19 setembro 2018

jogos didáticos: GeoMemória Região Metropolitana da Baixada Santista

publicado: 19/09/2018  atualizado: 15/03/2021


Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”?


É o nosso 98º jogo!!!!


Ele faz parte de uma edição especial, uma homenagem à nossa região, onde o classeinvertida começou e está sediado: a Região Metropolitana da Baixada Santista!


GeoMemória Região Metropolitana da Baixada Santista
Módulo 1 – Fácil


Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se repete em uma carta diferente. Neste jogo, as figuras estampadas são as bandeiras e os mapas de localização dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Nossos jogos da memória, ou melhor, GeoMemória, são jogos didáticos, voltados exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia. Nesse ponto de vista, este jogo, por sua vez, não foge à regra, embora possa ser utilizado por quaisquer disciplinas, idades, séries, ambientes (escola/empresarial), etc.

Os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.


Módulos e níveis de dificuldade:

Cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Em resumo, o jogo abrange as seguintes informações sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios:

a) a bandeira de cada município;
b) a localização de cada município no mapa da RMBS;
c) a localização da RMBS no mapa do Estado de São Paulo;
d) a população total da RMBS;
e) a área, em km2, da RMBS.


b) CARTAS

São 48 peças, cada uma estampada com uma bandeira ou um mapa da RMBS com a localização de um dos seguintes municípios: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente, além da área ou a população da RMBS.


c) CAIXINHA

Há também uma caixinha com um design especial, para guardar as cartas:

Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso cada município da Região Metropolitana da Baixada Santista e a sua respectiva bandeira e localização, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

Regras (sugestões)

As regras são simples. Não há limite máximo de participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.


Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as estampas voltadas para baixo, de maneira que os alunos não possam vê-las. O jogo começa quando o primeiro participante vira duas cartas e deixa que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas forem iguais, ou seja, tenha a mesma estampa da bandeira de um município ou da localização de um município, o aluno retira as peças jogando novamente. Se as cartas forem diferentes serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor do jogo será quem tiver recolhido mais pares.


Lembrando que os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.

Conheça também os outros dois jogos da série GeoJogos Baixada Santista:


Para adquirir:



Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato