deck 02: lugares, festas e danças, pratos típicos e fauna
Olá amigos! Estou de volta, para darmos continuidade ao lançamento dos jogos da série GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF!
Ontem, lançamos o GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF – deck 1:
bandeiras, mapas, capitais e adjetivos gentílicos (confira
aqui).
Então, vamos ao segundo jogo dessa série:
GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados e DF – deck 2:
lugares, fauna, festas & danças e pratos típicos
lugares, fauna, festas & danças e pratos típicos
a) Conteúdo didático
Este jogo contempla
informações e dados sobre quatro temas (diferentes dos apresentados no deck 01): lugares, fauna, festas
& danças e pratos
típicos, de todos os estados brasileiros e
do Distrito Federal.
b) Componentes do jogo:
1) Cartas (para imprimir)
O jogo é composto por 118 cartas, assim distribuídas:
- 27 cartas estampadas com lugares típicos ou atividades locais dos estados brasileiros e do DF
– estes, por sua vez, identificados apenas pelas siglas (ex.: SP, BA, CE, etc.);
- 27 cartas estampadas com animais, representantes da fauna de cada estado brasileiro e do DF – estes, por sua vez, identificados
apenas pelos gentílicos (ex.: paraibana, piauiense, etc.);
- 27 cartas estampadas com as festas &
danças típicas dos estados
brasileiros e do Distrito Federal – estes, por sua vez, identificados apenas
pelo mapa e pela bandeira);
- 27 cartas estampadas com os pratos
típicos de cada estado
brasileiro e do DF – estes, por sua vez, identificados apenas pela bandeira;
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma
com as festas & danças, outra
com os lugares por Estado/DF, outra com
os pratos típicos, outra com representantes
da fauna de cada estado brasileiro
e do DF e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco
regiões do Brasil.
Abaixo, um modelo com suas características e sua dimensão:
c) Apresentação:
Arquivo em
formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da
caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.
d) Como jogar
(sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monte: Brasil – Estados
e DF deck 02 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém,
no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os
naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e
ouros (♦). Neste jogo, a combinação
está na relação dos temas lugares X festas
& danças X fauna
X pratos típicos, contanto que sejam todos do mesmo Estado ou do Distrito Federal. como por
exemplo, carta estampada com os pratos
típicos do Estado de Minas Gerais faz par com a
carta estampada com o lugar, Cidade Histórica Ouro Preto, também com
a carta estampada com as festas &
danças desse estado, e ainda, com a carta estampada com um
dos representantes da fauna mineira, ou seja, Tiê-Sangue.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a
critério do docente, permitindo a combinação de cartas somente com tema fauna,
tais como uma carta estampada com a Ararajuba (fauna paraibana) com a carta
estampada com o jacaré (fauna mato-grossense), ou também, só com pratos típicos
– São Paulo com Rio Grande do Sul ou Paraná,
etc. – ou só com festas & danças ou só com lugares típicos.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é
o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de
52 cartas. No GeoCartas / rouba monte: Brasil –
Estados e DF deck 02 são 118 cartas.
Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,
ter o maior monte de cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e
distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4
cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas
que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio definirá
quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes (veja os PASSOS 1, 2 e 3
no slide abaixo).
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra
variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.
Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as
cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha a figura lugar
ou festas & danças ou fauna ou pratos
típicos de um determinado Estado
ou do DF, que combine (ou esteja relacionado) com
alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo Estado (ou seja, lugares
X festas & danças X fauna X pratos
típicos) - veja o PASSO 4 no slide abaixo.
Note o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta
estampada com os pratos típicos do Estado do Rio de Janeiro e que essa ‘faz par’
com a carta que está sobre a mesa com a estampa do local turístico Cristo Redentor. Assim, o jogador recolherá essa carta da
mesa e a juntará com que está em sua mão (pratos típicos X lugar), colocando-as dispostas em um monte, com a
imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes
(PASSO 5).
Obs.: caso não tivesse nenhuma carta entre as
dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele
teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja,
colocando-a sobre a mesa (veja o PASSO 11, mais adiante).
O próximo a jogar deverá procurar entre as opções
de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre
(por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura lugar
ou festas & danças ou fauna ou pratos
típicos de um determinado Estado
ou do DF, que combine ou ‘faça par’ (veja o PASSO 6 no slide abaixo).
Conforme o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta
estampada com os pratos típicos do Estado do Amazonas e que essa ‘faz par’ com a
carta que está sobre a mesa com a estampa do representante da fauna amazonense, o boto. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa
e a juntará com que está em sua mão (pratos típicos X fauna amazonense), colocando-as dispostas em um monte, com a
imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes
(PASSO 7).
O jogo prossegue, com a segunda rodada - veja o PASSO 8 no slide abaixo.
Observe que, no exemplo demonstrado no slide a
seguir, um dos participantes percebeu que a carta estampada com o lugar
Teatro Amazonas, do Estado do Amazonas, que está na sua mão, combina com a
carta que está sobre o monte do adversário, estampada com os pratos típicos do Estado do Amazonas:
Assim, no PASSO
9 (no slide abaixo), o jogador consegue ‘roubar’
o monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte
de cartas.
Prosseguindo
E o jogo prossegue, com o participante seguinte
descartando, sobre a mesa, uma carta estampada com a fauna paranaense, representada pela Gralha-Azul, uma vez que não encontrou,
nem nas cartas sobre a mesa, nem nas cartas sobre os montes dos participantes,
alguma carta com a estampa que pudesse combinar (lugar
ou festas & danças ou pratos
típicos do Estado do Paraná (PASSOS 10 e 11).
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da distribuição inicial (PASSOS 12 e 13).
Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de
distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas
relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que estão sobre os
montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver,
em sua posse, o maior monte de cartas de todos (PASSO 14).
Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na
combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 5 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com as festas & danças, outra com os lugares por Estado/DF, outra com os pratos típicos, outra com representantes da fauna de cada estado brasileiro e do DF e ainda uma outra com as cinco regiões do Brasil;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco
regiões do Brasil.
Por exemplo, a carta estampada com o mapa do
Brasil mostrando todas as festas & danças pode ‘fazer par’ com qualquer carta de festas & danças de qualquer Estado, que
estiver sobre a mesa, ou ‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer
festas & danças de qualquer Estado. Aplica-se a mesma regra às demais cartas
especiais.
Para adquirir:
Preço:
R$ 10,00
Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:
1 – BOLETO
2 – CARTÃO DE CRÉDITO
obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
ou whatsapp: (13) 99613-4555.
e-mail: (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
agência: 1412-5 - conta: 41707-6
Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:
e-mail:
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whatsapp:
(13) 99613-4555
Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:
1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
Professor Marcos Bonanato
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