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Em
julho do ano passado, lancei o meu primeiro jogo de bingo geográfico, à época denominado
GeoBingo Estados e Capitais do
Brasil. Realmente foi um sucesso. De lá pra cá, foi um dos jogos mais
requisitados pelos professores.
A
cartela tinha apenas os mapas do Estados em preto e branco. Lembro que desenvolvi
o layout assim para economizar tinta na impressão.
Se
clicar aqui, poderá rever esse ‘post’ de lançamento, onde, além de apresentar
o jogo, dou todos os detalhes, dicas e regras para jogá-lo.
O
tempo foi passando e fui desenvolvendo e lançando novos jogos, inclusive na
linha dos bingos.
O GeoBingo
América também é um sucesso. Recentemente, lancei de uma vez só os GeoBingos Europa, Ásia, África e Oceania,
além de um relacionado à Copa do Mundo da Rússia, o GeoBingo Seleções.
Os
detalhes e as semelhanças entre esses GeoBingos de países são, além do colorido
das cartelas, as mais variadas informações incluídas, tais como relevo, limites
e lugares. Por
isso, pensei e senti que era o momento de, digamos, atualizar o GeoBingo Estados e Capitais do
Brasil nos mesmos moldes.
Assim,
fico muito feliz em apresentar a 2ª edição desse jogo, agora intitulada:
GeoBingo Brasil – 2ª edição.
Não
é novidade que existe uma grande variedade de regras de bingo, com diferentes
padrões de sorteio, marcação e possibilidades de vitória. O nosso bingo, ou
melhor, GeoBingo, é um jogo didático, voltado exclusivamente para o aprendizado
e fixação de conhecimento sobre Geografia.
Assim, desenvolvi este jogo
abrangendo os Estados do Brasil, O Distrito Federal e as Regiões, nos temas
específicos de bandeiras, mapas e capitais. Ideal para as turmas do 4º ao 7º
ano, e para os alunos do 8º e 9º como revisão de matéria.
Material
O
jogo é composto por 44 cartelas contendo, cada uma, 12 informações aleatórias dos
Estados do Brasil, do Distrito Federal e das 5 Regiões. Algumas, com o mapa ou a
bandeira do respectivo Estado, outras, com a localização e o nome da Capital.
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartelas:
Regras
Além
disso, traz também 90 fichas com perguntas direcionadas ao tema, Estados do Brasil: mapas, bandeiras e capitais, tais como as do exemplo abaixo:
apresentação:
Há
também a caixinha com um design especial, para guardar as cartelas e as fichas:
Regras
As
regras para se jogar o GeoBingo Brasil – 2ª Edição, são muito simples:
-
Cada estudante pode usar 1 ou 2 cartelas com 12 quadros aleatórios em cada uma.
-
A cada rodada uma pergunta é sorteada (ou escolhida pelo professor) e o aluno
verifica se a resposta está na sua cartela. Por exemplo: Se a pergunta sorteada
for "Qual é a capital do Rio Grande do Sul?", o estudante deverá
verificar em sua cartela se consta o quadro com o mapa do Estado onde está
escrito “Porto Alegre”. Em caso afirmativo, deverá fazer uma marcação sobre o
quadro onde se encontra esse mapa.
-
O aluno completa sua(s) cartela(s) marcando as repostas às perguntas sorteadas.
-
O objetivo é completar linhas, colunas, diagonais, ou a cartela toda, de acordo
com o objetivo traçado pelo professor.
O jogo
Seguindo
as regras, o aluno deverá gritar "Bingo" assim que completar linhas,
colunas, diagonais, ou a cartela toda. A cartela será declarada inválida caso
exista informações falsas ou incorretas.
O
jogo poderá continuar até que todos tenham preenchido suas cartelas conforme a maneira de jogar designada pelo professor.
Disponibilizamos, a partir de julho de 2022, um blíster de acessórios em PDF, contendo as fichas de perguntas com as respectivas respostas, os versos das fichas e das cartelas e a ficha do professor (ficha de acompanhamento e marcação das figuras relacionadas às fichas das perguntas e respostas, à medida que forem sendo sorteadas. A finalidade é ajudar na conferência da(s) cartela(s) do(s) vencedor(es) ao final do jogo):
O download do blíster é gratuito! Clique no botão abaixo:
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Finalmente! Terminei o
primeiro GeoSudoku da série ‘países do mundo’:
o GeoSudokuEuropa
Porém, ao contrário dos GeoSudokuEstados Brasileiros,
e devido a, digamos, robustez deste
jogo e do grau de dificuldade previsto, estou disponibilizando apenas a grade
9x9.
Componentes
do jogo
a)
FICHAS
Como
o tema é “Europa”, especificando bandeiras de países, territórios e unidades
políticas, não foi necessário fazer uma pesquisa apurada e não houve
dificuldade alguma para reunir o material. A base para este trabalho foi o
GeoRanking Europa. São 49 países, 7 territórios e 4 unidades políticas
(Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales – a composição do Reino
Unido).
Feito
e decidido, comecei a confecção das fichas: 60 com as respectivas bandeiras,
mais 1 com o mapa da Europa e outra curinga, multiplicadas por 9, totalizando 558
peças.
Veja
abaixo alguns modelos das fichinhas:
b)
GRADE
No
sudoku tradicional, o jogador precisa distribuir, numa grade de 81 casas, os
números 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Não é preciso fazer nenhuma conta, basta
espalhar os algarismos sem repeti-los na horizontal, na vertical ou nos
quadrados menores (de 9 células). No GeoSudokuEuropa, como já citado, disponibilizei a grade do jogo
tradicional (9x9) conforme mostra a figuras abaixo:
É
importante citar que, junto com o jogo, é disponibilizada uma grade do modelo. Mas,
nada impede que mais grades possam ser impressas em papel sulfite comum e
distribuídas aos alunos. Se dobradas, poderão ser guardadas dentro da caixinha,
ou se preferir, poderá deixa-las montadas, como tabuleiros.
c) APRESENTAÇÃO
Arquivo em formato PDF enviado via e-mail.
d) CAIXINHA
Há
também a caixinha com um design especial, para guardar as fichas e as grades:
Regras
/ forma de jogar
O
jogo poderá ser disputado por um ou mais alunos, individualmente ou em grupo,
com algumas casas já marcadas, etc. Fica a critério do docente. Porém, algumas
regras básicas deverão ser observadas:
a) Quadra 9x9
1)
Para cada disputa, deve-se escolher apenas 9, das 60 bandeiras disponíveis.
Esta escolha pode também ficar a critério do docente. Por exemplo, escolher os
países do Leste Europeu, ou os 9 países mais ricos do continente, etc.
2)
O jogo poderá iniciar-se com alguns das casas já preenchidas com algumas
fichas:
3)
O objetivo do jogo é preencher as casas vazias com as fichas das 9 bandeiras
escolhidas (apenas uma bandeira em cada casa) de acordo com o seguinte:
a.
A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada linha:
b. A
bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em
cada coluna:
c.
A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez em cada subquadra:
Em
resumo: A bandeira de um determinado País pode aparecer apenas uma vez na
linha, na coluna ou na subquadra.
Ajuda
aos estudantes
As
possibilidades:
O primeiro passo é analisar cada linha, coluna
e célula e encontrar as bandeiras que poderiam ser colocadas ali – ou seja,
aquelas que ainda não existem em nenhuma dessas 3 posições. Oriente o estudante
a começar sempre pelos grupos que têm mais bandeiras-pista já dispostos.
Nas
casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele
deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na
mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até
preencher toda a grade.
Nas casas em que só há uma possibilidade, o aluno já tem o resultado. Assim, ele deve colocar a ficha correspondente e exclui-la das outras casas que estejam na mesma linha, coluna ou célula. Deve repetir o processo várias vezes, até preencher toda a grade.
dicas de impressão:
Clique no nome do jogo para acessar a respectiva página
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:
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Fontes utilizadas no desenvolvimento:Araribá mais : geografia : manual do professor / organizadora Editora Moderna ; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna ; editor responsável Cesar Brumini Dellore. --1. ed. -- São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6º ao 9º anos. Componente curricular: Geografia. Adas, Melhem Expedições geográficas : manual do professor / Melhem Adas, Sergio Adas. — 3. ed. — São Paulo : Moderna, 2018. Obra em 4 v. do 6o ao 9o ano. Componente curricular: Geografia. Geografia espaço & interação : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Marcelo Moraes Paula, Maria Angela Gomez Rama, Denise Cristina Christov Pinesso. — 1. ed. — São Paulo : FTD, 2018. "Componente curricular: Geografia." Vontade de saber : geografia : 7o ano : ensino fundamental : anos finais / Neiva Camargo Torrezani. — 1. ed. — São Paulo : Quinteto Editorial, 2018. “Componente curricular: Geografia.”