publicado: 16/01/2019 atualizado: 27/04/2023
jogo em arquivo no formato PDF
enviado via e-mail
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave:
transferência bancária:
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)
boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL
clique aqui para obter o link:
Informe o seu e-mail e
envie o comprovante de pagamento para:
contato: invertidaclasse@gmail.com
ou WhatsApp: (13) 99613-4555
(somente mensagens)
Domínios Morfoclimáticos chega quase que imediatamente logo após o lançamento de Território Brasileiro. Alguns podem
questionar que... o tema deveria, na verdade, ser um subtema de Território Brasileiro. Com certeza.
Algumas obras até englobam tudo em uma unidade só. Mas, decidi pela separação
em dois jogos distintos, o que não impede, é claro, de usá-los juntos. Assim
como todos os jogos GeoQuest, Domínios Morfoclimáticos também foi alvo de muita pesquisa nas várias
coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio
(veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros
utilizados).
Componentes
do jogo
a)
CONTEÚDO DIDÁTICO
Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um
tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Domínios
Morfoclimáticos”
O
tema abrange os seis domínios
morfoclimáticos brasileiros: Domínio Equatorial Amazônico, Domínio dos Cerrados,
Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Caatingas, Domínio das Araucárias e Domínio
das Pradarias, além das faixas de transições (Pantanal, Mata de Cocais, etc.)
b)
CARTAS
São 36 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e
alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e
três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa
correta.
Abaixo, um exemplo
detalhado de uma das cartas:
Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:
Regras
(sugestões)
Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam
sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se
fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a
primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao
seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele
acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser
colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira
a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado
direito e, assim por diante.
É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.
O
professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada
subtema.
E tem mais: você também pode fazer suas
regras e criar novas maneiras de jogar.