20 março 2020

GeoCartas: Rouba Monte - Brasil

deck 01: bandeiras, mapas, capitais e adjetivos gentílicos

publicado: 19/03/2020 atualizado: 19/03/2020
jogos didáticos
Oficinas do classeinvertida a todo o vapor! A partir de agora será um lançamento atrás de outro!
Vou começar pela linha GeoCartas, agora na modalidade ‘rouba monte’. No último dia 10 de março, lançamos o GeoCartas / rouba monteReciclagem - deck 01: Coleta Seletiva.
 
A partir desta postagem e, nas cinco próximas, anunciarei o lançamento dos seis jogos da série:
GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF. Os jogos são disponibilizados em decks de cartas e cada jogo apresenta 4 temas.

Vamos ao primeiro jogo dessa série:
GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF: deck 01
bandeiras, mapas, capitais e adjetivos gentílicos

a)  Conteúdo didático
Este jogo contempla informações e dados sobre quatro temas: bandeiras, mapas, capitais e adjetivos gentílicos, de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.

b)   Componentes do jogo:

1)  Cartas (para imprimir)

O jogo é composto por 118 cartas, assim distribuídas:
- 27 cartas estampadas com as bandeiras dos estados brasileiros e do DF;
- 27 cartas estampadas com os mapas dos estados brasileiros e do DF e sua respectiva localização no mapa do Brasil;
- 27 cartas estampadas com as capitais dos estados brasileiros e Brasília, com sua localização no mapa do respectivo Estado;
- 27 cartas estampadas com os adjetivos gentílicos de cada estado brasileiro e do DF;
- 4 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com as capitais dos Estados, outra com a divisão dos Estados (mapas), outra com a divisão em cinco regiões e ainda uma outra com todos os adjetivos gentílicos;
- 1 carta estampada com todas as bandeiras dos Estados e do Distrito Federal;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco regiões do Brasil.

Abaixo, um modelo com suas características e sua dimensão:

2)  Molde da caixinha (para imprimir e montar)



c)   Apresentação:
Arquivo em formato PDF, contendo as estampas das cartas, dos versos das cartas e da caixinha, enviado por e-mail após a confirmação do pagamento.


d)   Como jogar (sugestão)
introdução
As regras do GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF deck 01 são parecidas com as do jogo tradicional. Porém, no jogo tradicional, a combinação se faz por números iguais, não importando os naipes das cartas: espadas (♠), paus (ou arvore) (♣), copas (♥) e ouros (♦). Neste jogo, a combinação está na relação dos temas bandeira X mapa X capital X adjetivo gentílico, contanto que sejam todos do mesmo Estado ou do Distrito Federal. como por exemplo, carta estampada com a bandeira do Estado de Minas Gerais faz par com a carta estampada com a capital, Belo Horizonte, também com a carta estampada com o mapa desse Estado, e ainda, com a carta estampada com o adjetivo gentílico desse estado, ou seja, “mineiro ou mineira”.
Observação: pode-se aqui aplicar uma variação nas regras, a critério do docente, permitindo a combinação de cartas só com bandeiras, tais como uma carta estampada com a bandeira do Estado de Minas Gerias com a carta estampada com a bandeira do Estado da Bahia, ou também, só com capitais – São Paulo com Porto Alegre ou Curitiba, etc. – ou só com adjetivos gentílicos ou só com mapas.
Outra diferença entre este jogo e o tradicional é o número de cartas. No tradicional, costuma-se jogar com um ou dois baralhos de 52 cartas. No GeoCartas / rouba monteBrasil – Estados e DF deck 01 são 118 cartas.

Objetivo do jogo
Acumular o maior número de cartas, ou seja,  ter o maior monte de cartas.
Preparação
Podem jogar de 2 a 6 participantes
Escolhe-se alguém que embaralhará as cartas e distribuirá 4 delas para cada um dos participantes. Em seguida, deixará 4 cartas em cima da mesa ao centro, todas com a face voltada para cima. As cartas que sobrarem ficarão reservadas para distribuição durante o jogo. Um sorteio definirá quem será o primeiro a jogar e a ordem de sequência dos participantes (veja os PASSOS 1, 2 e 3 no slide abaixo).
Observação: pode-se aqui, a critério do docente, aplicar outra variação nas regras, permitindo deixar sobre a mesa 6 ou 8 cartas, no máximo.

