21 outubro 2018

GeoMemória América

módulo 2 - médio
bandeiras X mapas/capitais
publicado: 21/10/2018  🔆 atualizado: 17/01/2025
lista de jogos /  Geografia / GeoMemória América - módulo 2


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Realmente, foi um grande sucesso o lançamento da linha ‘GeoMemória Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’, sobretudo no segmento de continentes e países. Além dos inúmeros pedidos e entregas, recebi também várias sugestões de novos módulos. Assim, atendendo aos muitos pedidos, quero anunciar, nesse mesmo segmento, o lançamento de 5 jogos do ‘GeoMemória Módulo 2 - médio: bandeiras X mapas/capitais’.

 
GeoMemória América
Módulo 2 – médio: bandeiras X mapas/capitais


Não é novidade que o jogo da memória contém várias cartas ou peças com uma figura em um do
s lados e que essa figura se repete em uma carta diferente.

Clique aqui e conheça o ‘GeoMemória América Módulo 1 - Fácil: bandeiras X bandeiras’

Neste jogo, porém, as figuras estampadas, em 35 das 70 cartas, são as bandeiras dos países do continente americano e, nas outras 35 cartas, estão os mapas com a localização das respectivas capitais.

Módulos e níveis de dificuldade:

Lembrando que, cada jogo da linha GeoMemória está classificado em um nível de dificuldade, conforme a legenda abaixo:


Componentes do jogo:
a) cartas
O jogo é composto por 70 cartas, sendo 35 estampadas com as bandeiras dos 35 países do continente americano, a saber:

América do Norte: Estados Unidos, Canadá e México.

América Central: Guatemala, Belize, Nicarágua, El Salvador, Costa Rica, Honduras, Panamá, Cuba, República Dominicana, Jamaica, Bahamas, Haiti, Trinidad e Tobago, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados, Granada, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Santa Lúcia.

América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Suriname e Guiana.

As outras 35 cartas estão estampadas com os mapas e respectivas capitais dos 35 países do continente americano, além de uma miniatura de cada bandeira correspondente, para facilitar na identificação:



b) apresentação

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

c) caixinha



Objetivo:

O jogo, como complemento da matéria teórica, tem como objetivo a memorização das imagens, neste caso os países do continente americano, suas respectivas bandeiras, mapas e capitais, de forma rápida, desenvolvendo e aperfeiçoando o raciocínio, onde os participantes podem criar relações entre as imagens e a sequência disposta na mesa.

como jogar:

A regra é simples. Não há limite máximo de participantes. Em uma sala de aula é interessante dividir a turma em grupos de 5 ou 6, e distribuir 4 ou 5 jogos com o mesmo conteúdo ou, se quiser partir para o processo de “Rotação por Estações”, conteúdos diferentes e limitação de tempo.

Tenho aqui duas dicas para disputar o jogo. Pode-se montar um quadro único, misturando as bandeiras com os mapas/capitais, ou dois quadros, um somente com as bandeiras e outro com os mapas/países. Caso seja esta a forma escolhida, inicia-se o jogo com as cartas colocadas com as estampas das bandeiras  voltadas para baixo, num dos quadros, e as demais, com as estampas dos mapas/capitais no outro quadro de maneira que não possam ser visualizadas.

O jogo começa quando cada participante deve virar duas cartas, uma de cada quadro e deixar que os demais participantes as vejam. Se as cartas que foram viradas combinarem entre si, ou seja, que uma tenha a estampa da bandeira de um país, e a outra o seu respectivo mapa/capital (como por exemplo: Chile, capital Santiago) o aluno retira as peças e, joga novamente. Se as cartas forem diferentes, serão viradas novamente, e outro participante seguinte continua o jogo. E assim, sucessivamente, com os demais participantes. O vencedor, ao final do jogo, será quem tiver recolhido mais pares, não deixando sobrar nenhuma carta nem quadro.


Você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Para adquirir:
















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11 outubro 2018

QuizTÓRIA "Brasil: Nordeste Colonial”

publicado: 11/10/2018  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Brasil: Nordeste Colonial


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!


Chegando... o 18º tema:


QuizTÓRIA Nordeste Colonial

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Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em coleções de livros didáticos de História (do 6º ao 9º e do Ensino Médio).

Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

Nordeste Colonial.

O tema inclui 4 subtemas:

Cartas 01 a 17 - “A economia açucareira”;
Cartas 18 a 31 - “Escravidão e resistência”;
Cartas 32 a 47 - “Os holandeses no Nordeste”;
Cartas 48 a 60 – “Outras atividades econômicas”.


b) CARTAS

São 60 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:

 
c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um formato e design especial, para guardar as cartas:



E o design foi obra do meu filho:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.


Bem, por enquanto, é isso!!!

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