12 fevereiro 2019

jogos didáticos: GeoTetris Oceania

mapa político
publicado: 12/02/2019  atualizado: 28/09/2019
jogos didáticos



Ainda não acabou, não! Mais um dos jogos da nossa nova linha, que, tal qual o nome, é baseada no famoso e popular jogo eletrônico, o Tetris!
 
Antes, clique aqui para ler o post de lançamento do primeiro jogo desta linha, GeoTetris América – mapa político e conhecer um pouquinho da história do Tetris e outras informações sobre a série continentes & países.
 
Apresento-lhes o quinto jogo da nova linha e também da nova série: continentes & países: Oceania – mapa político.


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Tal qual os jogos da linha QuebraMinó, a ideia aqui é familiarizar o aluno com os temas propostos e ministrados em aula, vistos e revistos em livros e vídeos, utilizando-se a complexidade de um quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade (nesse ponto, o nosso GeoTetris diferencia-se do Tetris original) e a força física, porém obedecendo às regras básicas do Tetris original quanto ao encaixe preciso das peças.


GeoTetris Oceania – mapa político abrange o mapa da Oceania com a sua divisão política, isto é, em Estados (países) reconhecidos pela ONU e também em territórios pertencentes a outros países. O destaque fica por conta do colorido diferente do mapa de cada país / território e de sua marcação através de um número específico, ao invés do nome. Esse número, por sua vez, poderá identificar qual é o respectivo país/território, consultando-se a legenda com os nomes de todos os 14 países e 13 territórios do continente, a saber:

14 Países: Austrália, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Nova Zelândia, Palau, Papua Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
13 Territórios: Guam, Ilha Norfolk, Ilhas Cook, Ilhas Marianas do Norte, Ilhas Pitcairn, Ilhas Wake, Ilhas Wallis e Futuna, Niue, Nova Caledônia, Ilhas Midway, Samoa Americana, Polinésia Francesa e Toquelau.

b) PEÇAS

São 27 peças que formam um quadro com o mapa da Oceania destacando, em cores diferentes, seus 14 países e 13 territórios, além de uma grande legenda com os seus respectivos nomes.


As peças do GeoTetris Oceania – mapa político apresentam 7 tipos diferentes de estrutura e quantidades, conforme a imagem abaixo:
 
c) CAIXINHA

Há também a caixinha com um design especial, para guardar as cartas:


d) APRESENTAÇÃO

O jogo é disponibilizado em um arquivo, no formato PDF, enviado via e-mail (após confirmação de aquisição). Para impressão e montagem, o blog disponibiliza um tutorial, que pode ser acessado aqui.

Para facilitar o recorte, as peças estão estampadas conforme o modelo abaixo:
 
e) REGRAS (ou sugestões)

Com certeza, a forma de jogar o GeoTetris Oceania – mapa político não será exatamente a mesma do Tetris tradicional, sobretudo por não estar incluído no objetivo deste jogo o fator rapidez (hum... talvez na sugestão 2...quem sabe?).

Sugestão 1 – competição

O ideal é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. Após as peças serem colocadas com a face para baixo e embaralhadas, deverão ser distribuídas para cada estudante até não restar mais nenhuma. As que sobrarem poderão ser sorteadas ou ficarão disponíveis para “compras”.

Cada participante, na sua vez de jogar, só poderá encaixar uma peça se esta for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, poderá 'comprar', caso existam peças disponíveis para isso, ou então, passar a vez para o jogador seguinte.

O vencedor será aquele primeiro que não tiver mais nenhuma peça na mão para ser encaixada.


Sugestão 2 – colaborativa

Nesta sugestão, o ideal também é formar grupos de 4 alunos, no mínimo, ou 6, no máximo. As peças devem ser colocadas com a face para cima, distribuídas aleatoriamente sobre a mesa, à vista de todos os participantes. Cada participante, na sua vez de jogar, poderá pegar qualquer peça na mesa (uma peça só) e só poderá encaixá-la no quadro se for sequencial a alguma que já está na mesa. Caso contrário, devolverá a peça e passará a vez para o jogador seguinte.

O grupo vencedor será aquele que primeiro terminar de montar o quadro completo.

 
Experimente com os seus alunos! Faça variações ou inove com outras regras. Uma ótima dica, como em todo o quebra-cabeça, é montar as extremidades primeiro ou, antes do jogo começar.

Para adquirir:















Preço:

R$ 5,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpWtuTM)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VhpWtuTM)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.