13 outubro 2023

GeoBingo Símbolos Cartográficos - módulo 2: médio

publicado: 17/10/2023  atualizado: 17/10/2023
lista de jogos / Geografia / GeoBingo Símbolos Cartográficos - módulo 2: médio
jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)


Mais dois jogos saindo da nossa oficina! O tema é bem interessante, além de já ter sido abordado em três jogos:

1)   da linha GeoQuest, o de número 3 - “Cartografia – elementos básicos”, com os seguintes tópicos: mapa e seus principais elementos, símbolos cartográficos, a representação da Terra, globo terrestre, planisfério, mapas digitais, escalas e seus tipos e muito mais (Clique aqui para acessar o post desse jogo);

2)   da linha GeoDominó, o de número 26 - “GeoDominó: Símbolos Cartográficos”, com os mesmos tópicos do GeoQuest acima (clique aqui para acessar o post desse jogo);

3)   da linha GeoMemória, o de número 96 - - “GeoMemória: Símbolos Cartográficos”, com os mesmos tópicos do GeoQuest acima (clique aqui para acessar o post desse jogo).

O GeoBingo Símbolos Cartográficos é apresentado em dois módulos:

O módulo 1 está classificado como “fácil” pois os símbolos cartográficos estampados nas cartelas são identificados facilmente pelos seus respectivos nomes, conforme modelo abaixo. (clique aqui para acessar o post desse jogo):

Ao contrário deste módulo 2, que, por sua vez, está classificado como “médio” pois os símbolos cartográficos estampados nas cartelas não estão identificados pelos seus respectivos nomes, conforme modelo abaixo:


Conteúdo didático

Segundo o mestre Melhem Adas, “um mapa pode representar muitas informações: cidades, vilas, indústrias, rodovias, rios, fronteira internacional, divisa de estados, aeroportos, portos e muitos outros aspectos físicos ou humanos existentes na paisagem ou no espaçoPara isso, usam-se símbolos figurativos, isto é, desenhos que representam o que se deseja mostrar (o desenho de navio indica a localização de um porto; o de torre de petróleo, o local de exploração desse produto, e assim por diante). Fonte: Expedições geográficas / Melhem Adas, Sergio Adas. – 2.ed. – São Paulo: Moderna, 2015.


Esses símbolos são utilizados pelos cartógrafos na elaboração de mapas e, dependendo de cada representação, novos símbolos poderão ser criados, pois não há uma modelo base ou fixo de desenho, nada imutável nem inflexível, mas sim, o bom senso, que deve prevalecer. Por isso que podemos chamá-los também de convenções cartográficas. 

Componentes do jogo

1) 40 cartelas (moldes para imprimir e recortar) numeradas contendo, cada uma, 10 imagens aleatórias e não repetitivas relacionadas ao tema, além de suas respectivas descrições, ou seja, símbolos cartográficos. Abaixo, um modelo:

2) 40 Fichas para sorteio do Bingo (molde para imprimir e recortar). Trata-se das imagens e descrições dos 40 símbolos cartográficos. Abaixo, um modelo:

3) 1 ficha do(a) professor(a)   (molde para imprimir, recortar e montar) Trata-se de uma ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas de sorteio, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo. Abaixo, segue um modelo:

4) 1 caixinha (molde para imprimir, recortar e montar):
5) Regras (ou sugestão) - 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar (frente e verso para guardar na caixinha – opcional).

Apresentação e distribuição do jogo
 
O jogo está em um arquivo no formato PDF, contendo:
- página 1: capa
- página 2: direitos de uso pessoal
- páginas 3 a 7: cartelas para imprimir e recortar
- página 8: versos das cartelas para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 9 e 10: fichas de sorteio para imprimir e recortar
- página 11: versos das fichas de perguntas para imprimir e recortar (opcional)
- página 12: ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar
- página 13: verso da ficha do(a) professor(a) para imprimir e recortar (opcional)
- páginas 14 e 15: caixinha para imprimir, recortar e montar
- página 16: Regras / sugestão - para imprimir e recortar (opcional)
- página 17: 1 cartão com as regras/sugestões - (para imprimir, recortar, colar frente e verso para guardar na caixinha – opcional).


Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / Bingo da Reciclagem: módulo 1 - fácil