19 setembro 2018

jogos didáticos: GeoDominó Região Metropolitana da Baixada Santista

publicado: 19/09/2018  atualizado: 15/03/2021




Nosso 100º jogo!!!!


E ele faz parte de uma edição especial, uma homenagem à nossa região, onde o classeinvertida começou e está sediado: a Região Metropolitana da Baixada Santista!





GeoDominó Região Metropolitana da Baixada Santista!


O objetivo do jogo é combinar as peças, tal qual um jogo de dominó tradicional. Porém, ao invés de números (0 a 6), as combinações deste GeoDominó são mais abrangentes, envolvendo informações tais como bandeira, mapa, área e população dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Os nossos jogos de dominó, ou melhor, GeoDominó, são jogos didáticos, voltados exclusivamente para auxiliar no aprendizado e na fixação de conhecimento sobre Geografia. Nesse ponto de vista, este jogo, por sua vez, não foge à regra, embora possa ser utilizado por quaisquer disciplinas, idades, séries, ambientes (escola/empresarial), etc.

Os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Em resumo, o jogo abrange as seguintes informações sobre a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) e seus nove municípios (Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente):

a) a bandeira de cada município;
b) a localização de cada município no mapa da RMBS;
c) a localização da RMBS no mapa do Estado de São Paulo;
d) a população de cada município;
e) a população total da RMBS;
f) a área, em km2, de cada município;
g) a área, em km2, da RMBS.



b) PEÇAS

São 40 peças, tendo cada uma, um mapa ou uma bandeira, a área ou a população, de um determinado município, estampados em um dos lados e, as respectivas indicações ou perguntas, no outro lado, porém de forma aleatória. Cada imagem ou texto contém também um número respectivo, para ajudar no encaixe das peças.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das peças:

 

c) CAIXINHA

Há também uma caixinha com um design especial, para guardar as peças:


Regras (sugestões)

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a identificação de cada município da Região Metropolitana da Baixada Santista através da sua respectiva bandeira e localização, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, bem como adquirindo conhecimento estatístico ao observar área e população ao criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

As regras são as mesmas daqueles tradicionais jogos de dominós, com números de 0 a 6. O que muda, na verdade, são apenas as estampas.

- O ideal é formar grupos de 4 alunos. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, cada estudante recebe 7 peças. As que sobrarem (neste caso, 12) ficarão disponíveis para “compras”;

- O jogo pode (não necessariamente deve) começar se algum dos participantes tiver a peça “curinga” ou dobrada, que tem os dois mapas coloridos da RMBS. É a única peça nesse estilo. Esse critério de forma de iniciar o jogo pode ser mudado e definido pelo docente ou pelos alunos;


- Cada jogador, na sua vez, deve colocar uma das suas peças em uma das 2 extremidades abertas, de forma que as informações solicitadas, estampadas em um dos lados coincidam com a imagem estampada do outro lado, conforme exemplos na tabela abaixo:

Se, de um lado da peça
estiver escrito:
combinar com o lado onde estiver impressa a imagem:
bandeira do município de Santos
bandeira de Santos.
Localização do município de Cubatão
mapa da RMBS destacando Cubatão.
população do município de Mongaguá
Imagem com o Brasão, mapa e o número informando a população de Mongaguá.
área do município de Guarujá
Imagem com o Brasão, mapa e o número informando a área em km2 de Guarujá.

A peça “curinga” pode ser colocada de maneira transversal para facilitar sua localização;

- Quando o aluno coloca sua peça sobre a mesa, sua vez se acaba e passa-se ao jogador seguinte;

- Se um jogador não puder jogar, deverá “comprar” do restante, tantas peças quanto forem necessárias. Se não houver peças restantes, passará a vez ao próximo jogador;

- Quando um jogador coloca sua última peça na mesa, essa ação é chamada de bater. Ele venceu o jogo. O jogo poderá continuar, até que todos coloquem suas peças na mesa.


Lembrando que os jogos dessa série não estão à venda, pois serão distribuídos exclusivamente nos eventos e oficinas do classeinvertida.

Conheça também os outros dois jogos da série GeoJogos Baixada Santista:



Para adquirir:

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

     Professor Marcos Bonanato