publicado: 14/10/2023 atualizado:14/10/2023
jogos didáticos / QuebraMinó de História: Império Bizantinojogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: invertidaclasse@gmail.com
transferência bancária: - Bradesco, Brasil ou Caixa
boleto ou cartão de crédito: - PagSeguro UOL
link: transferência bancária: - Bradesco, Brasil ou Caixa
(envio do arquivo PDF até duas horas após a confirmação do pagamento - das 8h às 22h)
Informe o seu e-mail e envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555 (somente mensagens)
Com certeza, para você que acompanha o blog, não é nenhuma
novidade que o QuebraMinó nada mais é que a "mistura" de um quebra-cabeças com um
jogo de dominó e, que tem por objetivo, familiarizar o aluno com os
temas propostos e dados em aula, utilizando-se a complexidade de um
quebra-cabeças, onde o raciocínio é bem mais importante que a agilidade e a
força física, porém obedecendo às regras básicas de um jogo de dominó.
Parecido
com um “mapa mental” O QuebraMinó de
História Império Bizantino, aborda desde que foi estabelecido através da separação do Império Romano por Teodósio, imperador, em 395 dividiu os domínios romanos em Império Romano do Ocidente, com capital em Milão e depois Ravena, e Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla, até o seu final em 1453, quando Constantinopla foi conquistada pelos turcos-otomanos.
Componentes do jogo
1) 48 peças (moldes
para imprimir e recortar), contendo figuras e descrições a serem combinadas,
conforme modelo abaixo:
2) 1 caixinha (molde
para imprimir, recortar e montar):
3) 1 tabuleiro/mapa de uso opcional (molde para imprimir, recortar e
montar):
4) Regras (ou sugestão)
O ideal é formar grupos de 4
participantes, no mínimo, ou 6, no máximo. Assim, logo após as cartas serem
embaralhadas e colocadas com a face para baixo, cada participante receberá 5 cartas.
As que sobrarem ficarão disponíveis para “compras”.
Cada um, na sua vez de jogar, só poderá baixar uma carta se esta for
sequencial a alguma que já está na mesa. Caso não tenha, poderá 'comprar’ se
existirem cartas disponíveis para isso no monte de compras. Uma vez que não
conseguiu baixar uma carta, passará a vez para o jogador seguinte.
Se estiverem usando o tabuleiro/mapa,
cada carta deverá ser baixada sobre a localização específica no mapa.
O vencedor será aquele primeiro que
não tiver mais nenhuma carta na mão para ser baixada.
Uma dica é combinar este jogo com
outro, do tipo quiz, como por exemplo o QuizTÓRIA Império Bizantino. Assim, o participante só poderá baixar a carta sobre o tabuleiro se
responder corretamente a uma pergunta.
Experimente com os seus alunos! Faça
variações ou inove com outras regras.
Apresentação e distribuição do jogo
O
jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
-
página 1: capa
-
página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 5: peças (molde para imprimir e recortar)
-
páginas 6 a 8: tabuleiro/mapa (molde para imprimir, recortar e montar - opcional)
-
página 9: versos das peças para imprimir e recortar (opcional)
-
página 10: caixinha (molde para imprimir, recortar e montar)
-
página 11: regras (ou sugestões)
Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
nossas redes sociais:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente: