módulo 1 - fácil: figuras X figuras
publicado: 18/02/2020 atualizado: 20/08/2024jogos didáticos
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Quem não conhece ou nunca jogou o famoso e, por que não, tradicional “jogo da memória”?
Certamente
você conhece o nosso GeoMemória, uma
adaptação do tradicional “jogo da memória” ao ensino de Geografia. Até o final
de 2019, nós, do ClasseInvertida lançamos
18 jogos nessa linha. E não paramos por aí, não! Começamos 2020 lançando, de
uma vez só... 64 jogos!!! (saiba quais são, clicando aqui).
módulo 1 -
fácil: figuras X figuras
a) Conteúdo
didático*
Contempla informações e dados sobre os aspectos físico,
econômico e demográfico, além das demais características da Região Sul, a saber:
Bandeiras,
capitais e siglas dos estados; adjetivos gentílicos, localização, lugares e
características, fauna da região, produtos agrícolas, mapa da região,
população, área (extensão), densidade demográfica, número de municípios,
PIB/ano, PIB per capita, IDH, divisas regionais, clima, vegetação, relevo,
hidrografia, fusos horários, biomas e domínios morfoclimáticos.
*Fonte: IBGE e livros didáticos
Obs.: Não é novidade que o jogo da memória tradicional contém
várias cartas ou peças com uma figura em um dos lados e que essa figura se
repete em uma carta diferente. Neste módulo, este jogo apresenta a mesma
característica, contemplando a combinação de duas figuras iguais para cada tema
listado acima.
b) Módulos
e níveis de dificuldade:
Cada jogo da linha GeoMemória
está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:
Este jogo é classificado com o nível
fácil, ou seja, combinando figuras iguais.
c)
Componentes do jogo:
1) Cartas
O jogo é composto por 48 cartas, sendo
24 pares, estampadas com figuras representativas dos temas listados no item a.
Abaixo, um modelo com as
características e a dimensão:
2) Caixinha
Para guardar as cartas:
d) Apresentação
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas e
dos respectivos versos e da caixinha.
e) Objetivo
O jogo, como complemento da matéria teórica, tem, como um de
seus objetivos, a identificação e memorização das figuras (este caso os
aspectos físicos, econômicos, demográficos e demais características da Região Sul) de forma prática e rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o
raciocínio, além de criar relações entre as imagens e a sequência disposta na
mesa. Vale salientar que, neste módulo, a combinação será entre duas estampas
iguais.
f)
Como jogar
A regra tradicional é simples. Não há limite máximo de
participantes, porém, em uma sala de aula é interessante dividir a turma em
grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 conjuntos deste jogo.
Para iniciar o jogo, as cartas são colocadas com as voltadas
para baixo, de maneira que os participantes não possam ver as estampas. Depois
de escolhido qual o participante será o primeiro a jogar, este, por sua vez, deverá
escolher e virar duas cartas e deixar
que os demais participantes, além dele, vejam que figuras estão estampadas em
cada carta. Se as cartas que foram viradas tiverem estampas iguais, ou seja,
tenham a mesma figura, por exemplo, o mapa com a localização da Região, o aluno
retira as cartas, colocando-as num monte e ganha o direito de jogar novamente.
Se as cartas viradas tiverem estampas diferentes deverão voltar a ficar com a
face estampada para baixo e o participante seguinte continuará o jogo, fazendo
a mesma operação, e, assim, sucessivamente, até não sobrar nenhuma carta sobre
a mesa. Quando isso acontecer, será declarado vencedor o participante que
possuir mais pares formados.
jogo em arquivo no formato PDF
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