post 0006 - publicado: 03/01/2017 atualizado: 01/03/2021
Jogo de Cartas a la Super Trunfo
Estou sempre em constante busca de estratégias para despertar o
interesse dos meus alunos do ensino fundamental II pela Geografia. O tema em
questão é “Estados do Brasil”. Como sou adepto das atividades dinâmicas, logo
pensei em algum tipo de jogo... mas, qual?
Após algumas pesquisas e buscas, encontrei um caminho: Super Trunfo!
Pra quem não lembra, Super Trunfo é um jogo de cartas colecionáveis distribuído no Brasil
pela Grow, que consiste em tomar todas as cartas em jogo
dos outros participantes por meio de escolhas de características de cada carta,
como por exemplo, velocidade, altura, longevidade, etc. O jogo comporta de dois a oito
participantes e tem classificação livre, podendo ser disputado por qualquer
pessoa alfabetizada.
Porém, muitos o consideram um jogo de azar, porque, antes de começar a
disputa, as cartas se misturam e, além disso, não depende de habilidade alguma
do jogador e sim de sorte. Este seria o principal obstáculo. Assim, como
transformar (ou adaptar) em uma atividade educativa um jogo que se vale principalmente
da sorte do participante/competidor?
Flipped classroom
Utilizando o princípio das salas de aulas invertidas, preparei,
primeiramente, uma tabela com várias informações estatísticas sobre os Estados
e o Distrito Federal, tais como: área, capital, população, densidade
demográfica, número de municípios, etc. Depois, essa tabela será
disponibilizada aos alunos via e-mail, whatsApp ou download, para leitura,
estudo e preparação para o “jogo” a ser realizado em sala de aula.
As cartas
Porém, antes de tudo isso, eu já havia elaborado, desenhado e
confeccionado as cartas. Cada baralho contém 26 cartas representando os Estados,
1 carta com o Distrito Federal, 5 cartas consolidando as Regiões e 1 carta com
o mapa do Brasil.
Cada carta contém as seguintes informações:
Objetivo:
Ficar com todas as cartas do baralho.
Preparação:
As cartas são distribuídas em número igual para cada um dos jogadores. Cada
jogador forma seu monte e só vê a primeira carta da pilha. Como vimos
anteriormente, as cartas possuem informações como: área (km2),
Densidade demográfica (hab/km2), número de municípios e população
estimada. É com estas informações que cada um vai jogar.
O jogo
O primeiro a jogar escolhe, entre as informações contidas em sua
primeira carta, aquela que julgar ter o valor capaz de superar o valor da mesma
informação que se encontra na carta que seus adversários têm em mãos. Por
exemplo: se escolher a informação área(km2), menciona-a em voz alta
e abaixa a carta na mesa. Imediatamente todos os outros jogadores abaixam a
primeira carta de suas pilhas e conferem o valor da informação. Quem tiver o
valor mais alto ganha as cartas da mesa e as coloca embaixo de sua pilha.
O próximo jogador será o que venceu a rodada anterior. Assim prossegue o
jogo até que um dos participantes fique com todas as cartas do baralho,
vencendo a partida.
Se dois ou mais jogadores abaixam cartas com o mesmo valor máximo, os
demais participantes deixam suas cartas na mesa e a vitória é decidida entre os
que empataram. Para isso, quem escolheu inicialmente diz um novo item de sua
próxima carta, ganhando as cartas da rodada quem tiver o valor mais alto.
O participante cuja carta da rodada for a que mostra o mapa do Brasil, automaticamente
ganha a rodada.
E o fator sorte?
Embora sua influência não possa ser desconsiderada, torna-se inferior ao
conhecimento que o aluno obteve ao estudar a tabela disponibilizada. Por
exemplo: se a carta for a que representa o Estado do Amazonas, com certeza ele
deverá escolher a informação sobre área(km2) pois esse Estado é o
maior do Brasil. Porém, se a informação escolhida for Densidade demográfica, o
risco de perder a rodada será grande, pois esse Estado é o que tem uma das
menores densidades demográficas do país. Portanto, o conhecimento das
informações torna-se primordial para o sucesso no jogo.
Certamente, num primeiro evento, talvez pouquíssimos alunos entendam a
importância de dar atenção à tabela, previamente encaminhada, com todas as
informações. Isso poderá ser tema de reflexão após a atividade. Assim, a
expectativa para uma revanche, com certeza demandará uma preparação melhor por
parte de todos.
Próximo passo:
Primeiro o Brasil,
depois... o mundo! Já estão na prancheta de projetos: América, Europa, Ásia, África, etc.
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 1 - "PIB: Ranking mundial"
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"
novidade:
caixinha para guardar o jogo de cartas TopTrunfo "Estados do Brasil":
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veja também:
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