Começando
O primeiro a jogar deverá observar se, entre as cartas que estão em sua mão, há alguma que tenha a figura bandeira ou mapa ou capital ou adjetivo gentílico de um determinado Estado ou do DF, que combine  (ou esteja relacionado) com alguma das cartas que estão sobre a mesa, que seja do mesmo Estado (ou seja, bandeira ou mapa ou capital ou adjetivo gentílico) - veja o PASSO 4 no slide abaixo.
Note o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta estampada com a bandeira do Estado de Minas Gerais e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa da capital Belo Horizonte. Assim, o jogador recolherá essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (bandeira X capital), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (PASSO 5).
Obs.: caso não tivesse nenhuma carta entre as dispostas na mesa que estivesse relacionada com as que estão em sua mão, ele teria que escolher uma das cartas que tem em mãos, descartando-a, ou seja, colocando-a sobre a mesa (veja o PASSO 11, mais adiante).
O próximo a jogar deverá procurar entre as opções de cartas que estão sobre a mesa e, agora, também nas cartas que estão sobre (por cima) os montes de seus adversários, alguma que tenha a figura bandeira ou mapa ou capital ou adjetivo gentílico de um determinado Estado ou do DF, que combine  ou ‘faça par’ (veja o PASSO 6 no slide abaixo).
Conforme o exemplo mostrado no slide a seguir, o participante notou que possui uma carta estampada com o mapa do Estado de Santa Catarina e que essa ‘faz par’ com a carta que está sobre a mesa com a estampa da capital Florianópolis. Assim, o jogador poderá recolher essa carta da mesa e a juntará com que está em sua mão (mapa X capital), colocando-as dispostas em um monte, com a imagem estampada voltada para cima e a à vista de todos os outros participantes (PASSO 7).
O jogo prossegue, com a segunda rodada - veja o PASSO 8 no slide abaixo.
 
Observe que, no exemplo demonstrado no slide a seguir, um dos participantes percebeu que a carta estampada com a bandeira do Estado de Santa Catarina, que está na sua mão, combina com a carta que está sobre o monte do adversário, estampada com o mapa do Estado de Santa Catarina:
Assim, no PASSO 9 (no slide abaixo), o jogador consegue ‘roubar’ o monte de carta do seu adversário. E aumentando, portanto, o seu próprio monte de cartas.
Prosseguindo
E o jogo prossegue, com o participante seguinte descartando, sobre a mesa, uma carta estampada com a capital Campo Grande, uma vez que não encontrou, nem nas cartas sobre a mesa, nem nas cartas sobre os montes dos participantes, alguma carta com a estampa que pudesse combinar (bandeira ou mapa ou ou adjetivo gentílico do Estado do Mato Grosso do Sul (PASSOS 10 e 11).
 
Quando algum dos jogadores ficar sem cartas em mãos, deverá solicitar e receber mais 4 cartas do monte das que sobraram da distribuição inicial (PASSOS 12 e 13).
Finalizando
O jogo termina assim que acabarem as cartas de distribuição e quando nenhum dos jogadores tiver cartas com estampas relacionadas ou que combinem com as estampas das cartas que estão sobre os montes dos adversários ou dispostas sobre a mesa.
Vencerá o jogo aquele jogador, que ao fim, tiver, em sua posse, o maior monte de cartas  de todos (PASSO 14).
 
Cartas especiais:
Permitem uma maior abrangência tanto na combinação de cartas quanto no momento de “roubar” o monte:
- 4 cartas estampadas com o mapa do Brasil, sendo uma com as capitais dos Estados, outra com a divisão dos Estados (mapas), outra com a divisão em cinco regiões e ainda uma outra com todos os adjetivos gentílicos;
- 1 carta estampada com todas as bandeiras dos Estados e do Distrito Federal;
- 5 cartas estampadas com o mapa de cada uma das cinco regiões do Brasil.

Por exemplo, a carta estampada com o mapa do Brasil mostrando todas as capitais pode ‘fazer par’ com qualquer carta de capital que estiver sobre a mesa, ou ‘roubar’ o monte que tiver como carta de topo qualquer capital. Aplica-se a mesma regra às demais cartas especiais.

 
Para adquirir:
Preço:

R$ 10,00



Para adquirir o jogo, há três maneiras de efetuar o pagamento:

1 – BOLETO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VS9u8w9p)

2 – CARTÃO DE CRÉDITO
através do PagSeguro UOL (clicando no link https://pag.ae/7VS9u8w9p)

obs.: cada link do PagSeguro UOL, disponível no blog, só permite a compra de um jogo por vez. Caso queira adquirir outros temas e efetuar somente um pagamento, gentileza solicitar o link consolidado em um dos nossos canais de atendimento:
e-mail:  (invertidaclasse@gmail.com / professor.bonanato@gmail.com 
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3 – DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA
contas correntes:
a) Bradesco 
     agência: 2908 - conta: 6739-3
b) Banco do Brasil
     agência: 1412-5 - conta: 41707-6 

Em seguida, por gentileza, envie uma mensagem confirmando o pagamento e informando o seu endereço de e-mail, para um dos canais de atendimento abaixo:

e-mail:
whatsapp: 
(13) 99613-4555

Depois, os arquivos em formato PDF para impressão serão enviados via e-mail, após a confirmação do respectivo pagamento, conforme tabela abaixo:

1 – BOLETO – após 24 horas do pagamento
ou envio imediato (mediante cópia do comprovante de pagamento)
2 – CARTÃO DE CRÉDITO – envio imediato
3 – DEPÓSITO BANCÁRIO – após confirmação do Banco
4 – TRANSFERÊNCIA – envio imediato (exceto agendamento)




     Professor Marcos Bonanato

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