16 janeiro 2019

GeoQuest “Domínios Morfoclimáticos”


publicado: 16/01/2019  atualizado: 27/04/2023

lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Domínios Morfoclimáticos"


jogo em arquivo no formato PDF 
enviado via e-mail 
tão logo seja confirmado o pagamento
PIX - chave: 
invertidaclasse@gmail.com
(clique aqui para mais informações)

transferência bancária: 
Bradesco, Brasil ou Caixa (solicite-nos a conta)

boleto ou cartão de crédito:
PagSeguro UOL 
clique aqui para obter o link:

Informe o seu e-mail e 
envie o comprovante de pagamento para:
ou WhatsApp(13) 99613-4555 
(somente mensagens)
 
Chegando mais um jogo da linha GeoQuest:



Domínios Morfoclimáticos chega quase que imediatamente logo após o lançamento de Território Brasileiro. Alguns podem questionar que... o tema deveria, na verdade, ser um subtema de Território Brasileiro. Com certeza. Algumas obras até englobam tudo em uma unidade só. Mas, decidi pela separação em dois jogos distintos, o que não impede, é claro, de usá-los juntos. Assim como todos os jogos GeoQuest, Domínios Morfoclimáticos também foi alvo de muita pesquisa nas várias coleções de livros didáticos de Geografia do 6º ao 9º e também do Ensino Médio (veja o ‘post’ de lançamento do tema número 1 do GeoQuest clicando aqui e confira alguns dos livros utilizados).



Componentes do jogo

a) CONTEÚDO DIDÁTICO

Na linha GeoQuest, cada conjunto de cartas tem um tema. No caso específico deste jogo, o tema é:
“Domínios Morfoclimáticos”

O tema abrange os seis domínios morfoclimáticos brasileiros: Domínio Equatorial Amazônico, Domínio dos Cerrados, Domínio dos Mares de Morros, Domínio das Caatingas, Domínio das Araucárias e Domínio das Pradarias, além das faixas de transições (Pantanal, Mata de Cocais, etc.)

b) CARTAS

São 36 cartas, numeradas, divididas em subtemas, com perguntas e alternativas para resposta. Cada carta contém uma pergunta relativa ao tema e três alternativas para resposta. Além disso, mostra também qual é a alternativa correta.

 
Abaixo, um exemplo detalhado de uma das cartas:


c) APRESENTAÇÃO

Arquivo em formato PDF enviado via e-mail. 

d) CAIXINHA

Há também a caixinha com o novo design, para guardar as cartas:


Regras (sugestões)

Dividir os alunos em grupos de quatro ou cinco. Todas as cartas ficam sobre a mesa, num monte só, com a face voltada para baixo. Em seguida, pode se fazer um sorteio para decidir quem começa. O vencedor do sorteio tira a primeira carta do monte e faz a pergunta nela registrada para o participante ao seu lado direito, tendo o cuidado de que este não veja a resposta. Se ele acertar, fica com a carta. Caso erre, a carta volta para o monte, devendo ser colocada ao final dele. O jogo continua: o aluno que acabou de responder, tira a próxima carta do monte e faz a pergunta ao colega que está do seu lado direito e, assim por diante.


É importante, antes do jogo começar, definir critérios de tempo para resposta, da duração do jogo (número de cartas ou marcação de tempo) entre outros. Ganha o jogo quem, ao final, tiver mais cartas em seu poder. Em outras palavras, aquele que acertou mais.

O professor também pode estabelecer um jogo por etapas, de acordo com cada subtema. 


E tem mais: você também pode fazer suas regras e criar novas maneiras de jogar.

Conheça também os outros jogos do Classe Invertida:
clique na figura na figura para acessar a página correspondente:  
nossas redes sociais:
lista de jogos / Geografia / GeoQuest "Globalização"