolitana da Baixada Santista e a sua respectiva bandeira e localização, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras (sugestões)

As regras para se jogar o GeoBingo Região Metropolitana da Baixada Santista
, são muito simples:

- Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 9 quadros aleatórios em cada uma. Pode-se dividir a turma em grupos, porém cada aluno deverá ter a sua cartela individual;

- A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Qual é a bandeira do município de Guarujá", o estudante deverá verificar em sua cartela se consta o quadro estampado com essa bandeira. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o quadro onde se encontra tal imagem;


- O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas;

- O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo com o objetivo traçado pelo professor;

Seguindo as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda. O professor fará a conferência das marcações. Caso a cartela esteja marcada corretamente, será declarado vencedor.


Lembrando que os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.

Conheça também os outros dois jogos da série GeoJogos Baixada Santista:




Para adquirir:


Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.