07 abril 2018

GeoCartas Brasil: Estados e Regiões - jogo do mico (edição antiga)

publicado: 07/04/2018  🔆 atualizado: 18/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoCartas Brasil: Estados e Regiões - jogo do mico (edição antiga)


nota informativa de 30/05/2022:
Este jogo passou pelo processo de ‘reworked’:

- foi renovado o layout de peças;
- foram incluídos: caixinha, versos das peças e folha de regras.

Clique aqui para saber mais sobre o que é reworked' 

Para conhecer e adquirir a versão 'reworked' deste jogo, é só clicar aqui.




jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento


PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)

Quem não se lembra do famoso ‘jogo do mico’? Com certeza, fez parte da infância de muitas pessoas. Afinal de contas, mesmo sendo um jogo de estratégia e constante pressão, ele é também muito divertido. Por isso, resolvi ‘resgatá-lo’ e adaptá-lo a uma nova função, digamos, mais didática e, é claro, geográfica!

Chamarei essa adaptação de:

GeoCartasEstados e Regiões do Brasil: jogo do mico!



No ‘Mico’ original, normalmente se jogava com dois baralhos de 27 cartas cada um.  No “GeoCartasEstados e Regiões do Brasil: jogo do mico!” não há esse problema, uma vez que o baralho tem 65 cartas!


O grande objetivo do tradicional ‘jogo do mico’ é terminar sem nenhuma carta na mão, ou seja, fazer pares entre os animais, juntando macho e fêmea da mesma espécie e não ficar com o Mico, que é a única carta que não tem par.

Similarmente em nosso novo jogo, o objetivo também é fazer pares, só que entre Estados e Regiões do Brasil e suas respectivas Capitais, e não ficar com a única carta sem par, a carta com o Distrito Federal.  

Apresentação:
Arquivo em formato PDF enviado por e-mail

Componentes do jogo

a) CARTAS

São 65 cartas, assim distribuídas:

1º deck com 33 cartas:
- 26 cartas dos Estados;
- 01 carta do Distrito Federal;
- 05 cartas das Regiões (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste);
- 01 carta do Brasil

Todas essas 33 cartas estão estampadas com: mapa, bandeira, sigla e nome de cada Estado, DF, Região e País, conforme for o caso. Abaixo, um exemplo dessas cartas:


 2º deck com 32 cartas:
- 26 cartas das Capitais dos Estados;
- 05 cartas das Capitais dos Estados que compõem as regiões;
- 01 carta da Capital do Brasil

Todas essas 32 cartas estão estampadas com: mapa, localização e nome de cada Capital.   A seguir, um exemplo dessas cartas:



b) A CARTA DO “MICO”

É a carta do Distrito Federal, uma vez que a carta com a cidade de Brasília, faz par com a carta do Brasil.


c) APRESENTAÇÃO


d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:



Regras / forma de jogar

Para que este jogo fique interessante é importante dividir a turma em grupos com no mínimo quatro integrantes.

Para iniciar, um dos participantes, após ser escolhido por sorteio, embaralha as cartas e em seguida as distribui para os demais alunos. É importante informar que as cartas não possuem valor ou pontuação. Deve-se estar atento a:

1ª) Quando se tem 4 jogadores apenas, pode-se distribuir somente 5 cartas para cada um e colocar o restante do baralho num monte para que os participantes possam comprar dele.

2ª) Quando se tem mais de 4 jogadores, pode-se distribuir todas as cartas e em seguida todos os participantes deverão baixar os pares formados (não é regra... apenas sugestão!).

Depois de distribuídas as cartas, as que sobraram ficarão em um monte com a face voltada para baixo, al qual denominaremos compras. Em seguida, os jogadores verificam os possíveis pares de serem formados (Estado, Região ou País com sua respectiva Capital) e abaixar os pares (cada jogador abaixa o par formado na sua frente, sem juntar os pares).



Assim que todos já tiverem abaixados os pares formados em suas mãos, inicia-se o jogo propriamente dito.

A sequência do jogo é bem divertida. Os jogadores deverão comprar cartas uns dos outros ou da mesa. O jogador à esquerda do que distribuiu pega uma carta aleatoriamente dentre as que estão no leque de cartas do jogador à sua esquerda. Se um par for formado, o jogador abaixa esse par junto com seus outros pares. Em seguida, descartará uma outra carta (que não lhe interesse), a qual ficará em um outro monte, que aqui chamaremos de descarte.

O jogador seguinte poderá comprar uma carta no monte de compras ou pegar aquela descartada pelo outo jogador, no monte de descarte. Se não a pegar, esta continuará na mesa, com a outra que ele descartar, e assim sucessivamente.

IMPORTANTE: Quando um jogador optar por pegar a carta que já tenha sido descartada, deverá, também, recolher as demais cartas que estão no monte de descarte e não apenas a que lhe interessar, deixando apenas uma carta.
Lembrando que são dois montes de carta: compras e descarte.

Quando não houver mais cartas na mesa, o jogador deverá retirar uma carta do companheiro que estiver à sua direita, até que todos os pares estejam formados. O jogo segue dessa forma até que um jogador fique com uma única carta na mão. Neste jogo, é a carta do Distrito Federal, uma vez que a carta com a cidade de Brasília, faz par com a carta do Brasil. Essa carta é chamada de ‘mico’, pois ela não tem par correspondente.


Assim que terminar o jogo, são contadas as quantidades de pares de cada jogador, sendo que o possuidor do ‘mico’ não deverá contar seus pares. Vence o jogo quem tem mais pares formados, exceto quem ficar com o ‘mico’, ou seja, a carta a com o Distrito Federal.

Penalidades
Caso haja algum erro e o jogo termine com um jogador com 2 cartas sem pares ou dois jogadores acabem cada um com uma carta, não formando par, todos os jogadores deverão verificar entre seus pares se não há alguma carta errada. O jogador que cometer a infração ficará de fora da contagem dos pares.


Para adquirir:















jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento


PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

Depois, informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)

Caso queira adquirir outros jogos junto com este, envie-nos a lista com os nomes antes de efetuar a compra, para que possamos providenciar um orçamento com desconto.


transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
(solicite-nos o link)
dicas de impressão:

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:

clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais: