publicado: 12/02/2019 atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos
Nossa
oficina de jogos didáticos literalmente trabalha sem parar! Afinal, as ideias
são muitas, os prazos são curtos e a ansiedade de jogar e testar cada novo jogo
é imensa. Principalmente quando, além de aprender, o jogo também proporciona
diversão, como é o caso desta nossa nova linha de jogos:
Tal
qual o nome, ela é baseada no famoso e popular jogo eletrônico, o Tetris!
O jogo Tetris nasceu na antiga URSS, em junho de 1984, e foi
desenvolvido pelo cientista russo Alexey Pajitnov no Centro de Computação da
Academia Russa de Ciências (Russian Academy of Sciences). Trata-se de um videogame
de quebra-cabeça.
Para criar o game, em plena Guerra Fria, Pajitnov se inspirou em um jogo de tabuleiro
de origem grega, chamado Pentominoes, um quebra-cabeça bastante popular, desde 1907, formado por
peças semelhantes às do Tetris, compostas de cinco quadrados, enquanto que no
Tetris as peças são formadas por quatro quadrados. Ele removeu uma
das peças do poliminó, criando apenas blocos chamados de tetraminós, com apenas
quatro segmentos cada.
Daí surgiu a escolha do nome: Tetris, em grego, significa "quatro".
Daí surgiu a escolha do nome: Tetris, em grego, significa "quatro".
O Tetris consiste em empilhar tetraminós que descem a tela, numa
velocidade que cresce gradativamente enquanto o jogo evolui, de forma que
completem linhas horizontais. Quando uma linha se forma, ela se desfaz, as
camadas superiores caem, e o jogador ganha pontos. Quando a pilha de peças
chega ao topo da tela, a partida se encerra. Em resumo, consiste em montar um
quebra-cabeça encaixando peças de diferentes formatos capazes de girar sobre o
próprio eixo em apenas quatro posições diferentes.
A grande ideia de Pajitnov foi tornar o Tetris um game dinâmico. O
jogador era submetido a uma corrida contra o tempo e podia jogar
indefinidamente, sendo submetido a um desafio cada vez maior.
Hoje, o Tetris é encontrado em praticamente todos os consoles de
videogame, sistemas operacionais de microcomputadores, além de outros
dispositivos gráficos como calculadoras, celulares e tocadores de MP3. Fonte (adaptado): aqui
Para
nós, aqui do classeinvertida, a criação e a confecção desse jogo foi muito
trabalhosa. Afinal de contas, a disposição das peças para recorte e montagem do
jogo precisavam receber um tratamento diferente. Em outras palavras, tivemos o
cuidado especial de organizar as peças de um modo fácil e prático para serem
recortadas. No decorrer do post, abordaremos com mais detalhes esse ponto.
Então,
antes de mais nada... vamos ao primeiro jogo da nova linha e também da nova série: continentes
& países. E o primeiro lançamento desta nova série é:
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Tal
qual os jogos da linha QuebraMinó, a ideia aqui é familiarizar o aluno
com os temas propostos e ministrados em aula, vistos e revistos em livros e
vídeos, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é
bem mais importante que a agilidade (nesse ponto, o nosso GeoTetris diferencia-se do Tetris original) e a força
física, porém obedecendo às regras básicas do Tetris original quanto ao encaixe
preciso das peças.
GeoTetris América –
mapa político abrange o mapa do continente americano com a sua divisão
política, isto é, em Estados (países) reconhecidos pela ONU. O destaque fica
por conta do colorido diferente do mapa de cada país e de sua marcação através
de um número específico, ao invés do nome. Esse número, por sua vez, poderá
identificar qual é o respectivo país, consultando-se a legenda com os nomes de
todos os 35 países do continente, a saber:
América do Norte: Estados Unidos, Canadá e
México. América Central: Guatemala, Belize, Nicarágua,
El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Cuba, República Dominicana, Jamaica,
Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados,
Granada, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia. América do Sul: Argentina, Brasil, Chile,
Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e
Guiana.
b)
PEÇAS
São 27
peças que formam um quadro com o mapa da América destacando, em cores
diferentes, seus 35 países, além de uma grande legenda com os seus respectivos
nomes.
As peças
do GeoTetris América –
mapa político apresentam 7 tipos diferentes
de estrutura e quantidades, conforme a imagem abaixo:
c)
CAIXINHA
Há também
a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:
d) APRESENTAÇÃO
O jogo é
disponibilizado em um arquivo, no formato PDF, enviado via e-mail (após
confirmação de aquisição). Para impressão e montagem, o blog disponibiliza um
tutorial, que pode ser acessado aqui.
Para
facilitar o recorte, as peças estão estampadas conforme o modelo abaixo:
e) REGRAS (ou sugestões)
Com
certeza, a forma de jogar o GeoTetris América – mapa político não será exatamente a
mesma do Tetris tradicional, sobretudo por não estar incluído no objetivo deste
jogo o fator rapidez (hum... talvez na sugestão 2...quem sabe?).
Sugestão 1
– competição
O
ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças
serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, deverão ser distribuídas
para cada estudante até não restar mais nenhuma. As que sobrarem poderão ser
sorteadas ou ficarão disponíveis para “compras”.
Cada
participante, na sua vez de jogar, só poderá encaixar uma peça se esta for
sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso
existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador
seguinte.
O
vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser encaixada.
Sugestão 2
– colaborativa
Nesta
sugestão, o ideal também é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no
máximo. As peças devem ser colocadas com a face para cima, distribuídas aleatoriamente
sobre a mesa, à vista de todos os participantes. Cada participante, na sua vez
de jogar, poderá pegar qualquer peça na mesa (uma peça só) e só poderá encaixá-la
no quadro se for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, devolverá
a peça e passará a vez para o jogador seguinte.
O
grupo vencedor será aquele que primeiro terminar de montar o quadro completo.
Experimente
com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica,
como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do
jogo começar.
Para adquirir:
Preço:
R$ 5,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
e-mail:
whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para
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ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.
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