publicado: 03/05/2021 atualizado:03/05/2021
lista de jogos / Geografia / GeoQuest desafio capitais: América jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Nossa
nova série de cincos jogos de linha GeoQuest propõe o seguinte desafio: citar o nome
das capitais de todos os países e territórios do mundo... Quantas você
saberia? Mais que os seus colegas? Então... que tal colocar todos à prova,
começando pela América?
GeoQuest desafio capitais:
América
Em
junho de 2019, lançamos o último jogo, até então, da linha GeoQuest.
De lá para cá tínhamos apenas projetos com alta demanda,
tais como América, Europa e Ásia, bem como Blocos Econômicos e Oriente Médio,
que entrarão em fase de desenvolvimento ainda neste ano. Mas, após o lançamento
dos novos GeoRanking# neste
ano, aproveitamos o material atualizado e desenvolvemos estes cinco jogos do desafio capitais de forma bem rápida e oportuna (conheça
os novos GeoRanking#
clicando aqui).
GeoQuest desafio capitais:
América
Ah,
quase ia esquecendo – a vinheta:
Para quem ainda não conhece, deve estar se
perguntando... o que é GeoQuest? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova
surpresa?
Bem, pode ser as duas coisas... Talvez você tenha
que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para
um simulado... questões, questões e mais questões...
Aí é que está o detalhe: GeoQuest é isso! É um jogo de
cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são
muitas utilidades, muitas possibilidades!
Componentes do jogo
1) 57 cartas (moldes
para imprimir e recortar), numeradas de 01 a 57, contendo questões e
alternativas para resposta, além da informação da resposta correta, conforme o modelo abaixo:
América do Sul: Argentina,
Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname,
Uruguai E Venezuela; América
Central: Belize, Costa Rica, El Salvador,
Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados,
Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, São Cristóvão e
Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas e Trinidad e Tobago e América do Norte: Canadá,
Estados Unidos da América e México.
E os seguintes 22 territórios (ou
nações):
América do Sul: Ilhas
Falkland, Guiana Francesa e Ilhas Geórgia e Sandwich do
Sul;
América Central: Aruba, Saint Barthelemy, Saint Martin, Anguilla,
Bonaire, S.Eustatius e Saba, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Cayman, Curaçao,
Guadalupe, Martinica, Montserrat, Porto Rico, Sint Maarten, Ilhas Turks e
Caicos, Ilhas Virgens Americanas e Ilha de Navassa; e América do Norte: Bermudas,
Saint Pierre e Miquelon e Groenlândia.
A
novidade fica por conta da volta dos emoticons relativos ao nível de
dificuldade de cada questão.
nível médio – cartas 13 a 24
nível difícil - cartas
25 a 36
dificílima – cartas 37 a 57
2) 1 caixinha (molde
para imprimir, recortar e montar):
3)Regras (ou sugestão)
Dividir os alunos em grupos de quatro
ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada
para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa.
O vencedor do sorteio tira a primeira
carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado
direito, tendo o cuidado de que ele não veja a resposta. Se ele acertar, fica
com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada sob
todas as outras cartas.
O jogo continua: o aluno que acabou de
responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do
seu lado direito e, assim por diante. É importante, antes do jogo começar,
definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas
ou marcação de tempo) entre outros.
Ganha o jogo quem, ao final, tiver
mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais. Ou
poderá utilizar o critério de pontos, de acordo com o ‘emoticon’ estampado na
carta, que define inclusive o nível de dificuldade da questão (vide item 1,
acima).
Apresentação e distribuição do jogo
O
jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
-
página 1: capa
-
páginas 2 a 5: cartas para imprimir e recortar
-
página 6: versos das cartas (impressão opcional)
-
página 7: caixinha para imprimir, recortar e montar
-
página 8: regras (ou sugestões)
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:clique na figura na figura para acessar a página correspondente: