16 abril 2017

jogos didáticos: GeoDominó América

publicado: 16/04/2017  atualizado: 25/09/2019


Após algumas semanas de trabalho, finalmente terminei meu novo dominó didático, América: países, bandeiras e capitais

Vou utilizá-lo com as minhas turmas dos 9º ano para uma revisão da matéria e também com as turmas do 8º, uma vez que América faz parte do conteúdo deste ano.

O objetivo do jogo é combinar a bandeira do País com o seu respectivo mapa e Capital. Pra ajudar na empreitada, incluí abaixo de cada bandeira o nome do País e, dentro de cada mapa a sua respectiva Capital.



Desenvolvi o jogo em duas versões.


A primeira conta com 40 peças. Além de 2 peças ‘curingas’, inclui:

a) 35 Países
1) América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.
2) América Central: Guatemala, Belize, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados, Granada, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia.
3) América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Guiana.
b) 3 territórios: Groelândia, Porto Rico e Guiana Holandesa.




Já a segunda versão tem 60 peças. 
Além das relacionadas acima, conta com o acréscimo dos outros territórios (ultramarinos britânicos, franceses, etc.) restantes: 

Anguilla, Aruba, Bermudas, Curaçao, Guadalupe, Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas, Ilhas Falkland, Martinica, Montserrat, Saint Barthélemy, Saint Martin, Saint-Pierre e Miquelon, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Cayman e Sint Maarten.




Costumo levar para a sala de aula até seis jogos. Daí, divido a turma em grupos para que possam jogar. Os vencedores de cada grupo disputam a final. Divertido, não é? Ah! Já ia me esquecendo... vale nota!


APRESENTAÇÃO

 

Ah, e tem mais uma novidade:

Caixinha para guardar os jogos de dominós dos continentes:





Leia o 'post' clicando aqui!


Para adquirir:















Preço:

R$ 7,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgStCbM6)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgStCbM6)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 


Para adquirir:
















Preço:

R$ 8,00


Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgStTN15)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VgStTN15)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
ou whatsapp: (13) 99613-4555.

3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 


Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

Clique aqui para acessar a lista de jogos / tabela de preços e promoções 
Para acessar o tutorial de impressão e montagem, clique aqui.

Se quiser solicitar um orçamento, clique aqui ou envie uma mensagem para 
invertidaclasse@gmail.com 
professor.bonanato@gmail.com 
ou entre em contato através do whatsapp (13) 99613-4555.

10 abril 2017

photodinâmica

007
Diversão e... estudo(?)!
2011 a 2015 - Visitas técnicas: Porto de Santos com passeio de escuna (umas oito vezes com meus alunos de diversas turmas).




Dinâmicas: Jogo do Processo Imobiliário

Parâmetros, aplicação, regras e fotos das disputas!

publicado: 10/04/2017  atualizado: 10/04/2017

Durante as minhas aulas de Operações Imobiliárias, do curso de Técnico em Transações Imobiliárias da Etec, procuro sempre simular a realidade dos negócios através de atividades e dinâmicas em grupo. Uma delas é o “Jogo do Processo Imobiliário”.  

Porém, antes de explicar como essa dinâmica funciona, descreverei a seguir as atribuições e atividades relacionadas à qualificação e à habilitação profissional pertinentes a um Técnico em Transações Imobiliárias.

Um dos objetivos principais na sua formação é exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis de forma transparente.

Além disso, deve inteirar-se de todas as circunstâncias do negócio, antes de oferecê-lo.

Também, apresentar, ao oferecer um negócio, dados rigorosamente certos, nunca omitindo detalhes que o depreciem, informando ao cliente dos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio.

Não deixar de zelar pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que lhe interessar pessoalmente. 

Outro fator indispensável, é identificar e aplicar a legislação que regula as atividades imobiliárias, dos bens e direitos, dos contratos, dos tributos e taxas incidentes.


Finalmente, examinar toda a documentação relativa ao imóvel, objeto do negócio e encaminhar e tomar providências junto aos órgãos competentes da documentação relativa à regulamentação do imóvel. 

Bem, agora sim: vamos à dinâmica!

São cinco equipes, representadas por cinco cores (azul, vermelho, preto, verde e laranja) que terão por objetivo gerenciar cinco “personagens” de um processo imobiliário: o vendedor do imóvel, o potencial comprador, o corretor, o Cartório de Registros e a Imobiliária.

Material - Cada equipe recebe:
a) uma folha/formulário para colar as etiquetas representativas de cada transação;
b) Uma cartela de etiquetas na cor da sua equipe
c) Uma folha contendo regras e quadro da demonstração financeira.

Regras:
Vender 4 imóveis para compradores de outros grupos (1 imóvel diferente por grupo).
Comprar 4 imóveis dos vendedores de outros grupos (1 imóvel diferente de cada grupo).
Intermediar 4 vendas dos outros grupos (1 imóvel diferente de cada grupo).
Registrar 4 escrituras dos imóveis dos outros grupos (1 imóvel diferente de cada grupo).
Administrar 4 imóveis dos outros grupos (1 imóvel diferente de cada grupo).


Desenvolvimento:

Recortar, negociar e colar as etiquetas conforme desenhos dos quadros.
Anotar os valores de todas as transações/operações nos campos apropriados.
Escrever o nome e número de cada integrante do grupo.
Não são permitidas quaisquer transações/operações dentro do mesmo grupo.
Valores, taxas e percentuais das transações/operações: devem ser considerados os de mercado (através de pesquisas em bases que espelhem a realidade).

Critérios de análise de desempenho:
- Ter a capacidade de descrever atores pertinentes ao assunto;
- Mostrar organização, abrangendo fontes de consultas coerentes;
- Relatar os resultados de forma clara e precisa;
- Realizar a aplicação da teoria desvendando a complexidade do tema.

Porém, antes de realizar a dinâmica, naturalmente são ministradas aulas dialogadas, apresentadas demonstrações de teorias e conceitos sobre o corretor de imóveis, o histórico da profissão, tipos de corretores, a legalidade e a legitimidade da profissão, além das características profissionais e o conceito de corretagem.

30 março 2017

IDH

Na edição deste ano do relatório da ONU, 159 países apresentaram melhora no IDH, 13 diminuíram e 16 ficaram estagnados, entre eles o Brasil, que já sofria reflexos de uma crise econômica em 2015, ano da coleta dos dados (Fonte: Estadão).


 Clique aqui e veja a tabela do relatório  oficial 2016 da ONU


17 março 2017

Retratos

Na imagem abaixo, desafio você a encontrar "WALLY":


photodinâmica

006
Diversão e... trabalho(?)!
2011 a 2015 - Visitas técnicas: Fábrica da Unipar-Carbocloro, em Cubatão (umas oito vezes com meus alunos de diversas turmas)