GeoRanking é um apoio importante e fundamental das minhas estratégias didáticas quando o programa de ensino pede aulas com geopolítica, economia, países do mundo, PIB, IDH e por aí vai!
Em vários 'posts' anteriores, apresentei os cinco módulos do jogo, abrangendo desde a sua estrutura de montagem até como, de fato, 'jogar', ou seja, aplicá-lo como apoio didático junto aos alunos.
Se quiser, poderá revê-los 👀. É só clicar nos links a seguir:
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 1: América
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 2: Europa
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 3: Ásia
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 4: África
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 5: Oceania
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 2: Europa
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 3: Ásia
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 4: África
Dinâmicas: GeoRanking - módulo 5: Oceania
Certamente existem várias formas e maneiras de aplicar/jogar GeoRanking na sala de aula.
Por isso, estou iniciando uma série de 'posts' intitulada "Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking!"
Então... vamos lá!
capítulo 1
PIB: Ranking mundial
Após uma aula expositiva sobre o que é PIB (Produto Interno Bruto) e para que ele serve, seguida de questões e testes, divido a turma em seis grupos com 6 alunos em cada grupo (geralmente minhas turmas têm, em média, 36 alunos).
Daí, pego todos os cinco módulos do GeoRanking, América, Europa, Ásia, África e Oceania, embaralho e distribuo as 260 cartas entre os grupos (em média, 43 cartas para cada grupo). O ideal é que cada grupo receba cartas de todos os continentes.
O quadro ao lado mostra detalhadamente a composição de cartas de cada módulo, bem como o total geral.
Em seguida, escrevo a tarefa na lousa:
a) Cada grupo deverá identificar e separar as cartas de seis países que apresentarem os maiores valores do PIB (em cada carta, esses valores estão expressos em US$).
b) Um integrante de cada grupo deverá escrever, na lousa, o nome de cada país e o seu respectivo PIB.
Depois que todos os grupos registrarem suas informações, aviso: caso algum deles tenha cartas de países com valores do PIB maiores do que os escritos na lousa, que façam as devidas substituições.
Finalmente, anotadas e corrigidas todas as informações, é hora de colocar tudo na ordem de classificação, ou seja, do 1º ao 36º. Para isso, solicito aos alunos que elaborem essa tabela, cada um em seu caderno.
Ainda não terminou! Distribuo a cada aluno um mapa-mundí e peço que pinte (ou numere) os países da tabela montada e faça a devida legenda.
É uma boa dica, concorda? Bem, pode-se fazer várias alterações ou complementos, de acordo com o tamanho da turma e da disponibilidade de tempo. Experimente!
Até a próxima!
veja também:
Mil e duas maneiras de jogar GeoRanking! - capítulo 2 - "IDH: Ranking mundial"
Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
invertidaclasse@gmail.com
professor.bonanato@gmail.com
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.