publicado: 22/09/2017 atualizado: 20/04/2023
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Assim, depois de muito, mas muito trabalho mesmo,
envolvendo pesquisa, comparações, planejamento, elaboração, design, finalmente
ficou pronto:
É um jogo de cartas, ou também pode ser uma
prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas
possibilidades!
Ano passado ganhei várias coleções de livros
didáticos de Geografia (do 6º ao 9º), daqueles que as editoras costumam ofertar
para que os professores e as instituições de ensino escolham qual será o livro
da disciplina para o próximo triênio. Por isso, usei várias publicações como
fonte e referencial teórico, entre as quais destaco:
-
Vontade de Saber, de Neiva Torrezani, Editora FTD:
-
Geografia Homem e Espaço, de Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco, Editora
Saraiva;
-
Geografia – Coleção Integralis, de Helio Garcia e Paulo Roberto Moraes;
E o meu favorito,
-
Expedições Geográficas, de Melhem e Sergio Adas, Editora Moderna.
Vamos ao jogo:
a) descritivo:
Cada
conjunto de cartas tem um tema. Neste caso específico, o tema é:
“A formação da Terra”.
São 50 cartas,
numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma
pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra
também qual é a alternativa correta.
b) sugestão de jogo:
Dividir
os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num
monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio
para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte
e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo
o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta.
Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O
jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e
faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.
É
importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da
duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o
jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele
que acertou mais.
c) matéria abordada em “A formação da Terra”:
Litosfera,
atmosfera, hidrosfera, biosfera, Terra em constante mudança, fósseis, rochas
sedimentares, tempo geológico, o interior da Terra, teoria da deriva
continental, placas tectônicas e muito mais.
d) apresentação:
d) apresentação:
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
Há muitas outras formas de aproveitar todo o
potencial de GeoQuest. Pensando nisso, também preparei uma versão com as mesmas
cartas, porém, sem as respostas.
Bem, por enquanto, é isso!!!
Opa... em tempo: aproveitando o espaço... não
posso deixar de passar mais uma novidade caixinha para guardar o jogo!
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida: