17 dezembro 2018

GeoQuest “Antártida”

publicado: 17/12/2018  atualizado: 08/01/2025

lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Antártida"

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Continuando com os lançamentos da minha uma nova linha abrangendo 
países & continentes, apresento-lhes o 21º GeoQuest e o 3º da linha países & continentes:


Desenvolver cada tema do GeoQuest não é fácil não! Este, em questão, foi bastante pesquisado e, todas as questões foram baseadas em várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros utilizados).


Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Antártida”

Um adendo: você deve estar se perguntando... Antártida ou Antártica? Com certeza já deve ter visto as duas versões em textos por aí. Mas a verdade é que, no passado, se considerava o correto Antártida, e antártico o adjetivo derivado. Isso por conta da grafia em documentos oficiais antigos, como o Tratado da Antártida. Acontece que, atualmente, ambas as formas são aceitas: Antártida e Antártica, e alguns estudiosos acreditam que Antártica seja o mais correto, pois viria do grego Antarktikós, que quer dizer “anti-Ártico”, “do outro lado do Ártico”.

De volta ao tema...

O tema principal está dividido em 9 subtemas:

cartas 01 a   06: Extensão e Localização;
cartas 07 a   21: Gelo;
cartas 22 a   26: Polo Sul;
cartas 27 a   34: Relevo;
cartas 35 a   44: Clima;
cartas 45 a   51: Flora e fauna;
cartas 52 a   59: História;
cartas 60 a   73: O Tratado Antártico;
cartas 74 a 106: Reivindicações.


b) CARTAS

São 106 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 

E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
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16 dezembro 2018

QuizTÓRIA “Brasil: República”

publicado: 16/12/2018  ⌛ atualizado: 09/01/2025
lista de jogos /  História / QuizTÓRIA Brasil: República


O que é QuizTÓRIA? Será um tipo de chamada oral? Ou uma prova surpresa? Pode ser as duas coisas... Talvez você tenha que organizar um quiz ou uma recapitulação... precisa de muitas questões para um simulado... questões, questões e mais questões.... Sim... QuizTÓRIA é isso! É um jogo de cartas, ou também pode ser uma prova, ou cartões para chamada oral... são muitas utilidades, muitas possibilidades!


E agora... o 20º tema:


QuizTÓRIA Brasil República

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Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Todas as questões foram baseadas em coleções de livros didáticos de História (do 6º ao 9º e do Ensino Médio).

Na linha QuizTÓRIA, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:

Brasil República.

O tema inclui 6 subtemas:

Cartas   01 a 18 - “O advento republicano”;
Cartas   19 a 43 - “Os primeiros anos”;
Cartas   44 a 53 - “Guerra dos Canudos”;
Cartas   54 a 63 – “Guerra do Contestado”;
Cartas   64 a 68 – “O cangaço”;
Cartas   69 a 81 – “A industrialização no Brasil”;
Cartas   82 a 90 – “Conflitos urbanos”.


b) CARTAS

São 90 cartas, numeradas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.


Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com um formato e design especial, para guardar as cartas:


Todo o design do jogo foi obra do meu filho:
 

Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. 

O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.

É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.



Bem, por enquanto, é isso!!!

Para adquirir:















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